Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cães e Gatos:Responsabilidades



Dar um animal de presente pode significar um grande problema num futuro não tão distante: incômodo para o dono, sofrimento para o bichinho e abandono nas ruas das cidades, engrossando as estatísticas de animais sacrificados no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Comprados ou adotados no calor da emoção na época do Natal, cães e gatos muitas vezes são vistos como “brinquedos” pelas crianças que, após a fase da novidade, podem deixar a responsabilidade nas mãos dos pais.
Presentear com animais é um ato que exige cuidadosa reflexão, sejam quais forem as circunstâncias. Quem atua nas áreas de proteção animal e saúde sabe que o resultado dessa ação muitas vezes equivale a uma triste sentença para o animal.
A chave para o sucesso de uma boa convivência começa antes que o cão ou gato entre em nossas casas. A família deve estar ciente e de acordo, pois a boa vontade de todos será muito importante. Quem vai cuidar dos bichos durante as férias ou feriados prolongados? Quem levará ao veterinário, para vacinar, tomar vermífugo e dar banho? Além de tempo, quem tem um bicho em casa precisa de dinheiro suficiente para todos esses cuidados. Há evidências que a crise na economia contribuiu para o aumento no abandono de animais de raça nas grandes cidades. 


Depois das épocas de festas, centenas de animais são encontrados em situação de abandono em parques, portas das casas, feirinhas, pet shops, faculdades de medicina veterinária e nas clínicas. “Não é raro eu chegar para trabalhar e encontrar os bichos amarrados na grade da clínica”, lamenta a veterinária Angeli Ribeiro. “Também é comum ouvir dos proprietários que não querem mais seu cão ou gato por desconhecerem comportamentos naturais a essas espécies”, ressalta Angeli.
A veterinária dá as dicas: “É preciso saber que um filhote pode roer os móveis da sala e às vezes faz as necessidades no local errado. É preciso, sobretudo, ter tempo, dedicação e paciência para ensinar como deve ser”, alerta. “Um animal cresce, adoece, envelhece, precisa de alimentação adequada para o porte e a idade, medicamentos, atenção, educação e companhia. É um integrante da família”, completa.
Raças “da moda” ou com apelo na mídia podem não ser adequadas ao espaço da casa ou estilo de vida dos novos donos. Nos EUA, por exemplo, existem entidades que se ocupam exclusivamente com o problema do abandono de dálmatas. Adquiridos por impulso na época do filme, eles pagam o preço do sucesso de seus colegas no cinema. 

Cada vez que alguém cede ao apelo do “bicho fofinho”, sem o devido estudo, contribui para alimentar as chamadas “fábricas de filhotes”. Movidos pelo lucro fácil, criadores irresponsáveis multiplicam-se em feiras de shoppings, parques, praças e beiras de estrada ou fornecem animais para pet shops inescrupulosos. Sem fiscalização adequada, essas criações freqüentemente se caracterizam pela exploração cruel e muito sofrimento. Assim, o ideal é não comprar animais, principalmente quando não houver acesso às instalações do criador ou loja. Cuidados redobrados devem ser tomados com os anúncios em jornais ou sites na Internet.

Existem centenas de animais à espera de adoção, sob a guarda de entidades de proteção e centros de controle de zoonoses, precisando apenas de uma chance para viver. Alguns pet shops oferecem cães e gatos para adoção. Nesses casos, é fundamental que o animal tenha passado por triagem veterinária, que esteja vacinado e, de preferência, castrado. Portanto, não caia na tentação de comprar um animal como presente de natal por simples impulso. Em vez disso, veja abaixo se você está preparado para ter um companheiro por pelos menos 10 anos da sua vida e faça um gesto de carinho pelos animais. 

Você está preparado?

- Ter um animal em casa foi uma decisão madura e compartilhada com a família?
- Você conhece as características do animal ou da espécie escolhida? Um bicho pode ser abandonado porque cresceu mais que o esperado, arranhou a cortina ou algo parecido.
- Há recursos financeiros para mantê-lo? Vacinas, visitas ao veterinário e boa alimentação são itens básicos e indispensáveis.
- Você tem tempo disponível na sua vida para o novo companheiro? Está ciente de que algumas raças de cães precisam sair para passear pelo menos 3 vezes ao dia?
- Já considerou a adoção de animais – de abrigos públicos ou privados?
Fundamental: Evitar as crias indesejadas por meio da castração
Fonte:arcabrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...