Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cão Kuvasz:inteligencia e proteção


A origem do Kuvasz é bastante controversa e sobre ele existem inúmeras teorias. Essa dificuldade de se estabelecer uma linha cronológica clara para o seu desenvolvimento é devido, entre outros fatores, à antigüidade da raça e às migrações do povo húngaro. Alguns estudiosos afirmam que o já existem registros do Kuvasz em objetos datados de 5000 AC.

 Outros estudiosos localizam as primeiras menções à raça em períodos mais recentes, mas todos são unânimes em creditar seu desenvolvimento aos magiares, que após migrações por vários territórios na Eurasia, fixaram-se no que hoje conhecemos como Hungria e sua função original era acompanhar os cavaleiros durante as caçadas e guardar seus rebanhos.



As primeiras menções confiáveis sobre a existência de cães da raça Kuvasz aparecem em crônicas de Matias I, rei da Hungria entre 1458 e 1470, que tinha, ele próprio, uma grande criação de Kuvasz e dizia freqüentemente que preferia confiar em seus cães do que nos homens que o cercavam. Os Kuvasz eram cães pertencentes apenas à aristocracia húngara e mais tarde aos burgueses endinheirados. Eram utilizados como guardas de propriedades e também como pastores dos rebanhos de ovelhas.
A história da raça mais recente, no entanto, é bem mais conhecida e nem por isso mais fácil. A raça terminou a primeira metade do século XX à beira da extinção. Mas graças ao trabalho de criadores húngaros e, especialmente, de alemães, a raça voltou a crescer em número de exemplares e acompanhou muitos imigrantes ao redor do mundo.
No Brasil, a raça chegou apenas no final dos anos 80 e ainda são poucos os criadores.
O Kuvasz é um cão de grande porte, cuja função básica era o pastoreio e a guarda de propriedades. Nestas duas funções tem um comportamento de destaque e, especialmente como guarda, é considerado ´incorruptível´.
O Kuvasz adulto é um cão de atividade relativamente alta e que precisa de exercício e espaço para gastar energia, por isso, não é adequado à viver em pequenos espaços e apartamento. É um cão muito resistente e excelente parceiro para proprietários que tenham uma vida ativa.
Muito observador e atento na função de guarda, normalmente não late à toa mas não admite invasões de seu território, especialmente durante a noite.
É um cão considerado ´de família´, mas que normalmente elege claramente seu dono. Não é do tipo que fica exigindo atenção sistemática, mas deve, para desenvolver-se plenamente, conviver com as pessoas da casa a fim de que não desenvolva uma agressividade exagerada e não adequada ao padrão da raça.



Tem um forte instinto de proteção com aqueles que considera pertencer à sua matilha e isso inclui pessoas e crianças, sendo normalmente desnecessário que passe por um treinamento específico para guarda. É bastante reservado com estranhos e mesmo após ter sido apresentado ao visitante não costuma desmanchar-se em festas.

O Kuvasz é um cão de personalidade forte e independente, o que preenche de maneira muito adequada as necessidades de que, durante suas funções, tivesse capacidade de tomar suas próprias decisões. Por outro lado, esta independência é uma das características que recomendam que o proprietário promova desde cedo aulas de obediência para que se imponha como líder ao cão. Segundo o ranking de inteligência do pesquisador Stanley Coren publicado no livro ´A Inteligência dos Cães´, o Kuvasz está na 42a posição entre 79 possíveis.
Até em função do seu passado de pastor, o Kuvasz costuma relacionar-se muito bem com outros cães e animais.
Com crianças, normalmente, são bastante tolerantes, mas por se tratarem de cães grandes, é importante que sempre haja uma supervisão das brincadeiras para que não aconteçam acidentes. É importante também que eles tenham sido acostumados à presença delas desde cedo e que as crianças sejam orientadas a brincar de forma adequada com os cães desde filhotes.



Se o Kuvasz adulto pode ser considerado um cão de baixa atividade, o mesmo não se pode dizer dos filhotes. Normalmente os filhotes são muito ativos e brincalhões, prontos para qualquer atividade que seja proposta.
É essencial que, para o seu bom desenvolvimento físico e mental, que os filhotes sejam bem socializados com outros cães e pessoas e que possam Ter espaço para correr e brincar.
Aulas de obediência são fundamentais para que o proprietário possa dominar um cão que, quando adulto chega facilmente a pesar mais de 40 quilos. Os criadores normalmente indicam que os próprios proprietários participem ativamente deste processo e que ele seja sempre incentivado com aulas dinâmicas e nada aborrecidas, caso contrário o adestramento será em vão.
O Kuvasz deve ser sempre branco, tolerando-se as tonalidades próximas ao marfim.
O pelo do cão é farto e ondulado e o comprimento não é uniforme, sendo mais longo nas coxas e dorso e mais curto na região da cabeça e pés. Segundo o padrão da raça o
Apesar do pelo farto e denso, a pelagem do Kuvasz é relativamente simples de ser mantida, necessitando apenas de uma escovação semanal para retirar os pelos mortos e a sujeira. Os banhos devem ser o menos freqüentes possível, a fim de que o cão não perca a oleosidade natural que protege pele e pelo.
Assim como todas as raças, o Kuvasz costuma perder mais pelo nas mudanças climáticas especialmente quando o clima esquenta. Nesta ocasião costuma perder o sub-pelo e as escovações ajudam neste processo.
 
O Kuvasz é uma raça normalmente muito resistente, mas como toda raça de grande porte e de crescimento acelerado, pode desenvolver alguns problemas como Displasia coxo-femural e a Osteocondrite – uma enfermidade que atinge os ossos e que aparece mais freqüentemente na região do obro. Os sintomas aparecem entre 6 e 9 meses e pode afetar um ou os dois ombros. Um dos principais cuidados para prevenção é a alimentação correta do filhote.
Fonte:dogtimes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...