Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dicas para brincar com seu Gatinho






Apesar dos gatos dormirem entre 16 a 18 horas por dia, são na verdade animais enérgeticos que não resistem a uma boa caçada. Mas existem vários aspectos a ter em conta para partilhar com o animal uma brincadeira divertida: as regras, o temperamento do gato, os brinquedos, entre outros.

A regra de Ouro


Tal como tudo o resto, se quer brincar com o gato, deve antes de mais ensinar-lhes os limites da brincadeira. O mais importante é ensinar o gato que as mãos do dono não são brinquedos e que por isso não podem ser mordiscadas nem arranhadas. Estas lições devem ser dadas ainda em pequeno, para evitar os estragos que os dentes e as unhas de uma gato adulto podem fazer.

Sempre que o gato morder ou arranhar as mãos, deve-lhe dizer “Não” e ignorá-lo durante alguns segundos. O gato tem associar o fim da brincadeira as mordidas ou arranhadelas. Cedo o gato vai evitar as suas mãos e lançar-se apenas aos brinquedos. Os gatos mais bem ensinados desviam-se das mãos dos donos e tentam agarrar apenas os objectos.



Gatos jovens

Os gatos jovens são muito energéticos e estão sempre prontos para a brincadeira. Não é difícil conseguir despertar um gatinho para a brincadeira, difícil é fazê-lo parar. Os gatos jovens podem ser facilmente estimulados. Mantenha sempre o controle nas brincadeiras e tenha em atenção a fragilidade do animal.


Gatos tímidos


Alguns gatos são mais reservados e menos brincalhões. Para os convencer a brincar, pode reduzir um pouco a luminosidade da sala, uma vez que os gatos gostam de caçar de noite. Depois, comece lentamente a chamar à atenção do gato com um dos brinquedos. Aumente o ritmo conforme a reação do gato. É importante cativar os gatos com mais idade que começam a ser menos activos. Se o gato não reagir após alguns minutos de tentativas, não force o animal. Volte a tentar noutra altura.






 

 

 Brinquedos


Existe um vasto leque de brinquedos feitos especificamente para gatos. São esses que os donos devem procurar. As bolas imitam ratos e outros pequenos roedores que o gato tenta apanhar. Já as luzes na parede assemelham-se mais a insectos. Cordas e fitas lembram cobras.

Os brinquedos recomendados para um gato tanto podem ser comprados como feitos em casa. Os brinquedos caseiros são geralmente mais baratos, mas menos resistentes.

Brinquedos no mercado:


  • Bolas de plástico com ou sem sino dentro – O dono deve retirar as bolas quando estas se deteriorarem.
  • Brinquedos com luz – Os gatos ficam fascinados com luzes. Canetas com luz na ponta são óptimas para entreter o gato durante horas.
  • Brinquedos com Erva-dos-Gatos – Alguns gatos são imunes ao catnip e podem não achar estes brinquedos especiais. Os gatos que se deixam seduzir por esta erva, gostam de transportar o brinquedo de um lado para o outro e roçar-se nele. Outros gatos podem ficar demasiadamente estimulados ao ponto de se tornarem agressivos. Antes de experimentar estes brinquedos, verifique a reacção do gato à Erva-dos-Gatos. Alguns destes brinquedos perdem contudo a frescura da erva e podem provocar reacções mais moderadas nos gatos. Outros tornam-se velhos ainda na loja e podem perder completamente o apelo do catnip.
  • Peluches – Brinquedos de pelúcia são objecto de conforto para o gato. O animal gosta de se aninhar junto a ele ou então transportá-lo pela casa. Para transportar deve ter um peluche mais pequeno do que o gato.
  • Brinquedos suspensos – Os gatos adoram brinquedos suspensos. Cordas grossas com nós são óptimas para trepar e para arranhar.

Brinquedos caseiros:


  • Sacos de papel – Tenha o cuidado de retirar as asas para evitar que o gato fique preso.
  • Rolos de papel higiénico ou de cozinha já gastos – Acabam por sujar mais do que os outros brinquedos, mas servem para boas horas de distracção
  • Caixas de cartão – Ao recortar partes de caixas de cartão e juntá-las pode fazer uma espécie de gincana que o gato pode percorrer ou usar para se esconder.

O que deve evitar:


  • Fios e fitas, que podem ser engolidos e alojar-se no estômago, sendo depois necessária uma cirurgia para os retirar;
  • Sacos de plástico, que podem sufocar o gato;
  • Objectos pequenos que possam ser engolidos, podem alojar-se na garganta ou estômago ficando presos e pondo em risco a vida do gato;
  • Elásticos e qualquer outro objecto que não tenha sido desenhado para gatos.




 

 Rotação de brinquedos


Os brinquedos não devem estar sempre disponíveis. Para manter as brincadeiras interessantes, os gatos devem ter acesso a 3 ou 4 brinquedos de cada vez. Mantenha acessível um grupo diversificado de brinquedos. Deixe o brinquedo preferido do gato sempre disponível. Mas tenha outros que apenas disponibilize quando é para brincar com o dono.


Quantas vezes deve ganhar o gato?


Os gatos que nunca conseguem apanhar o brinquedo, ou seja, caçar o objecto, acabam por perder o interesse na brincadeira. O dono deve deixar o gato apanhar o objecto de vez em quando para manter a brincadeira interessante. Correm algumas teorias que defendem que o gato deve ganhar uma vez em cada 3 a 6 tentativas.


Duração


Duas sessões de 10 a 15 minutos de brincadeira por dia são suficientes para um gato normal. No fim de cada brincadeira, recompense o gato com carícias e palavras meigas.


Quando terminar?


Não deve terminar uma brincadeira no período em que o gato está mais entusiasmado. Diminua o ritmo da brincadeira até o gato estar relativamente calmo e depois termine a brincadeira. Pode optar por guardar o objecto ou deixar que o gato continue a brincar com ele sozinho.


Fonte: arcadenoe.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...