Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Otomicoses





Inflamações do conduto externo do ouvido causada por fungos, são manifestações freqüentes que podem ocorrer em cães, gatos e no homem. Normalmente o ouvido do animal não apresenta odor e a quantidade de cerume é pouca.

É possível notar se o animal apresenta alguma alteração causada pela otite. As primeiras alterações são:

  • coçar ou esfregar o ouvido no chão
  • pender ou balançar a cabeça para um dos lados
  • tentar morder ou chorar quando tentamos acariciar perto de sua orelha
  • cheiro ruim seguido de excesso de cerume

A doença é detectada por um prurido na parte externa do canal auditivo, evoluindo até o tímpano onde ocorre a perda da audição pois neste estágio o acúmulo de secreção provoca muita dor. Se não tratada, a infecção evolui chegando ao ouvido médio podendo chegar ao ouvido interno causando problemas neurológicos devido a proximidade do cérebro. Para identificar e tratar desta doença é feita uma coleta no local da infecção, só então são tomadas as providências necessárias para o tratamento e observadas as condições de vida do animal à fim de evitar um novo ciclo da doença.






 Tipos de otite 

 
Fúngica:
 
 Só pode ser identificada através de exames.

Parasitária
:
 
 Causada pela sarna, quando ocorre nota-se excesso de cerume com uma cor escura. Provoca muita coceira nas orelhas do animal, não é transmissível ao homem. É importante saber que a sarna de ouvido não é causada pelo mesmo ácaro que à provoca na pele.

Seborréica
:
 
 Causada pelo excesso de cerume. Alguns animais produzem grandes quantidades de cerume provocando uma fermentação seguida de mal cheiro. Para evitar este tipo de otite evite o acúmulo de cera no ouvido do animal pois esta produção excessiva pode causar uma inflamação.
 




As causas mais frequentes são:

Umidade:

 Cães como os labradores que gostam de nadar no mar estão propensos a ter inflamações causadas pela umidade. A otite causada por umidade pode ser evitada durante o banho, evitando colocar bolas de algodão no ouvido do cão pois o algodão pode absorver a água que penetrará no conduto auditivo resultando em uma inflamação.

Predisposição racial:
 
 Algumas raças de orelhas longas, caídas e peludas como o Cocker Spaniel têm mais chances de sofrer inflamações pois ficam abafadas não permitindo a circulação de ar favorecendo a proliferação de fungos e bactérias. 
 
 Para evitar qualquer forma de otite ou qualquer outra doença do conduto auditivo, mantenha as orelhas do animal sempre limpas isto é livre dos pelos dentro do ouvido, e do lado de fora retire o pelo de forma que fique ventilada permitindo a circulação de ar e evitando o acúmulo excessivo de cera. A depilação interna pode ser feita pelo seu veterinário ou profissional de estética animal (tosador).
 
No tratamento de qualquer inflamação do conduto auditivo seja do cão ou do gato, deve-se ter muito cuidado na hora de instilar o remédio pois uma má aplicação pode até piorar o quadro da doença. Portanto se você não estiver seguro quanto a forma de aplicação, não faça peça ajuda ao seu veterinário ou sugira que ele mesmo faça a aplicação. 

Fonte: http://www.overdogs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...