Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dicas para a chegada do Filhote!




 O ALOJAMENTO
 
Vocé precisa ter á mao alguns objetos básicos, antes que seu cão chegue em sua casa.
  • Recipientes para sua comida e á gua: devem ser facéis de limpar e suficientemente pesados para que nao virem.
  • Coleira e corrente: a primeira coleira e corrente tem que ser de nylon ou couro, muito leve e resistente. Mais adiante, será necessária uma corrente de nylon ou couro forte, com fecho de seguranca.
  • Escova e pente: eles irao ajudar a manter seu cão saudável e atraente.A escova deve ter cerdas naturais. O pente deve ser metálico, de dentes compridos.
    Consulte seu veterinário sobre os objetos e técnicas de asseio mais apropriadas.
  • Brinquedos adecuados:
    ossos de cartilagem nao curtida, objetos de nylon para morder. bolas de borracha dura ou massissas. Todos os brinquedos elásticos sao divertidos e seguros. NÃO comprar brinquedos de esponja, nem com apitos ou outras partes anexas, que possam se separar e serem engolidas.
  • Cama ou caixa de dormir: seu filhote precisa de um local arrumado para dormir e ficar. Vocé pode construílo usando uma caixa funda com cobertores velhos, mas limpos. Á medida que o cão crescer, a caixa deverá crescer também.
    Por instinto, os cães respeitam sua própria cama e não irão sujá-la. A menos que vocé se esqueça de levá-lo para sair a intervalos regulares.
    Para isso, é fundamental treiná-lo desde o primeiro dia. Faça ele dormir em sua própria caixa ou cama. Ao chegar á noite, o cão deve saber qual é o seu lugar.
  • Alimento para cães: vocé ja deve ter a mão um alimento de qualidade, completo e equilibrado. Essa ração precisa ter ingredientes para ajudar seu cão a crescer, transformando-o em um cão adulto saudável. Suas características nutricionais básicas são:

(1) Alto nível de gorduras e calorías. Essenciais para o crescimento e como fonte de energia.
 
( 2 ) Alto nível de proteínas de alta qualidade. Necessárias para a formacão dos tecidos
e orgãos, que evoluem continuamente durante o crescimento.
 
(3) Níveis adequados de cálcio e fósforo.. Imprescindíveis para formar tecidos e ossos sadios.
 
(4) Mistura multí-vitamínica. Necessária para um perfeito desenvolvimento. Nao se esqueça: uma alimentação adequada é o mais importante para o crescimento do seu cão. De comida para ele sempre com horários preestabelecidos. Os recipientes de água e de comida devem ser limpos diariamente. O recipiente de água deve sempre estar cheio de água fresca e limpa .







O grande momento se aproxima...

Seus preparativos finais devem começar preparando sua casa para a nova chegada. Mas sempre existem incidentes inesperados. Não espere que eles se apresentem. É melhor guardar seus sapatos e outros objetos mordíveis em algum lugar seguro.
 
Assegure-se de que os produtos venenosos da casa estejam fora de alcance. Água sanitária, detergentes, desinfetantes, inseticidas, produtos de limpeza, fertilizantes, venenos para baratas, formigas e ratos: todos são potencialmente mortais.
 
Evite deixar por perto também os objetos cortantes ou pontiagudos como pregos, grampos, tachinhas, alfinetes ou latas.
 
Não deixe seu cãozinho brincar com sacos plásticos que possam asfixiá-lo. Remova, retire e cubra qualquer cabo elétrico.
 
Muitas plantas para interiores tam­ bém podem ser perigosas (o filodendro, a hera inglesa, a difenbachia, o caladium), assim como também algumas plantas para exteriores (as adelfas).
Como medida de precaução, tenha bastante brinquedos apropriados para que seu cão possa mordiscar .
Quando você levar seu novo cão para casa, verifique a dieta que ele andou consumindo. Se mudar para uma outra , faça isso gradualmente, aumentando as quantidades durante um período de 7a 10 dias . 

Escolher um Nome...
 
O ideal é que se escolha um nome curto e fácil de pronunciar para seu novo cão antes de levá-lo para casa.

Pode estar relacionado com sua raça, ancestrais e com suas marcas ou per­sonalidade.
Você também pode esperar que o cão passe alguns dias em sua nova casa e assim observar suas características especiais. Mas não espere tempo demais. E não confunda seu cão, trocando o nome repetidamente. 

Quando pegar seu Cão...
 
O que isso quer dizer, depois do desmame e antes que se acostume demais ao lugar de seu nascimento. Assim, ele estará suficientemente crescido para consumir alimentos sólidos. Mas ainda suficientemente jovem, para afeiçoar-se a você em seu novo ambiente.
Programe a adaptação de seu cão para o fim de semana (uma sexta-feira à tarde ou no sábado, pela manhã). Assim, você terá dois dias inteiros disponíveis para estar com ele, começar seu treinamento e levá-lo ao veterinário.







Algumas recomendações para os primeiros dias:

(1)
Ensinar à sua família a maneira correta de carregar um filhote. Você deve sempre colocar uma das mãos debaixo de seu traseiro e a outra debaixo de seu peito. Nunca pegue-o pelas patas dianteiras e nem pelo pescoço.
 
