Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

A Origem dos Cães


  
Você sabe como surgiram os cachorros? – Podemos afirmar que o cachorro é o melhor amigo do homem mas será que como muito se comenta, ele realmente descendente de lobos?

Estudiosos vem debatendo como surgiram os cachorros ao longo de gerações e uma grande parte dos historiadores e pesquisadores afirmam que nossos peludos são realmente descendentes do Lobo conhecido como Lobo Cinzento.

 Através de estudos de DNA, cientistas descobriram que os cachorros são estreitamente ligados ao Canis Lupus ou seja, ao Lobo Cinzento. E devido a estas descobertas científicas nossos cães foram reclassificados pelos biólogos, no ano de 1993 como pertencentes ao grupo de mamíferos Canis Lupus Familiares que antes era denominado Canis Familiares. Mas então, como surgiram os cachorros?

Sem dúvida que a história dos cachorros se funde com a história humana de uma forma tão profunda que vai muito além do companheirismo que hoje muitos de nós conhecemos e amamos. Análises de DNA recentes, sugerem que a origem e a localização da domesticação dos cachorros, que acreditava-se ser ao leste da Ásia, é duvidosa.



 Parte do quebra cabeça da domesticação dos cachorros teve início em algum momento do período Paleolítico Superior da Europa, começando talvez um pouco antes, por volta de 30 mil anos atrás onde foram encontrados crânios de canídeos que parecem ter algumas características que os relacionam aos cachorros domésticos,  preservando ainda algumas características de lobo.

 Alguns relatos literários, referem-se a estes cachorros como cães europeus do Paleolítico, embora incluam também alguns fósseis de cães encontrados na Eurásia. Pesquisadores acreditam que estes animais viveram um pouco antes do início do período do Último Máximo Glacial na Europa (período correspondente à maior extensão dos mantos de gelo durante o último período glacial, há aproximadamente 20000 anos) 

Haplótipos Lobo e Lobos Cinzentos – Como surgiram os cachorros

 
Como surgiram os cachorros – Um estudo recente conduzido pelo DR Robert Wayne que vem realizando estudos expressivos sobre canídeos selvagens, relatou em março 2010 que os cães parecem ter uma maior proporção de haplótipos lobo dos lobos cinzentos nativos do Oriente Médio. Isso sugere que, ao contrário de estudos anteriores, que o Oriente Médio tenha sido o local de origem da domesticação dos cachorros. Outro dado que também aparece no relatório do Dr Robert Wayne  é que existem provas de que também houve uma segunda domesticação dos cachorros na Ásia ou uma mistura posterior com os lobos chineses.


 

Quando então os cachorros começam a ser domesticados?

 
Parece claro que a domesticação dos cachorros foi um processo longo, que começou há muito mais tempo do que se acreditava.
Ok, então já sabemos que os cachorros evoluíram a partir dos lobos, mas como que os Lobos aceitaram ser domesticados e principalmente por quê?

Talvez essa pergunta seja impossível de ser respondida, no entanto pesquisas já conseguem datar aproximadamente quando tudo isso começou. Segundo  as pesquisas que observamos acima, o início desta relação se estabeleceu aproximadamente a 20000 anos atrás em um época extremamente gelda aqui na Terra. Então com estes números e este cenário em mente, já podemos visualizar em que momento histórico inicia-se a evolução dos cachorros.

Lobos e homens tinham muito em comum, ambos éramos caçadores e também caçávamos em bandos. Provavelmente ao longo de nossa evolução tenhamos sido rivais. Provavelmente também em algum momento da história algum grupo humano tenha se apropriado de algum filhote de lobo e criado o filhote dentro do grupo social humano, e apesar de não serem cachorros como conhecemos hoje, este filhote de lobo deve ter desenvolvido laços sociais e afetivos com os humanos. 

Certamente este lobo ao ser domesticado passou a fornecer grandes vantagens para seu grupo de humanos caçadores, devido ao olfato apurado e suas técnicas instintivas de caça, ajudando não só na caçada, mas como uma incrível força de defesa para seu grupo humano ou alertando as pessoas contra possíveis perigos. Outro grande atributo dos lobos-cães seria a fonte de calor, estes lobos-cães certamente aqueciam seus humanos.


Com tantos atributos, mais e mais os lobos-cães facilitaram imensamente a vida de suas novas ‘matilhas mistas’, portanto ambos, humanos e cachorros tinham muito a oferecer uns aos outros e esta parceria fortificou-se ao longo de nossas histórias fazendo dos lobos-cães de ontem os cachorros de hoje.
Uma parte significativa da história da domesticação dos cachorros está sendo descoberta em antigas ruínas que formam hoje sítios arqueológicos importantíssimos na Europa.

Os cachorros durante séculos tem desempenhando uma parceria muito concreta em toda a história humana. Sua natureza de viver em sociedade lhes atribuiu uma incrível capacidade para co-existir com os humanos. Muitos proprietários de cachorros afirmam que seus cães conseguem pensar e se comunicar.

Para nós, donos de cachorros é muito certo que os nossos cachorros são muito mais que membros da família. Cachorros são criaturas especiais, sua história e nossa história desenvolveram-se de maneira simbiótica. Com certeza os cachorros são os maiores responsáveis pelo homem ter chegado tão longe na sua evolução aqui na terra.

Fonte: blogdocachorro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...