Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 23 de julho de 2011

Bichos gulosos


Estima-se que cerca de 30% dos cães e 25% dos gatos domésticos no Brasil, hoje, sejam obesos. Segundo especialistas, má alimentação, sedentarismo, castração e predisposição genética são as principais causas.
''É como uma bola de neve. Uma coisa leva a outra: o excesso de comida deixa o animal preguiçoso e a falta de exercício provoca obesidade. Os donos são os principais culpados'', afirma a veterinária Adriane Tomimassu, de São Paulo.
Ela explica que a obesidade reduz a expectativa de vida dos bichinhos em até três anos e pode causar doenças como o diabetes, além de problemas ósseos, respiratórios, hepáticos e cardiovasculares. Para que seu cão ou gato não entre na lista de obesos, a recomendação é uma só: cuide do seu animalzinho, pois a saúde dele depende de você.


Para evitar a obesidade


O dono deve seguir a quantidade de ração especificada na embalagem ou a dose recomendada pelo veterinário. ''A alimentação deve ser feita no mesmo horário, três vezes ao dia. E nada de petiscos entre as refeições'', ensina a veterinária Adriane Tomimassu. Bichos castrados precisam de dieta especial.
. Exercícios físicos são obrigatórios. O ideal é passear com o cachorro todos os dias por pelo menos meia hora. Gatos devem ser estimulados a brincar com bolinhas e brinquedos.
 Atenção: cães de raças como labrador, golden retriever, Cocker spaniel e beagle têm predisposição para engordar. Nesses casos, os cuidados devem ser redobrados!
 Fonte:mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...