Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 11 de setembro de 2011

Gatos tambem escovam os dentes!!



A importância de escovar os dentes do gato

 

Escovar os dentes do gato é um cuidado de saúde obrigatório e essencial. Gatos que não fazem higiene bucal com frequência possuem o risco de contrair doenças que podem ser graves. Um exemplo é a doença dentária de gatos, também chamada de periodontite.
Além de escovar o dente é importante que você entenda um pouco sobre dentes e saúde da boca do gato lendo nosso artigo sobre Dentes do Gato: cuidados básicos.

 

Qual a frequência que devo escovar os dentes do meu gato?

A escovação deve ser diária ou pelo menos de 3 vezes por semana.

 

Eu mesmo posso escovar os dentes do meu gato?

Você não só pode como deve escovar os dentes de seu animal de estimação. Não pense que seu veterinário ou outra pessoa irá fazer isso para você, como a escovação deve ser freqüente, seu veterinário não poderá estar sempre por perto para realizar a higiene bucal do gato.
Além disso, escovar os dentes de seu gato pode ser um momento de aproximação e ganho de intimidade com seu filhote. 


 

Que escova de dente é melhor para meu gato?

 

Primeiramente você precisa entender que não se deve utilizar escovas de dente para humanos e nem pasta de dente para humanos, pois isso pode resultar em problemas de saúde para seu gatinho!
Existem escovas e pastas de dente especiais para gatos, seu veterinário pode recomendar a marca e o modelo mais apropriados.
A escova para humanos além de machucar, não penetra corretamente nas áreas que mais necessitam de limpeza. E as pastas de dente para gatos geralmente possuem um gosto especial que seu gato irá amar.

 

Treinando seu gato a se acostumar com a escova de dente

 

Não vá tentando enfiar a escova dentro da boca de seu amigo: ele precisa primeiro se acostumar a um objeto dentro de sua boca. Para tal, comece brincando de colocar seu dedo dentro da boquinha do gatinho.
Você deve acostumá-lo com o processo e isso leva alguns dias. Se fizer tudo com paciência seu gato vai passar a enxergar a atividade de limpeza oral como uma “brincadeira”. Caso contrário ele vai se assustar e fugir e irá associar a limpeza oral a uma experiência desagradável.
Finja que seu dedo é uma escova de dente e devagarzinho e gentilmente esfregue seu dedo no dente do gatinho, massageando. Não ponha o dedo fundo na boca dele, seja gentil e realmente simule uma escovação de dente utilizando seu dedo. Repita isso por cerca de uma semana até ele se acostumar com esta prática.
Depois passe a fazer a mesma coisa só que agora, colocando um pouco de pasta de dente para gatos em seu dedo assim o filhote vai se acostumando com o gosto da pasta. Faça isso por mais ou menos uma semana. 



 

Apresentado a escova de dente

 

O próximo passo é acostumar seu gatinho com a escova de dente. Coloque a escova de dente gentilmente e devagar em sua boca. Você pode colocar um pouco da pasta de dente na escova já que ele já está acostumado com esse gosto.
Outra maneira é colocar um pouco de caldinho de comida para gato ou caldo de atum enlatado, ele irá gostar do gostinho e vai querer a escova dentro de sua boca. Faça isso por mais uma ou duas semanas.
Se você optar por colocar um caldo de comida na escova tente mudar para a pasta o quanto antes, pois afinal você quer limpar os dentes e não sujá-los com caldo de comida.
Perceba que o processo de acostumar o gatinho leva cerca de um mês: realmente não é o caso de colocar a escova na boca dele da noite para o dia!
A escovação deve sempre ser gentil e suave. Não vá escovando com força, pois você pode machucar seu animal de estimação! Lembre-se, vá ensinando e treinando ele devagar e tenha paciência. No começo ele não irá deixar você escovar todos os dentes.
É fortemente recomendado que pergunte ao seu veterinário para que ele lhe mostre como escovar os dentes do gatinho corretamente. 

A limpeza oral no veterinário

 

Recomendamos que a cada 6 meses pelo menos, você leve seu gatinho ao veterinário para uma limpeza oral profissional. Da mesma forma que nós humanos vamos ao dentista de tempos em tempos para fazer uma “limpeza geral nos dentes” é importante para seu gato fazer o mesmo de vez em quando. Pergunte ao seu veterinário sobre esta prática. 
Fonte:www.linkanimal.com.br

4 comentários:

  1. q legal, eu não sabia, vou começar a escovar os dentinhos da Malú..gostamos mt do seu blog!!queremos ser as suas novas amiguinhas!!!venha nos conhecer tbm!!lambjs e miaus!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dalva, tudo bom? Sou do linkanimal e gostaria de te pedir, encarecidamente, se você poderia trasformar a fonte: linkanimal.com.br em um link ativo e não só estar citado dizendo o site! Quero dizer, para as pessoas conseguirem clicar no link propriamente dito. Isso é muito importante para nós e como eu sei que você é uma pessoa honesta, só por ter citado a fonte, não teria problema em me ajudar com isso. O que você acha? Se você precisar de ajuda para fazer isso não pense duas vezes para me escrever: contato@linkanimal.com.br

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Dalva, muitíssimo obrigado. Realmente agradeço. Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...