(2) Evite brincadeiras violentas. Deixe ele fazer seus próprios progressos. Podem ser necessários vários dias para ele se sentir bem e brincar em casa.
 
(3) Não o canse em Excesso. Brincadeiras curtas são divertidas e saudáveis. Mas ele precisa dormir muito tempo. Deixe a cama dele em ordem, em um lugar fixo e livre de correntes de ar. Faça com que ele entenda que aquele lugar é dele.
 
(4) Faça-o esquecer a saudade. Provavelmente, o filhote terá nostalgia uma ou duas noites. Coloque uma bolsa de água quente com água bem morna (não quente) debaixo de sua manta, para que ele possa se aninhar junto dela. Ela será um substituto para o corpo da mãe. Da mesma forma, o tic-tac de um relógio envolvido em uma toalha é um bom substituto para as batidas do coração de sua mãe. 



Apresentando seu Doguinho...

Mantenha-o sempre com coleira e corrente ao apresentá-lo às crianças, adultos em visita ou a outros animais. A apresentação de um cão a um bebê é uma situação delicada; deve-se tomar precauções.

Ao primeiro encontro, o cão e o bebê devem ser mantidos a uma distância de 3 a 4 metros, aproximando-os muito gradualmente, de 30 em 30 centímetros.
Seu dono tem que usar o bom senso para decidir quando se pode permitir ao cão cheirar o bebê diretamente; muitas vezes só depois de vários dias ou uma semana. 






Onde, Quando e Quanto...

Coloque os recipientes para alimento e água em um lugar seguro. Não mude de lugar, a não ser que seja necessário. Para um cão muito pequeno, dê comida três vezes ao dia. Reduza para duas vezes, quando ele completar cinco a seis meses. No início, dê comida quando ele a quiser.

Porém, somente em horários regulares e programados. Limpe os recipi­ entes de comida e água diária mente. Tenha o recipiente de bebi­da sempre cheio de água fresca, limpa e transparente.

Até o desmame (6/8 semanas ) o alimento deve ser dado umedecido com água. Com água e não com leite. O excesso de leite pode agir como laxante e causar problemas digestivos. Reduza gradualmente a água acrescida, se desejar dar-lhe depois alimento seco. Continue dando-lhe alimento umedecido se assim ele preferir.
Deixe o alimento seco em um alimentador, e recoloque mais, quando for necessário. 

O que não dar e ele...

Não dê ao seu cão ossos de frango, porco ou peixe. Esses podem estilhaçar-se e alojar-se na garganta ou perfurar-lhe as paredes do estômago e do intestino .
Não lhe dê sobras da mesa. Podem convertê-lo em um comedor manhoso. E como as sobras possuem altas calorias, elas podem produzir obesidade.

Não lhe de guloseimas sem razão. Durante seu treinamento, você pode dar lhe uma pequena guloseima como recompensa. Não lhe dê nunca de comer quando você estiver à mesa, e nem permita que alguém lhe dê algo. Poderá ser o iní­ cio de um problema. Sempre lhe dê para comer em seu recipiente.

E insistimos: nunca se esqueça de colocar, sempre, água limpa, fresca e transparente ao seu alcance.
Criar um cão é muito mais do que dar-lhe de comer, abraçá-lo e deixá- lo viver em sua casa. Existem reações que você deve conhecer para saber como enfrentá-las. Com paciência, você estabelecerá algumas normas para este novo membro da família.  





Educação...

É tão importante que o cão saiba seu nome, e que atenda quando for chamado, quanto ser bem educado. E isso não é coisa para um dia.
A palavra chave é constância. Significa que o cão deve seguir um horário para as comidas, o sono, o exercício e as horas de brincar. Que coma sempre na mesma hora para educar seu aparelho digestivo. E também que saia às mesmas horas.

Leve-o sempre a um lugar estabelecido, para que faça suas necessidades, antes e depois de brincar, quando ele acordar de um sono, e ao acomodar-se para a noite. Não se limite a levá-lo e deixá-lo fora; anime-o com palavras como "Vamos, rápido". Depois, recompense-o com elogios, volte a pegá-lo e levá-lo para casa.

Quando ele for maior (uns três meses), permita-o dar passeios curtos depois de fazer suas necessidades; mas durante ás primeiras semanas é melhor pegá-lo, sair com ele, voltar a pegá-lo e entrar; sem nada mais que possa confundi-lo. Aprenderá logo por que o leva até ali.

Lembre-se: antes de levá-lo para fazer suas necessidades, você deve vaciná-lo.
Também deve estar livre de para­ sitas, pois um cão infestado terá mais dificuldade em controlar seus movimentos intestinais. 







O método da caixa...

O método da caixa consiste em uma caixa combinada para dormir e ficar, que você pode construir ou comprar em uma loja de animais.
Muitos criadores e treinadores de cães recomendam este método. Seu cão precisa aprender que a "caixa" ocupa um lugar muito especial em seu regime diário. Tem que ver sua "caixa" como sendo sua "casa," sua pequena habitação onde ele dorme, tira suas sonecas, procura refúgio quando esta só, e de onde você pode pegá-lo para sair em certos momentos. Logo entenderá as palavras "sair" e "caixa".

