Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A importancia das Vacinas



Vacinação de cães e gatos


Existem vários vírus e bactérias capazes de causar doenças graves nos cães e gatos, algumas delas podem ser fatais por não haver tratamento específico (como a cinomose e a FeLV).  Mas graças a anos de estudos de vários pesquisadores, foram desenvolvidas vacinas que evitam algumas das infecções mais graves.
Conheça quais vacinas estão disponíveis no mercado brasileiro e a importância delas na saúde do seu cão ou gato:

CÃES

Principais doenças que podem ser prevenidas pela vacinação anual:

1) Cinomose: doença viral que acomete cães de qualquer idade. É altamente contagiosa através do contato direto com secreções principalmente nasais dos animais doentes. O vírus pode ficar disperso no ar principalmente em temperaturas mais frias. No cão, pode manifestar sinais cutâneos, gastrointestinais, respiratórios ou neurológicos e como não há tratamento específico, a taxa de mortalidade é alta. Os animais doentes podem receber tratamento sintomático, e os que conseguem driblar a doença acabam ficando com sequelas (principalmente neurológicas) pro resto da vida.

2) Parvovirose: doença viral que acomete mais comumente filhotes, levando a um quadro gastrointestinal grave com diarréia e vômitos com sangue. O contágio ocorre através do contato com as fezes contaminadas, porém o vírus pode permanecer no ambiente por meses a anos. Também não há tratamento específico, somente sintomático, e a taxa de mortalidade é alta.

3) Coronavirose: doença viral, com manifestação gastrointestinal semelhante a parvovirose, porém mais branda. O cão também se contamina ao entrar em contato com as fezes contaminadas.

4) Leptospirose: doença bacteriana, que pode ser causada por diversos sorovares (tipos de leptospira) existindo mais de 10 que podem contaminar o cão. Cada sorovar manifesta uma sintomatologia clínica, que pode variar de lesões graves em rins, fígado e hemorragias. O animal se contamina entrando em contato com o animal doente ou urina contaminada (que também pode contaminar água e alimentos).

5) Parainfluenza e Adenovírus tipo 2: doenças  virais, que acometem o sistema respiratório causando tosse, espirro que podem evoluir pra pneumonia. O cão se contamina ao entrar em contato com os animais doentes,  que transmitem o vírus através de partículas durante a tosse ou espirro. Altamente contagiosa, principalmente  em locais com grande número de animais (canis, parques).

6) Hepatite Infeciosa: doença viral com manifestação hepática e ocular. Ocorre através do contato  oronasal com o cão doente.

7) Raiva: doença viral grave e sem cura, que manifesta sinais neurológicos e que se comprovada a doença é indicado eutanásia do animal. Por se tratar de uma importante zoonose (que os cães ou gatos doentes transmitem pela mordedura/saliva), a vacina contra raiva é a única obrigatória por lei Federal no Brasil. Todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente com esta vacina.

8) Leishmaniose visceral: doença grave transmitida pela picada de determinadas espécies de mosquitos, manifesta inúmeros sinais clínicos no cão como lesões em pele, aumento de linfonodos, anemia, alterações em órgãos como baço, rins  e fígado  entre outros. O tratamento canino com determinadas drogas é proibido no Brasil e a legislação vigente recomenda a eutanásia dos animais positivos.
A vacina está disponível somente em áreas endêmicas (onde há vários casos de Leishmaniose visceral canina (e humana) comprovados). Uma vez vacinado, o animal pode se tornar positivo em alguns exames para detecção da doença o que em tese teria a indicação da eutanásia. Por isso, ela tem um esquema diferenciado de vacinação, pois precisa de confirmação sorológica negativa antes de iniciar o esquema vacinal, além de um controle muito mais rigoroso dos reforços vacinais.

