Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os Gatos:Lindos e Independentes



Os Gatos são animais adoráveis e companheiros fantásticos! Com um temperamento simultaneamente independente e afectuoso, eles são, entre os animais domésticos, os que melhor se adaptam à vida dentro de casa. É um animal ideal para um habitante da cidade, pois não precisa de um passeio quotidiano obrigatório, e embora aprecia muito os carinhos do seu dono, também não se importa de ficar sozinho durante o dia. Para além disso, se morar numa zona campestre, a sua casa ficará a salvo de animais como os ratos, pois ele é e sempre será, um caçador nato. Actualmente, no entanto, as pessoas decidem-se a ter um gato, não tanto pela sua habilidade em apanhar roedores mas essencialmente porque os gatos são animais excepcionais para estarem junto de nós.

Qual o sexo?


Antes de optar por um gato ou por uma gata, existem alguns pontos que tem que ter em consideração, para fazer a escolha mais acertada. As fêmeas são mais dóceis e afectuosas do que os machos, possuindo um temperamento mais "suave". No entanto têm tendência para dar à luz com uma frequência alarmante, e caso não pretenda fazer criação, torna-se complicado arranjar um lar para todos os gatinhos que vai tendo. Os gatos são mais independentes, e têm (naturalmente) uma maior tendência para lutar pela posse do território e das fêmeas que nele habitem. Saem regularmente para lutar ou tentar um encontro amoroso, e assinalam o interior da casa com os seus odores fortes e característicos.



Gatinho pequeno ou adulto?


Um gatinho exige mais cuidados e atenção do que um gato adulto. Extremamente brincalhão e curioso, precisará de ser muito bem vigiado para evitar pequenos desastres domésticos, como por exemplo fazer as suas necessidades em locais aleatórios. É necessário ensiná-lo a ir ao seu caixote, e a utilizar a gateira para entrar e sair de casa. Por outro lado é mais fácil apresentá-lo a outros animais que possa ter, e se for bem treinado desde o início, é mais fácil de treinar do que um gato mais velho que já venha com hábitos vícios.

Gato de pêlo curto ou comprido?


Quer se trate de gatos selvagens ou domésticos, o pêlo curto é muito mais vulgar do que o comprido. Um gato de pêlo curto é mais simples de cuidar, os seus pelos não se espalham tanto, as feridas tratam-se com maior facilidade e os parasitas não têm um ambiente tão favorável para fixarem residência. Como são mais activos e independentes do que os de pêlo comprido, os pêlos curtos são animais mais indicados para quem tem uma vida muito atarefada. Por outro lado a pelagem espectacular do pêlo comprido é o seu principal argumento, e o seu aspecto e personalidade dócil, compensam os maiores cuidados que exige com a sua pelagem. Sendo particularmente dóceis, "derretem-se" nos braços de quem lhes pega. De um modo geral são mais próprios para estar dentro de casa do que a generalidade das raças de pêlo curto. Os Abissínios e Somalis adoram os espaços livres e não se adaptam tão facilmente a viver num apartamento.

Um gato de raça ou sem raça?


Se pretende concorrer em exposições ou fazer criação, terá que optar por um gato de raça. Normalmente são animais mais sensíveis e que exigem um dispêndio considerável de dinheiro. Para além disso todos os gatos de raça, especialmente os mais vistosos, atraem a atenção dos ladrões. Se apenas deseja um amigo felino ou animal de estimação opte por um gato sem raça. A variedade é enorme, e possuem as mesmas características de excelentes companheiros que um gato de raça.

Fonte:arcadenoe.sapo.pt

Um comentário:

  1. Amei.....blog maravilhso...eutenho 3 gatinhos que peguei na rua ainda filhotes e adoroooo eles, vc está de parabéns querida amiga Dalva, eu amei seu blog, tem muitas dicas legais.beijos querida.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...