Também aprenderá a preterir sua caixa a qualquer cama.
Enquanto ensina a ele, permita que ele percorra a sua casa. Mas somente se você estiver ali, junto, para vigiá-lo a todo o momento, li importante que ele nunca associe sua caixa de dormir com um castigo.

Esteja preparado para alguns "acidentes"... ele é um bebê. Seja paciente. Limpe-o e use um neutralizante de cheiros, que se pode conseguir, em geral, na maioria das lojas de animais. Assim, isso não irá acontecer nos mesmos lugares. E nunca castigue com gritos e vozes altas, pegando o com a mão, ou batendo nele com jornais.
Se você usar o método da caixa, seu cão poderá estar educado ao fim de 4 a 6 semanas. 

Gritos, Manhas e Mordiscadas...

Se seu cão grita ou tem manhas, quem sabe está querendo lhe dizer algo. Pode estar com fome, precisar sair ou, quem sabe, queira brincar. Tente descobrir o que ele quer, ocupe-se dele.

Durante a dentição, todos os cães mordiscam. Qualquer coisa pode ser uma presa. Sapatos, pés de mesas, etc.. Não deixe que isso se torne um habito. "Um Não!" cortante lhe ajudará a não fazer disso um hábito; mas, preventivamente, coloque ao seu alcance brinquedos mastigáveis e seguros.  

Quando os donos trabalham...

Ficar só é estressante para um filhote. É como deixar uma criança em seu primeiro dia no jardim de infância. Entretenha-o: pegue suas chaves, coloque seu paletó, diga-lhe adeus, e volte dois ou três minutos depois. Aumente gradualmente a duração de suas ausências. Deixe o radio ligado, ou a TV, para que ele ouça conversações e música. E quando você voltar, saúde-o com muito carinho, da mesma forma que ele irá receber você.

 Com o leite materno, os filhotes recém-nascidos recebem anticorpos que combatem as enfermidades; mas que duram apenas de seis a dezesseis semanas. Logo, as vacinas assumem esta função.
Vacine seu cão contra as doenças. Examine-o periodicamente em busca de parasitas. E faça anualmente um exame físico nele.

Lembre que a coisa mais carinhosa e responsável que você pode fazer é assegurar que ele receba a atenção sanitária do veterinário, no momento certo.A sua vida pode depender disso.







Primeiros Socorros...

Por maior que seja o cuidado e a atenção que você dispensa ao seu cão, acidentes acontecem. Por exemplo, uma doença ou ferida inesperada. Se seu cão apresentar sintomas inusitados, chame o veterinário imediatamente.

Talvez ele possa aconselhá-lo por telefone, ou pedir-lhe que leve o seu cão para a clínica. Não se deve dar remédios caseiros de espécie alguma, nem administrar-lhe alguma medicação antes de consultar o veterinário.

Um animal doente ou ferido, mesmo que seja seu próprio cão, poderá mordê-lo quando sentir dor. Deve-se colocar uma mordaça antes de tentar aplicar-lhe os primeiros socorros. Para tanto, pode-se usar um paninho, uma meia ou uma toalha macia. Em caso de ferida ou mordida séria, pode ser preciso aplicar-lhe um torniquete para estancar o sangue. Se acreditar que tenha quebrado algum osso, não tente endireitá-lo você mesmo.

Se suspeitar de envenenamento, diga ao veterinário o que o cão comeu (se souber) e descreva-lhe os sintomas. Mas
sempre, em qualquer emergência, contate o veterinário por telefone o quanto antes e siga suas instruções de primeiros socorros . 

HIGIENE...BANHO

A hora do asseio é muito especial para você e seu cão. A maioria dos cães não gosta de banho. Num Dogo Argentino arriscaria a dizer no máximo a cada 3 meses . Dê banho só quando for preciso. Dar banhos com muita freqüência pode secar a pele e o pêlo.
Use um shampoo de alta qualidade (para cães), recomendado pelo veterinário e assegure-se de enxaguá-lo bem. Se preferir, deixe o banho aos cuidados dos profissionais de banho e tosa.

ESCOVAR E PENTEAR

O asseio diário do cão é de sua responsabilidade. Ele aprendera a desfrutá-lo, se o você o fizer bem . Segure a pele com uma das mãos e a escova ou pente com a outra. Assim não irá "arrancar" e nem machucar os pêlos. 

OLHOS E ORELHAS

Durante a sessão de asseio, examine os olhos e orelhas de seu cão. Seus olhos tem que ter aparência clara e brilhante e o setor em volta do globo do olho tem que ser branco. Umedeça uma bola de algodão com água morna e limpe a pele suja que pode ter em volta dos olhos

Retire também as pequenas remelas que normalmente se acumulam no cantinho dos olhos. As orelhas devem estar limpas e rosadas. Os excessos de cêra só devem ser re movidos pelo veterinário ou um profissional de tosa. Seque a orelha com um pano ou bola de algodão ao terminar. 
Fonte: dogoar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...