Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Projeto Cão do Idoso





Foi lançado em setembro de 2000, na cidade de São Paulo, o projeto Cão do Idoso, que promete levar muito amor e carinho aos idosos. Atualmente está sendo desenvolvido um trabalho de apoio à Casa dos Velhinhos de Ondina Lobo, com aproximadamente 115 idosos ali abrigados. 

O projeto tem como objetivo levar alegria e amor aos idosos por meio de cães, que contribuem, principalmente, para a recuperação de sua saúde e estado físico e mental. Envelhecer com Dignidade é a máxima do grupo, que pela divulgação do projeto, espera contar com uma maior contribuição por toda a sociedade. 

O projeto não está vinculado a entidades, sendo 100% filantrópico.
Com uma filosofia simples e de fácil aplicação, pode ser adotado por qualquer pessoa ou grupo que disponha de dois elementos básicos:

- um cão amigo, extremamente dócil, que goste de estar entre muitas pessoas
- um dono que goste de vê-lo feliz, disposto a acompanhá-lo durante uma hora, em qualquer dia da semana, até uma casa de repouso. 





Jerson Dotti, criador do projeto, diz que a idéia nasceu da necessidade de exercer um serviço voluntário, pela conscientização da condição dos idosos e do amor pelos cães. "Pensei que se tivéssemos um grupo de cães visitando, conjuntamente, uma casa para velhinhos, poderíamos desenvolver neles mais vontade pela vida, através de uma troca de sentimentos, o que é essencial nesta fase.

Quantos deles não têm amor e carinho para dar e receber ? O cão visitante poderia ser a resposta alegre e amiga." O grupo, por enquanto, realiza as visitas aos sábados, mas o objetivo é estendê-las também aos dias da semana. O projeto envolve, a princípio, um revezamento de dez cães.






 "Os abrigados ficaram entusiasmados com o projeto", afirma Dea Moraes Roberto, vice-presidente da instituição. "Gostaria que houvesse uma seqüência, uma continuação."
Qualquer raça pode participar, até as maiores, mas o ponto fundamental é que o dono conheça bem o seu cão, que deve ser extremamente dócil e compartilhar muito carinho com os idosos. Jerson Dotti revela: "Ele tem de ser extremamente saudável.





Antes de qualquer visita, conhecemos o cão e ficamos com ele durante um tempo, analisando seu comportamento. É interessante, pois temos a Luna (Airedale Terrier), que já na primeira visita, passeava tranqüilamente pela casa, conhecendo um a um os velhinhos. É realmente espetacular. O cão fica mais à vontade na visita posterior e se sente em casa".

Tomara que esta iniciativa seja copiada por todo o Brasil, com novos grupos de voluntários levando a quem tanto precisa a alegria da amizade sincera e desinteressada que só um cão pode oferecer.
 Fonte:kennelclub.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...