Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 15 de março de 2013

Como adotar Gatos de Rua?





A boa acção de recolher um gato vadio para lhe dar um lar, pode não ser fácil para quem não tem experiência. Mas nada é impossível quando se tem determinação.

Um dos passos mais complicados na adopção de um gato vadio é recolhê-lo da rua. Os gatos que nunca conviveram com humanos são ariscos e não se deixam apanhar facilmente. Os gatos que foram abandonados reagem muitas vezes ao contrário. Procuram os humanos para que estes lhe dêem de comer, mas devido àquilo por que passaram, muitas vezes também demoram a confiar.

Existem contudo dicas que facilitam a recolha do animal a salvo, tanto para o gato como para quem o tenta apanhar.






Ganhar Confianca:

Os gatos são como os homens: conquistam-se pela barriga! Nada como dar comida ao gato para que ele o associe a coisas positivas. Crie uma rotina e alimente o gato no mesmo local à mesma hora.Se possível, faça-o várias vezes ao dia, para que o processo seja mais rápido.

Se não consegue chegar perto do gato, deixe a comida no chão para que ele a vá buscar. Mantenha-se a alguma distância, mas vá-se aproximando com o passar do tempo para que o gato se habitue à sua presença. Quando o conseguir alimentar à mão, então já conseguiu a confiança do gato. Para o trazer até casa, pode incentivá-lo a segui-lo dando comida. Em alternativa pode ir criando um rasto de comida até casa.

Se o gato permitir que o manuseie, pode calçar umas luvas e usar um cobertor e uma transportadora para o apanhar. Basta agarrá-lo e envolvê-lo no cobertor, sem tapar a cabeça do animal, e colocá-lo na transportadora.












Armadilhas


Caso não consiga ganhar a confiança do gato, pode ter de montar uma armadilha. Existem à venda armadilhas indicadas para apanhar gatos sem os magoar. São feitas em metal com uma porta que fecha quando o gato estiver no interior. O preço é geralmente acessível.

Tenha atenção de que um gato preso numa destas armadilhas é incapaz de se alimentar e não tem água disponível, por isso verifique-a pelo menos duas vezes por dia.

O gato que cair nesta armadilha vai estar bastante medrosos e pode até mostrar-se violento, deve assim protejer as mãos e tentar acalmar o animal.

Veterinário


Assim que apanhar o gato, leve-o ao veterinário. Os gatos têm de ser vacinados e desparasitados interna e externamente.

Os gatos de rua vêm sujos e muitas vezes com pulgas ou carraças. Deve dar-lhe banho assim que o trouxer para casa, mas o melhor seria levá-lo a uma loja de animais para tomar banho, aparar as unhas, retirar carraças, enfim, fazer a higiene completa.

Acolher


É aconselhável levar o gato ao veterinário antes de o trazer para casa, sobretudo se tiver outros animais. Se tiver mais gatos, não os deixe conviver com o novo animal antes de despistar doenças contagiosas.

Os gatos que foram abandonados aceitam melhor o contacto com humanos. Os gatos vadios, que nunca conviveram com humanos, são geralmente ariscos e podem demorar bastante tempo até que estabeleçam uma relação com os donos. Mas nada como uma boa dose de paciência e a habitual dose de ração para conquistar um gato aos poucos.
Fonte:arcadenoe.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...