Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pastor Branco Suíço:Lindo e imponente!


O Pastor Branco Suíço é uma raça nova reconhecida pela F.C.I. desde Dezembro de 2002. Esta magnifica raça provém do Pastor Alemão, a qual existia em várias cores incluindo a branca. A partir dos anos trinta os Alemães começaram a rejeitar os exemplares de cor branca por preconceito relacionado com a associação (erradamente) desta cor ao albinismo. Aliás, como hoje é sabido,  a cor branca  sempre fez parte  da raça  do Pastor Alemão, além de estar na sua origem.  
 Devido à rejeição da cor branca por parte da «Verein fur Deutsche Schaferhunde» ( sociedade para a defesa dos Pastores Alemães), os Americanos e Canadianos, que ainda hoje o chamam de Pastor Alemão Branco, decidiram seleccionar estes exemplares e dar continuidade à sua procriação, o que foi mais tarde seguido por alguns países Europeus como Suíça, França, Bélgica e Holanda. Hoje esta raça chama-se Pastor Branco Suíço, devido ao orgulho dos Alemães que nunca quis aceitar a cor branca para o Pastor Alemão e por ter sido a Suíça o Primeiro Pais Europeu a registar a raça, e que mais trabalhou em prol dela.  A FCI, após várias pressões por parte dos clubes já existentes desta raça, acabou por oficializar o PASTOR BRANCO SUÍÇO como raça própria. É também de salientar que não houve qualquer cruzamento com outras raças de cães. Se hoje o estalão do Pastor Branco Suíço difere do do Pastor Alemão, foi devido a décadas de cruzas somente entre exemplares brancos, o que deu origem a uma linhagem distinta. 



Hoje em dia, esta raça conseguiu alcançar um grande sucesso pela Europa (onde a procura é maior que a oferta, com listas de espera de mais de 1 ano),  tal como pelo resto do mundo devido às suas qualidades: beleza, carácter, inteligência. Trata-se de um excelente cão de companhia, com grande aptidão para o trabalho, já utilizado como «cão guia» para cegos e deficientes, «cão de resgate», «cão policia», como também no desporto com bons resultados no RCI, Agility e Mondioring.

  

O Pastor Branco Suiço nas exposições

O Pastor Branco Suiço sendo uma raça nova desde de 26/11/2002 é considerada como raça provisória no FCI e não pode concorrer aos campeonatos internacionais durante aproximadamente uma década. Ou seja não existe nenhum Pastor Branco Suiço que seja actualmente campeão internacional.  No entanto podem concorrer nas exposições europeias e mundiais como também nas exposições próprias da raça chamadas de monográficas. Ou seja pode chegar ao título de campeão europeu e campeão mundial. Em relação as monográficas só existem quando existem os clubes da raça, ou seja em Portugal como ainda não temos o clube da raça não temos monográficas.
Devido ao estado provisório da raça com os Pastores Brancos impossibilitados de alcançar o título de campeões internacionais surgem Pastores com o título de Multicampiões, ou seja, os criadores fazem o campeonato completo em vários países tornando os cães campeões de (por exemplo) França, Espanha e Portugal. Isso como é óbvio é muito mais custoso, difícil e demorado que ser simplesmente campeão internacional.





Contactos - Contacts
Simone Alonso & Hugo de Melo
(+351) 22 764 39 06 - 91 794 22 80 - 91 995 33 25
R. da Bouça 197 - 4415-497 Grijó - V. N. Gaia - Portugal

Fonte:casadolabrador.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...