Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Gatos e Alergias Alimentares


Por vezes, alguns gatos têm alergias alimentares. Um ingrediente na alimentação deles, que costuma fazer parte do teor de proteína, não se dá bem com o organismo deles, provocando comichão na pele ou diarreia. As alergias alimentares podem prejudicar gravemente a qualidade de vida do seu gato. Enquanto dono, deverá gerir a alimentação do seu gato, descobrindo qual o ingrediente que causa o problema, para depois o eliminar. Juntamente com o seu veterinário, tente encontrar a causa da alergia, a fim de poder garantir uma alimentação adequada para que ele possa viver uma vida mais saudável e alegre. 
 

O que é uma alergia alimentar?


Estima-se que as alergias alimentares causem apenas um máximo de 1% de todos os problemas cutâneos nos gatos. No entanto, existem outros problemas cutâneos alérgicos -- por exemplo, alergia às mordidelas de pulgas -- que são de ocorrência mais vulgar. As alergias alimentares também podem causar problemas gastrointestinais, como sejam vómitos ou diarreia. Os animais que tenham comichão na pele e problemas gastrointestinais provavelmente têm alergias alimentares.

Não se sabe ao certo como é que um ingrediente na alimentação dá origem aos sintomas de uma alergia alimentar. Podem estar a ser absorvidas, nas vias sanguíneas, quantidades ou tipos anormais de partículas de proteínas provenientes dos alimentos; dessa forma, anticorpos e químicos inflamatórios são libertados a partir das células do aparelho digestivo e da pele -- a pele e o aparelho digestivo passam a ser sensíveis aos alimentos que contenham esse ingrediente proteico em particular.
As reacções de sensibilidade -- comichão, vómitos ou diarreia -- podem ocorrer numa questão de minutos, horas ou até vários dias. O ingrediente ofensivo pode não ser uma novidade na alimentação. Podem desenvolver-se alergias a alimentos que o seu animal de estimação já come há anos - e a alergia pode desenvolver-se repentinamente. Mal se tenha desenvolvido, a alergia pode durar uma vida inteira; por isso, os alimentos que contenham esse ingrediente terão de ser excluídos de vez da alimentação do seu animal de estimação. 



 


Quais os alimentos que provocam alergias alimentares?

Qualquer ingrediente alimentar que o seu gato tenha ingerido anteriormente pode provocar reacções alérgicas; porém, a parte proteica do alimento é o culpado mais provável. Carne de bovino, ovos, peixe, glúten de trigo e carneiro são causadores vulgares de reacções. Alguns animais de estimação ficam com diarreia quando ingerem leite; no entanto, é provável que se trate de uma intolerância e não de uma verdadeira alergia. 

Diagnosticar alergias alimentares
 
Existem outros factores além das alergias alimentares que provocam irritação cutânea e fazem com que o gato se coce. Tenha em conta todas as possíveis causas dos sintomas do seu gato - e se a sua pele danificada fizer com que o seu gato fique irritável ou infeliz, fale com o seu veterinário. Este poderá receitar medicamentos anti-inflamatórios até que seja quebrado o ciclo de "comichãor".

A dieta de exclusão


O seu veterinário poderá impor uma dieta de exclusão ao seu gato. Uma vez que o alimento ofensivo costuma ser um que o seu gato já comeu anteriormente, o seu veterinário irá pedir-lhe uma lista de todos os alimentos que constam da dieta do seu gato -- inclusive guloseimas, ossos, restos da comida da mesa, e outros petiscos! Com esta lista, ele poderá receitar uma dieta para o seu animal de estimação, formada de comidas que nunca comeu antes e que terão poucas hipóteses de causar reacções alérgicas, como seja uma dieta de proteínas seleccionadas.

A dieta de exclusão constitui um procedimento de diagnóstico. Dê ao seu gato apenas os alimentos que vêm incluídos na dieta de exclusão durante o período de tempo fixado. Não lhe dê petiscos nem suplementos -- até mesmo pequenas quantidades de outros alimentos podem prejudicar este procedimento de diagnóstico. O seu gato poderá ter de permanecer de dieta até 10 semanas: é frequente que demore assim tanto tempo para que desapareça totalmente a comichão provocada pela alergia. O seu gato pode ter diarreia ou outros problemas gastrointestinais -- porém, estes costumam desaparecer após alguns dias.
Depois de a dieta fazer diminuir os sintomas do seu gato, o seu veterinário poderá recomendar que, gradualmente e com cuidado, volte a incluir fontes de proteína na alimentação do seu gato. Dessa forma, poderá verificar a que proteínas ele é alérgico. Vá incluindo, gradualmente, alimentos potencialmente irritantes de novo na dieta -- um novo ingrediente alimentar por semana. Se comichão ou diarreia tornarem a surgir, é provável que tenha encontrado o alimento ofensivo.

 



Cuidar de animais de estimação alérgicos

Se foi diagnosticada uma alergia alimentar ao seu gato, retire o alimento ofensivo da dieta dele. Substitua a antiga dieta dele por uma nova que não provoque reacções alérgicas. O seu veterinário pode recomendar dietas especiais para animais de estimação com alergias. Para ajudar a identificar a origem da alergia alimentar, e a fim de ajudar a manter o seu gato saudável depois disso, tenha em conta as seguintes orientações simples.
  • Se foram receitados medicamentos ao seu gato, dê-lhos exactamente conforme foram receitados.
  • Assegure-se de que ele tenha água fresca sempre à disposição. Exclua o leite e outros fluidos da alimentação do seu gato, pelo menos durante a dieta de exclusão.
  • Não dê outros alimentos ao seu gato enquanto estiver a fazer a dieta de exclusão.
  • Mantenha os gatos dentro de casa durante o período de ensaio. De igual modo, não deixe que o seu gato entre em contacto com outros animais de estimação durante a altura de comer.
  • Tenha paciência! Poderá ter que dar ao seu gato a dieta de exclusão durante 10 semanas antes de ficarem resolvidos todos os sinais de alergia.
  • Vigie de perto o seu gato relativamente a algum decréscimo da alergia ou em relação a sintomas menos severos durante o período da dieta de exclusão e informe o seu veterinário acerca de quaisquer melhoras ou reacções a alimentos específicos.
Fonte:whiskas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...