Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ciclo Estral nas Gatas



Ciclo estral, compreende todo o processo reprodutivo. Popularmente, vocês acreditam que o cio é todo o ciclo e, em verdade, é só uma das fases do CICLO ESTRAL.
A fisiologia do ciclo estral nas gatas possui particularidades, as quais diferenciam-nas das cachorras.
A atividade ovariana, na gata, é estimulada pela iluminação e as fases do ciclo estral só são observadas após mudanças de comportamento.
A gata cicla repetidamente. O ciclo é interrompido devido a pseudociese(ou falsamente e popularmente denominada: gestação psicológica), por causa de doença e pela gestação. A administração de “anti-concepcionais”, leva ao aparecimento de cistos ovarianos, hiperplasia da parte interna do útero, enfim…tumores e risco de morte ao animal.
Baratinho e econômico para vc…mas pra quê se preocupar, né!? Tumor de mama nos outros, não tem problema, né!?
As gatas podem ter vários ciclos durante o ano (poliéstricas sazonais) e a duração do ciclo está influenciado pela duração da luminosidade. Ou seja…épocas do ano, nas quais os dias são mais longos…maior número de ciclos e/ou cios.
Esta frequência com que as gatas entram no cio, também leva à problemas graves como, por exemplo, piometra(infecção de útero).
As fêmeas felinas, iniciam o primeiro ciclo entre seis e doze meses de idade. mas algumas gatas podem entrar “no cio” aos 4 meses de idade. Outro fator que influi no primeiro aparecimento do ciclo está associado ao peso, ou seja, quando a gata atinge 80% do seu peso quando adulta.
O ciclo estral, possui 5(cinco) fases:




1) Pró-estro:  esta fase antecede ao cio, propriamente dito.Neste período, há aumento na produção do hormônio que será responsável pela mudança comportamental que ocorre no cio. Tal comportamento pode ser: esfregar-se em objetos, móveis e pessoas, movimentos de rolar no chão, vocalização e lordose (coluna arqueada). Nesta fase, a gata até pode deixar o macho montar, mas não permite a cópula.
A duração desta fase, fica em torno de 12 horas e pode chegar até dois dias.

2) estro:  esta é fase do ciclo que vocês pensam ser todo o processo. Em verdade, é nesta fase que a fêmea aceita copular. neste período, diminuição no apetite e a vulva um pouco inchada, são considerados normais.
Existem casos onde o estro é silencioso, ou seja, a fêmea não demonstra alteração perceptível. São situações onde a fêmea vive em ambiente com alta densidade de gatos, condições inadequadas (sujeira, umidade, etc.) e esta fêmea é tímida, e isola-se da maioria.
Para a cópula ocorrer, é necessário ter o ambiente adequado. A gata deve ser levada ao território do macho ou então levar os dois para um território neutro e, neste local, o macho tem que ficar uma hora antes da fêmea chegar.
A ovulação ocorre em decorrência da cópula. A cópula, desencadeia um processo que faz ocorrer a liberação do hormônio que irá estimular a produção e liberação de um outro hormônio que é responsável pela ovulação.
A ovulação ocorrerá após dois dias, aproximadamente. E estes óvulos são férteis ou viáveis durante um dia, aproximadamente.
Mas…para liberar quantidade suficiente deste hormônio, uma cópula somente não seja suficiente. Portanto, necessário ocorrer várias cópulas. Elas podem cruzar umas 4 vezes ao dia e ter um intervalo de mais ou menos duas horas.
Algumas gatas chegam a cruzar umas 36 vezes em um período de umas 36 horas, sendo que nas primeiras duas horas poderá ocorrer cinco a seis acasalamentos.
O período de manifestação do estro, fica em torno de 5 a 7 dias.

3) Inter-estro: é o período que ocorre entre o estro e o período reprodutivo seguinte, em gatas que não ovularam. Dura, aproximadamente, 14 dias.

4) Anestro e Pseudociese: fase na qual, não há atividade cíclica. Pode ser durante a lactação ou quando o período de luz fica diminuído.
A pseudociese ou gestação falsa, não possui origem psicológica. Não ocorre pelo fato da fêmea querer ser mãe. Isto é uma peculiaridade dos seres-humanos (de algumas fêmeas desta espécie, ao menos). A pseudociese ocorre quando os folículos ovulados não são fertilizados/fecundados e quando a gestação é interrompida. Nesta fase, ela não demonstra comportamento materno e o ciclo estral é ausente.
A pseudociese, possui um período aproximado de 45 dias.
Mas, a morte dos embriões no início da gestação, pode imitar uma pseudociese. Para fazer a diferenciação, é necessário realizar uma série de ecografias. Também podem ser utilizados testes para dosagens do hormônio progesterona e se os níveis apresentarem altos, indica que ocorreu a ovulação, mas não irá diferenciar pseudociese da gestação. Os exames se complementam.
Não existe exame de sangue que confirme a gestação nas gatas, como ocorre com as fêmeas da espécie humana que detecta o HCG (gonadotrofina coriônica). Mas, por outro lado, o feto e a placenta das gatas, produzem um hormônio chamado relaxina (leia-se: relaquissina). Este hormônio encontra-se elevado na gestação e não na pseudociese. É uma forma de comprovar a prenhez nas gatas.
Em gatas que possuem cistos ovarianos, pode ter resultado falso-positivo, ou seja, indica que está prenhe, mas não está.
A pseudociese e/ou, estupidamente conhecida por: gestação psicológica, pode levar a infecção do útero e/ou piometra.
Estas são as fases do ciclo estral. Percebam que o cio é uma das fases e não a fase toda!
As gatas podem ovular de forma espontanea e de forma induzida. Na forma espontânea, o estímulo é olfatório, visual e sonoro. Ocorre no caso de gatas que vivem sozinhas em casa e sem a presença do macho e naquelas que existe a presença do macho sem ocorrer o contato sexual, sugere-se a ação dos ferormônios (qualquer coincidência com a espécie humana, é mera semelhança…rsrsrsrsrsrsrsrsrs).
A ovulação induzida, é conseguida através do estímulo mecânico vaginal, com a utilização de machos vasectomizados ou com a administração de hormônios como GnRH ou HCG. Após a administração destes hormônios, a ovulação ocorrerá entre um dia e um dia e meio, aproximadamente (24 a 36 horas).
A utilização de medicamentos para abortar, possui efeitos colaterais sérios e colocam em risco, a vida da gata. Além do mais, é necessário saber o período ocrreto para administrar e, para saber isto, vários exames precisam ser feitos e, consequentemente, haverão custos. Então, para você que possui o bolso como fator limitante do amor que sente pelo seu pet, não há benefício em utilizar tal método.
Castrem seus animais!
Fonte:jornale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...