Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 14 de outubro de 2012

Dicas para a alimentação do seu Gatinho






Alimentação:

Dê ração industrializada ao gato, mas que seja de boa qualidade. Dessa maneira você estará fornecendo todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento físico e muscular e também o fortalecimento de seu sistema imunológico. A comida caseira não é recomendada pois necessita de vários ingredientes em proporções certas e exige conhecimentos de nutrição o que dá bastante trabalho. Para o gato com menos de um ano, dê ração para filhote.


Gatos a partir de um ano

Após um ano de idade, introduza uma ração de adulto dando preferência por uma que seja também preventiva à Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos, antiga Síndrome Urológica Felina (SUF), inflamação das vias urinárias que causa dificuldade e dor para urinar e sangramento na urina. Em alguns machos chega a ocorrer a obstrução da uretra. Em parte dos casos, há formação de cristais e cálculos, que podem causar ou agravar os sintomas da doença. 

Os gatos são muito exigentes por isso escolha uma ração que eles gostem, e não adianta a ração ser de boa qualidade se ele não comer. Caso isso aconteça, procure mudar o sabor da ração.
Acostume a servir a ração em um local calmo e tranquilo, e distante da caixa higiênica. Gatos não gostam de lugar sujo e barulhento.

Observe se o gato bebe bastante água. Esse cuidado é de vital importância. As rações industrializadas (secas) não fornecem a quantidade de água necessária para atender o consumo do processo digestivo do gato.

 Os próprios fabricantes estimulam a sede colocando sal nessas rações. Beber mais faz urinar mais e ajuda a eliminar os cristais antes que estes fiquem grandes e provoquem a Doença do Trato Urinário Inferior. Se o gato não bebe muita água, tente faze-lo beber mais. 

Exemplos:

1)- Troque a água mais vezes ou coloque mais potinhos com água à sua disposição;

2)- Dê água filtrada pois alguns gatos não gostam do cheiro do cloro existente na água tratada; 

3)- Deixe uma torneira pingando pois a água em movimento costuma estimular o gato a beber.

Evite dar leite ao gato, pois pode provocar distúrbios intestinais como vômito ou diarréia, um sinal de intolerância à lactose (carboidrato presente em qualquer tipo de leite). 







DIARIAMENTE

Dê ração seca em quantidade suficiente para durar o dia todo e não sobrar (ração muito velha pode causar problemas para seu gato).
O ideal é o gato ter comida á disposição o dia todo, já que ele se alimenta aos poucos. 

Cuidado ao oferecer ração úmida: a deterioração é rápida. Deixe-a no máximo por três horas no prato. Pode-se oferece-la eventualmente ou dar apenas ração úmida. Nesse caso, ofereça-a no mínimo duas vezes ao dia.

 As vantagens são a maior umidade (faz o gato urinar com maior freqüência, bom para evitar a doença do Trato Urinário Inferior) e o sabor geralmente mais atraente. Mas o preço é mais alto.
Não deixe a água mais de 24 horas sem trocar.
.
Limpe a caixa higiênica sempre que necessário. Não deixe as fezes na caixa higiênica por mais de um dia, se o gato a considerar suja, irá evitar seu uso e evacuar fora da caixa.
Estimule o gato a usar a caixa higiênica já que urinar com freqüência previne Doença do Trato Urinário Inferior.

Se o seu gato for um Persa, evite o acúmulo de pêlos mortos escove-o sempre que julgar necessário (no verão deve ser escovado todos os dias). Por baixo dos pelos podem se esconder males, como micose ou fungo, e parasitas, como pulgas. Além disso, quando o gato se lambe ingere pêlos mortos, que se acumulam no estômago e formam uma bola, causando obstrução e problemas futuros.

SEMANALMENTE

Examine a pele do gato todas as semanas para melhor combater aos parasitas. Não permita que pulgas, ácaros e fungos prejudiquem a resistência imunológica do seu gato a longo prazo ou causem verminose, sarna e micose, fragilizando as defesas dele tornando-o um alvo mais fácil para as doenças, além de provocar incômodos.
Escove o gato de pêlos curtos uma vez por semana para evitar que ao se lamber acabe por ingerir pêlos que venham o lesionar ou obstruir o estômago.








MENSALMENTE

Aplique um antipulgas no gato uma vez por mês, e evite que as pulgas reduzam as defesas dele. Mas, procure a orientação do médico veterinário para que ele possa indicar o que seja melhor, de acordo com a idade, peso e tipo de pelo do seu gato.
O gato deve tomar banho pelo menos uma vez por mês. Se não tem prática não tente fazê-lo sozinho para não traumatizá-lo, você pode optar por clínicas veterinárias ou pet shops que farão o trabalho com segurança e tranqüilidade para o gato.

ANUALMENTE

Proteja o seu gato mantendo suas defesas elevadas vacinando-o uma vez por ano na data indicada em sua caderneta de vacinação.

PERIODICAMENTE

Ministre vermífugo de amplo espectro, preventivamente, conforme indicação do veterinário. Gatos com acesso à rua são os mais vulneráveis aos vários tipos de verminoses. O tratamento preventivo costuma ser indicado já antes da primeira vacinação.

SEU GATO EM CASA

Se o seu gato fica a maior parte do tempo sozinho, procure lhe proporcionar um ambiente que o estimule a atividade física. Construa um “playground” para ele com bolinhas de ping-pong, bolinhas de papel e outros brinquedos próprios para gatos, arranhadores para escalar, etc. O gato que vive em casa está protegido dos perigos da rua, mas também pode se tornar sedentário e obeso, proporcionando inconvenientes à saúde. 

Proteja o gato das variações bruscas de temperatura, mesmo sendo peludo (um persa) ele sente frio. O clima instável influi na incidência dos males respiratórios e o gato é especialmente sensível a eles, ainda mais no inverno.

Evite o contato do seu gato com outros gatos não vacinados ou gatos de rua pois eles podem trazer doenças, verminoses e parasitas como pulgas por exemplo.

Se você mora em apartamento, cuidado com janelas e sacadas, evite quedas instalando telas protetoras, o gato pode se aventurar atrás de um pardal ou borboleta.
Fonte: gatilmaanaim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...