Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Gatos e seus mistérios


PORQUE O GATO TEM ESSE NOME?

O nome «gato» e suas variantes é usado por quase todas as nações europeias e ao redor do Mediterrâneo e deriva, provavelmente, do árabe "quttah".

Veja as variações:


Francês – chat                                                         Turco – Kedi

Alemão – Katze                                                       Maltês – Gattus

Italiano – Gatto                                                        Grego – Gata

Espanhol – Gato                                                      Iídiche – Kats

Sueco e Norueguês – Katt

Holandês – Kat                                                        Islandês – Kattur


PORQUE O GATO RONRONA?

A maioria das pessoas espanta-se com algo tão comum como o ronronar do gato. Existem várias teorias para explicar o mecanismo básico do ronronar. Uma delas diz que o gato possui um par de falsas cordas vocais, que reproduzem um ressonar quando o animal está adormecido. Outra teoria diz que é o aumento do fluxo sanguíneo que cria um ruído de turbulência, que ressoa no diafragma do gato. De certo, sabe-se apenas que o ronronado acontece na grande maioria das vezes quando o animal se encontra relaxado e satisfeito.


PORQUE OS OLHOS DO GATO BRILHAM NA ESCURIDÃO?

Os olhos do gato possuem uma camada de células reflectoras detrás da retina, chamada tapetum lucidum. Esta camada devolve a luz através da retina, causando o efeito do brilho dos olhos do gato. Justamente por causa dessa camada extra, o olho do gato aproveita melhor a luz, e tem uma capacidade elevada de extrair informações das imagens.

PORQUE OS GATOS CAEM SEMPRE NAS QUATRO PATAS?

Embora gatos sejam escaladores bastante eficientes, algumas vezes eles caem e, quando isto acontece, entra em acção um mecanismo bastante interessante, que faz com que seu corpo se endireite rapidamente.
Quando começa a cair, com o corpo virado para baixo, inicia-se uma reacção automática na cabeça e no rabo do gato. Inicialmente, a cabeça gira até ficar de frente para o chão. Logo as patas dianteira se colocam perto da face, para protegê-la do impacto. Uma fracção de segundo depois, a parte superior da espinha é alinhada com a cabeça. As patas dianteiras esticam-se preparando-se para a aterrissagem. O gato então torce a parte traseira de modo a alinha-la com a frente do corpo. Finalmente, quando está bem próximo ao solo, o gato estica todas as quatro patas em direcção ao chão e arqueia as costas, de modo a reduzir a força do impacto. É interessante notar que, durante todo o movimento, o rabo está erecto e girando como um propulsor, ajudando a equilibrar o corpo.
ATENÇÃO: Esse mecanismo só funciona quando o gato cai de uma pequena altura.
   



PORQUE OS GATOS GOSTAM DE SER ACARICIADOS?

Porque os seus donos assumem o papel de "mães". A mãe lambe repetidas vezes os seus filhotes, e a sensação táctil da carícia é bem parecida. Como os humanos continuam a acariciá-los mesmo depois de adultos, os gatos domésticos nunca crescem realmente, permanecendo sempre gatinhos em relação aos seus donos. Um sinal dessa dependência emocional é o facto do gato esfregar o corpo nas pernas do seu dono, ou empurrá-lo com a cabeça, à espera de carinho. Outro sinal é a cauda erguida, forma de saudação também usada para a mãe, um convite ao exame da região anal do filhote, que é sempre inspeccionada por ela.

PORQUE OS GATOS INSISTEM NA APROXIMAÇÃO DE QUEM NÃO GOSTA DELES?

  Toda as vezes em que um gato entra numa sala onde estejam várias pessoas desconhecidas, é bem provável que ele se aproxime justamente daquela que não o aprecia. Isso acontece porque geralmente o gato é muito reservado com estranhos, e não gosta de olhares insistentes, nem aproximações com quem não conhece. A única pessoa que certamente não lhe dirigirá nenhum tipo de atenção é aquela que não gosta de gatos, e isso fará com que o gato se aproxime naturalmente.

PORQUE O GATO SE DESORIENTA SEM OS BIGODES?

Os bigodes do gato são extremamente móveis e muito sensíveis, capazes de perceber tudo ao seu redor. Segundo a crença, os bigodes da face indicam ao gato qual o menor espaço por onde ele pode passar sem ficar preso, mas isso não tem comprovação científica. O facto é que os bigodes se desenvolvem ainda no útero da mãe, e fornecem dados preciosos sobre os objectos e o movimento das coisas ao redor do gato. Apesar de sua função ainda não estar totalmente compreendida, sabe-se que estão relacionados com o tacto. É por isso que o animal parece desorientado sem eles.


PORQUE O GATO AFIA AS UNHAS?

Embora arranhar seja um processo utilizado para manter as unhas afiadas, hábito herdado dos tempos selvagens, o gato também o faz para marcar seu território, deixando um sinal evidente de sua presença. É por isso que ele prefere arranhar algo que esteja à vista, como o braço de um sofá. As marcas são feitas sempre de cima para baixo, e servem também para renovar as unhas do gato. É possível encontrar as garras velhas presas nos locais onde o gato exercita o seu arranhar.


PORQUE O GATO CAÇA, MESMO DOMESTICADO?

Porque muitas das características de seus ancestrais selvagens ainda estão presentes, mesmo depois de séculos de domesticação. O impulso de uma fera forte e inteligente ainda está viva debaixo da sua pele. Misterioso e surpreendente, é capaz de sair do seu andar calmo, num aparente ar de majestade, para um súbito e fulminante salto de certeiro caçador.
Entre as muitas qualidades herdadas dos felinos selvagens e predadores estão os afiados dentes, as unhas, a força física, a agilidade e a rapidez ao atacar a presa. Para localizar uma presa, os gatos dedicam muito tempo e energia. Exploram calmamente o local em busca de vítimas adequadas. Planejamento, observação cuidadosa e a surpresa são os elementos-chave de um ataque perfeito sobre os ratos ou outros pequenos animais. Caçadores pacientes, ficam imóveis por longo tempo até que possam saltar sobre as vítimas. O salto final deve ser preciso. Muitas vezes eles escondem-se, armando emboscadas. para caçar passarinhos. Qualquer gato, selvagem ou doméstico, segue a mesma sequência de movimentos na caça. Ao localizar a presa, aproxima-se, arrastando-se o mais rápido possível, em silêncio. De repente, fica imóvel, concentrando-se todo no animal. Os olhos seguem-no e a ponta da cauda agita-se. A cabeça move-se levemente de um lado ao outro, ajudando-o a calcular a distância com precisão. Ele levanta as patas dianteiras e pula. Depois, com as patas traseiras firmes no chão, usa as dianteiras para imobilizar a presa. Se ela resistir e tentar lutar, o gato liberta-a, para depois, rápida e definitivamente pegá-la.



SABIA QUE...

v     A expectativa de vida dos gatos dobrou desde 1930, passando de 8 para 16 anos.

v     A duração média de vida de um gato, que vive dentro de casa, é de cerca de 15 anos. Esta média baixa para assustadores de 2 a 5 anos para os gatos vadios.

v     O gato com a vida mais longa registrado foi o inglês Puss, que morreu em 1939, um dia depois de ter completado o seu 36º aniversário. A gata mais idosa foi uma fêmea inglesa rajada que morreu em 1957, aos 34 anos.
  Fonte:prof2000.pt/users

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...