Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 4 de setembro de 2011

Cuidados na Estação Quente



Entre as alegrias do verão também encontram-se possíveis perigos para os nossos animais de estimação. Ter consciência das ameaças ao seu conforto e segurança pode tornar a vida na época do verão mais fácil para os animais de estimação e seus donos.


O verão significa mosquitos e o perigo da dirofilária. Convém fazer uma visita ao seu veterinário para que ele examine seu cão quanto à dirofilária, bem como outros parasitas internos e comece um programa de prevenção contra a dirofilária. Lembre-se de que os gatos também podem infectar-se, porém a incidência é menor. Se você estiver morando em uma área com uma grande infestação de mosquitos, consulte o seu veterinário sobre uma proteção contra a dirofilária para o seu gato. O problema de pulgas e carrapatos intensifica-se durante os meses de verão. Uma higiene (grooming) regular não apenas ajuda a controlar a descamação do verão, mas também auxilia no controle de pulgas e carrapatos. Examine a pelagem do seu animal cuidadosamente durante cada sessão de higiene quanto a sinais de parasitas externos. Se os cães estiveram em campos ou áreas arborizadas, examine-os também quanto à presença de ervas daninhas e sementes. Algumas vezes, as sementes penetram nos ouvidos, narinas, boca e almofadas plantares e, até mesmo, internamente. A pronta remoção ajuda a evitar problemas. Seu veterinário pode recomendar produtos de controle de pulgas para o seu animal e seu ambiente. Certifique-se de que qualquer produto que você usa para o seu gato está indicado, no rótulo, como sendo seguro para os gatos. 




Muitos dos inseticidas, herbicidas e fertilizantes que utilizamos para manter nossos gramados e jardins lindos podem ser prejudiciais ou até mesmo tóxicos para um animal de estimação. Os cães e gatos apanham resíduos em suas patas após correr sobre uma área tratada e ficam doentes após lamberem os mesmos de suas patas. Se um animal tender a comer grama, os gramados recém-borrifados apresentarão uma ameaça adicional. Muitos plantas domésticas e de jardins podem causar irritação, doenças ou morte se ingeridas pelos animais de estimação. Amarílis, narciso silvestre, bulbos de tulipa e íris, azaléia, lírio-do-campo, teixo, difenbáquia, filodendro e caládio são algumas das plantas tóxicas para os animais de estimação. Planeje seu jardim e disponha suas plantas domésticas de modo que fiquem fora do alcance dos animais.


Calçada quente, piche pegajoso ou cascalho podem causar problemas para as almofadas plantares. Para remover o piche das almofadas plantares, esfregue-as com geléia de petróleo e, em seguida, lave-as com sabão neutro e água e enxágüe completamente. Jamais use querosene ou aguarrás para remover o piche. Estes produtos químicos irritam a pele e podem ser tóxicos para o seu animal de estimação. Algumas vezes, nós nos preocupamos com o fato de que nossos cães não estão comendo tão bem quanto antes. A menos que um cão apresente outros sinais de doença, é provável que ele esteja fazendo o que muitos cães fazem durante a estação quente - comem menos. Muitos gatos também tendem a comer menos durante a estação extremamente quente.

 



Dar ao seu animal de estimação bastante água fresca ajudará a mantê-lo fresco durante todo o verão. Coloque alguns cubos de gelo na tigela de água durante os períodos de calor extremo. Se você tiver que despachar seu animal de avião, escolha um vôo no início da manhã ou da noite. Deve-se evitar, se possível, os períodos de viagem de pico quando os atrasos ou interrupções podem ser mais longas. No final da viagem, o seu animal de estimação deve ser apanhado imediatamente. É importante manter um ambiente confortável para os seus animais de estimação. Aqueles que forem deixados do lado de fora deverão contar com bastante sombra e água fresca. O confinamento em um carro ou qualquer outro local fechado e mal ventilado pode ser fatal para um animal de estimação. Um estudo relata que, quando a temperatura externa é de 25.6ºC, a temperatura em um carro fechado atingirá 32.2ºC em cinco minutos e 43.3ºC em 25 minutos. Evite exercitar seus cães excessivamente durante os dias quentes ou durante as noites tépidas e úmidas. A melhor hora de exercitar os cães é no começo da manhã, antes do sol nascer, ou após o sol se pôr. À medida em que as temperaturas se elevam, os animais de estimação tornam-se mais vulneráveis ao estresse causado pelo calor. Os cãezinhos e gatinhos e os cães e gatos geriátricos tendem a se tornar mais susceptíveis. Outros que estarão em uma condição de risco incluem as raças de nariz curto, como o buldogue e pug, os gatos persas, os animais com excesso de peso e aqueles com problemas cardíacos ou respiratórios.

Os animais de estimação adultos mais susceptíveis ao estresse causado pelo calor incluem aqueles que saíram recentemente do clima frio para climas mais quentes, aqueles com problemas cardiovasculares ou respiratórios ou com um histórico de estresse devido ao calor. Cães cujos pêlos foram recentemente cortados muito curtos podem tornar-se vítimas de queimaduras do sol e são tão susceptíveis ao estresse devido ao calor quanto os cães com seus pêlos naturais. Na verdade, a pelagem de um cão tem características isolantes para protegê-lo do calor. Um corte muito curto deve ser evitado durante a estação quente. A insolação é o tipo mais comum de estresse devido ao calor. Ela desenvolve-se rapidamente, estando freqüentemente associada à exposição a temperaturas elevadas, umidade e má ventilação. Os sintomas incluem respiração ofegante, um olhar fixo e ansioso, ausência de resposta a comandos, pele seca e um tanto quente, temperatura extremamente elevada, desidratação, batimento cardíaco rápido e colapso. Para tratar a insolação, mergulhe o animal em água fria ou borrife-o com uma mangueira de jardim para ajudar a abaixar a temperatura do seu corpo. Caso não disponha de água, aplique sacos de gelo na cabeça e pescoço e leve-o para um local fresco imediatamente. Uma leve brisa de um ventilador também pode ser utilizada. Qualquer que seja a forma do estresse devido ao calor, a atenção imediata de um veterinário é importante tendo-se em vista lidar com as possíveis complicações.

Uma Consideração Final


Com sua proteção vigilante, seus animais de estimação poderão compartilhar as alegrias do verão com você.

Fonte:nestle.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...