Tipos de Vacinas 


Para os cães atualmente há disponível as vacinas polivalentes (que protegem contra diversas doenças numa só vacina), que são conhecidas como óctupla (V8), déctupla (V10) ou sextupla (V6). E as monovalentes contra Giárdia, Tosse dos canis, Leptospirose, Leishmaniose e Anti-rábica.

a) Vacina óctupla: protege o cão contra 8 doenças: cinomose, parvovirose, 2 tipos de leptospira (L. canicola e L. icterohaemorrhagiae), hepatite infeciosa, coronavírus, parainfluenza e adenovírus tipo 2
b) Vacina déctupla: além das 8 doenças da óctupla, possui mais 2 tipos de Leptospiras (L. grippotyphosa e L. pomona)
c) Vacina sextupla: as mesmas doenças da óctupla com exceção das leptospiras

Existe 3 tipos de vacina contra a tosse dos canis, sendo 2 injetáveis e uma intranasal. A diferença básica entre elas, além da via de administração, é a quantidade de agentes ao qual ela protege. Duas delas, protegem contra o adenovírus tipo2, parainfluenza e Bordetella bronchiseptica enquanto uma delas é específica para proteção contra a Bordetella bronchiseptica.
Existe também a opção da vacina separada para Leptospirose, que contém  4 tipos de leptospira, e está indicada no  esquema vacinal semestral para os cães de alto risco para contágio da doença (locais com enchentes, acesso a roedores, fazendas e sítios etc..)




GATOS
Principais doenças que podem ser prevenidas pela vacinação anual:

1) Panleucopenia felina: doença viral, contagiosa através do contato com as fezes ou objetos que tenha entrado em contato com o animal contaminado. Manifesta principalmente sinais gastrointestinais graves com alto índice de mortalidade. Não possui tratamento específico, somente sintomático.

2) Rinotraqueíte: doença viral (causada por um herpesvírus), altamente contagiosa, que manifesta sinais respiratórios (principalmente espirros e secreção nasal) e alterações oculares, podendo levar o gato a morte por complicações do quadro ou  permanecer com sequelas oftálmicas.

3) Clamidiose: doença bacteriana, transmissível aos humanos, que se caracteriza principalmente por lesões oculares (conjuntivite, úlcera de córnea...)

4) Calicivirose: doença viral, que causa infecção respiratória nos felinos. Pode vir associada a rinotraqueíte e a clamidiose, levando ao quadro de complexo respiratório felino.

5) Leucemia Viral Felina (FeLV): doença viral grave, sem cura e sem tratamento específico, contagiosa  principalmente pela saliva do animal contaminado (que pode contaminar comedouros e bebedouros), lambedura ou modedura. Apresenta diversas manifestações clínicas, entre elas a imunossupressão e  o aparecimento de tumores em diversos órgãos (linfomas).

6) Vacina Anti-Rábica: Por se tratar de uma importante zoonose (que os cães ou gatos doentes transmitem pela mordedura/saliva), a vacina contra raiva é a única obrigatória por lei Federal no Brasil. Todos os cães e gatos devem ser vacinados anualmente com esta vacina.

Tipos de Vacinas 

Também existe as polivalentes felinas,  entre elas a tríplice (V3),  a quádrupla (V4)  e a quintupla (V5) além da Anti-rábica

a) Vacina tríplice felina: protege o gato contra panleucopenia felina, calicivirose e  rinotraqueíte
b) Vacina quadrupla felina: além das 3 doenças da V3, protege contra clamidiose
c) Vacina quíntupla felina: protege contras as 4 doenças da V4 e FelV (Leucemia viral felina). Não são todos os gatos que tem indicação para receber a vacina quíntupla. Antes de ser vacinado contra Felv, o gato deverá realizar testes sorológicos para confirmar se o gato não é um portador assintomático da doença, o que contra-indica sua administração.




