Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2013

Gatos medrosos




Gatos são tidos como animais reservados, cautelosos, misteriosos. Se aproximam das pessoas quando vêem oportunidade de ganhar, se não, ficam distantes. E se dissermos que parte dessa “timidez” pode ser gerada por medo? 

Gatos podem, sim, ser medrosos e, por causa disso, ter dificuldades de se relacionar com pessoas, outros animais e até objetos. As orientações a seguir podem ajudar você a lidar melhor com seu gatinho medroso.
 
Primeiramente, devemos pensar na prevenção de problemas. Portanto, se você acabou de adotar ou comprar um filhote, você deve começar a sociabilização deste animalzinho. Ou seja, expor o bichano a diversos estímulos (sons, objetos, pessoas, crianças, cães, outros gatos), associando-os com um alimento bem saboroso ou um carinho, e ele aprenderá a se sentir mais confortável diante de situações novas. 

Para evitar traumas e por consequência, um gato medroso, evite estímulos muito exagerados, como barulhos altos, pessoas estranhas querendo tocar o gatinho, objetos grandes e muito próximos ao pet. 






A ideia é apresentar gradualmente os estímulos, para que o felino ganhe confiança. Manipule bastante e faça carinho no filhote. É comprovado que manipulação precoce diminui as chances do gato se tornar medroso.

Agora, se você já tem um gato medroso, a primeira providência é determinar exatamente qual o causador do medo – outro gato, uma criança, um barulho, um objeto… Devemos evitar expor o gatinho a essa situação fora dos treinos, para não traumatizá-lo. 





O treino deve começar providenciando um refúgio para o bichano – uma caixa de transporte – e ensinando o gatinho a descansar lá dentro. 

Coloque lá dentro rações, petisquinhos, brinquedos, um sachê com Catnip (erva que entretém gatos sensíveis ao princípio ativo, fazendo com que brinquem e relaxem) para que o gato se interesse em entrar na caixa..

Adaptado o refúgio, o felino deverá estar dentro dele sempre que for apresentado ao estímulo, porém a uma distância onde ainda não demonstre apreensão ou susto. 

Assim, devemos recompensar o bichano com um alimento saboroso, sem forçá-lo a entrar em contato com o estímulo. Diminuímos cada vez mais a distância entre o gato na caixa e o estímulo, até que possamos abrir lentamente a porta da caixa e ele tenha interesse em sair.

Se o medo for de pessoas entrando em casa, podemos também entreter o felino com brinquedos e alimentos, e recompensá-lo enquanto as pessoas se aproximam. Outra atitude benéfica é fazer refúgios no próprio ambiente, para que o gatinho medroso possa se esconder e sentir-se seguro. 





Gatos gostam de observar as situações do alto, e se sentem mais confiantes nesses locais, portanto, colocar prateleiras no alto, com caixas ou lugares onde o bichano possa entrar quando precisar sair de cena. Isso ajuda muito o gato a lidar com situações que considere perigosas, pois sente que tem uma “rota de fuga”.

Se o medo for muito grande, outro aliado é um produto chamado feromônio sintético, que pode ser comprado em grandes lojas especializadas em produtos para animais. Esse produto tem a função de exalar odores que similares aos produzidos naturalmente pelos gatos, odores que transmitem tranquilidade e segurança.

Muitos gatinhos, apesar da terapia comportamental e até do uso de medicamentos, podem não se tornar totalmente aptos a lidar com situações estressantes e causadoras de medo. Portanto, é importante visar a qualidade de vida do felino, fazendo com que ele viva num ambiente calmo e seguro.
Fonte:guiauniversopet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...