Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 6 de outubro de 2012

O Hospital Veterinário de Porto Alegre





03/09/2012
Em parceria da prefeitura com a iniciativa privada, Porto Alegre terá a partir de 2013 o primeiro hospital público para animais de estimação do Brasil. Na manhã desta segunda-feira, 3, o prefeito José Fortunati e representante da empresa Novavicenza Negócios e Participações assinaram termo de compromisso para a construção do Hospital Municipal Veterinário Vitória. A previsão é iniciar as obras até o final deste ano, com 10 meses de duração.

O hospital será construído pela iniciativa privada em terreno do município na rua Comendador Tibiriçá, no bairro Jardim Botânico, com área de 1,1 mil metros quadrados. O serviço oferecido pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda), incluirá procedimentos de média e alta complexidades, para animais vítimas de maus tratos e atropelamentos.







Para o prefeito, o fortalecimento das políticas públicas para os animais resguarda a saúde da população. “A proliferação de animais gera maus tratos, abandonos e transmissão de doenças. Quando tratamos da questão animal, estamos cuidando da saúde pública dos cidadãos”, enfatizou o prefeito.

O projeto tem ainda as parcerias do Sindicato dos Médicos Veterinários e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado. Conforme a primeira-dama Regina Becker, voluntária da Seda, a prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias em vulnerabilidade social, com renda até três salários mínimos.





Infraestrutura – De acordo com o arquiteto Rodrigo Souza, responsável pelo projeto, o hospital terá quatro salas para cirurgia, duas áreas de preparação e UTI, além das estruturas de triagem, quarentena e canil com capacidade para 120 animais em recuperação. A presidente do Sindicato, Maria Angelica Zollin, que apoiou o desenvolvimento da proposta, avaliou o novo serviço como “um marco para a saúde e o bem-estar animal”.

Este será o primeiro hospital público para animais de estimação do Brasil. Na capital paulista, a Associação de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Aclinvepa) criou instituição para atender casos de baixa complexidade. A prefeitura daquela cidade repassa uma verba mensal para atender 70 casos por dia, incluindo consultas, retornos, internações, exames e cirurgias.

Seda – Há pouco mais de um ano, a área de medicina veterinária da Seda conta com uma equipe de seis veterinários que atendem, em média, 60 casos por dia, seja para esterilização, cirurgias de risco (tumores e amputações), tratamento quimioterápico e atendimento a animais vítimas de acidentes e atropelamentos.
Fonte: portoimagem.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...