Vacinas nacionais x importadas, éticas x "não éticas"

Além de tudo isso que foi explicado anteriormente com relação as vacinas, existe ainda essa discussão sobre eficácia entre tipos de vacinas e fabricantes. Em tese, todas as vacinas que possuem registro no Ministério da Agricultura, tiveram sua eficácia comprovada e portanto liberada para comercialização.
Como já foi dito,  muitos fatores interferem na eficácia da vacina:
  • fatores externos: armazenamento, temperatura de conservação, manipulação, aplicação, data de validade...
  • fatores da vacina: cepa viral, número de passagens, atualização da vacina de acordo com os vírus mais encontrados em campo, adjuvante...

As consideradas vacinas "não éticas", são vacinas de venda livre, ou seja, que não são exclusivamente vendidas a médicos veterinários. Não há controle de compra e com isso não há controle de armazenamento, manipulação, validade. Sendo em sua maioria, aplicada por leigos em pet shops ou casas agropecuárias.
As vacinas éticas, são vacinas exclusivamente vendidas a médicos veterinários que estão devidamente registrados no CRMV de sua região, e em geral estão em consultórios, clínicas ou hospitais veterinários, o que garante um correto armazenamento sob temperaturas controlas em geladeiras específicas para este fim, bem como correta manipulação da vacina.
Vacinas nacionais, como o nome diz, são vacinas produzidas no Brasil ou em laboratórios brasileiros. Infelizmente algumas dessas vacinas são de venda livre, e portanto consideradas não éticas, o que consequentemente acaba comprometendo sua eficácia devido a fatores externos.
Vacinas importadas, são fabricadas por multinacionais presentes em diversos países, que exportam determinadas vacinas de acordo com as doenças presentes naquele pais.  Em sua maioria, são vendidas  exclusivamente a médicos veterinários cadastrados.
Por estar presente em diversos países, em contato com as mais diversas realidades, estas empresas acabam investindo muito em pesquisas de forma a estar sempre atualizando as vacinas de acordo com novas cepas virais ou aparecimento de novas doenças, algumas de forma regionais (de acordo com o pais, um exemplo é a vacina contra Leishmaniose desenvolvida no Brasil e a vacina de Fiv na França), outras de forma globalizada.

Protocolos vacinais

Existem diversos esquemas vacinais que podem ser adotados, que variam de acordo com a idade do animal, consumo ou não de colostro materno, exposição ao vírus/bactéria, gravidade da doença x riscos vacinais, raça do animal (no caso da parvovirose, existe raças mais sensíveis, que recebem um esquema vacinal diferenciado) entre outras considerações.
Além disso existem vacinas de vírus vivo (modificado ou atenuado) e vírus inativado. Quem define o tipo de vacina a ser aplicada, a idade inicial e a fequência dos reforços, é o Médio Veterinário, após conhecer toda a  história clínica do animal.
Após escolhida a vacina, o animal passa por um completo exame físico, para ter certeza que está apto a ser vacinado. Animais com doenças pré-existentes, verminoses, infestações por pulgas ou carrapatos e/ou alteração de temperatura corporal, não devem ser vacinados, pois haverá comprometimento na resposta vacinal. Além disso, caso o animal esteja incubando alguma das doenças as quais a vacina protege,  poderá haver piora do quadro.
Não bastasse o cuidado na escolha do tipo de vacina, protocolo vacinal e exame físico do animal, o armazenamento e manipulação da vacina é algo que pode influenciar diretamente na eficácia da vacina. Todas as vacinas devem ser mantidas sob temperatura rigidamente controlada em refrigerador exclusivo para este fim, preparadas e administradas de forma asséptica, e aplicadas em locais corretos de administração.

Portanto a vacinação dos cães e gatos, é algo muito mais complexo do que simplesmente aplicar uma injeção,  e somente o Médico Veterinário é capaz de avaliar a condição clínica do animal e escolher o melhor protocolo vacinal.

Maricy Alexandrino - Médica Veterinária
Fonte:clinipet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...