Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O mundo fascinante dos Gatos


Afeto

O bichano se afeiçoa muito às pessoas que lhe dão carinho, porém, por serem animais muito inteligentes, não se doam mais para as pessoas que não sejam sinceras com eles. Eles são dotados de extraordinária sensibilidade e percebem com extrema facilidade as pessoas que querem conquistar a sua amizade. Várias celebridades no mundo, pessoas de inteligência acima do normal, têm e amam seus felinos. Geralmente músicos, poetas, escritores, e grandes pensadores têm felinos e os compreendem.

Conforto

A pessoa que deseja ter um gato, deve se preocupar, de início, em arranjar um local adequado para que ele tenha conforto e possa desenvolver hábitos saudáveis. Essa atenção se resume em cuidados básicos, tais como, uma alimentação correta, um lugar para dormir (na maioria das vezes os gatos possuem “vícios”, escolhendo diferentes cantos da casa), e um local para suas necessidades.
Apesar de que, na maioria das vezes o gato escolhe um cantinho agradável para repousar, o dono deve observar se neste local não existem correntes de ar que prejudiquem.
Se elas ocorrerem, deve-se transportar a sua “caminha” (caixotes forrados de palha ou papel), para o local escolhido e tentar, por várias vezes, que o gato se habitue, para que assim fique abrigado.

Unhas

O gato é um bom escalador por natureza e utiliza suas unhas para subir rapidamente em árvores perseguindo pássaros ou fugindo de cães.
Eles gostam de afiar as unhas em madeiras ou paredes. É interessante que as pessoas de casa tenham pequenos troncos para preservar a mobília dos arranhões desses animais.
Os gatos possuem unhas retráteis, de crescimento lento, compensando assim a falta de desgaste (quando caminham, encolhem, não tocando o chão).
O crescimento dessas unhas nos gatos domésticos, isto é, animais que não utilizam as garras com muita freqüência, resulta em incômodo e em uma necessidade de arranhar ou dilacerar alguma coisa para desgastar-lhes as pontas. Daí a necessidade do tronco, que poderá ser um pedaço de madeira
tronco, que poderá ser um pedaço de madeira colocado ao alcance do gato.
Com paciência, inteligência e determinação, o dono do gato, conseguirá que este compreenda o seu objetivo através da identificação de benefícios, adquirindo, assim, confiança.



Limpeza

O gato é um dos animais mais limpos que existem no mundo. Geralmente, eles só ficam sujos se o ambiente estiver muito mais sujo.
Por isso, o local para suas necessidades deverá estar sempre asseado porque, se não estiver, ele o abandonará totalmente. A caixa deverá ser ampla para uma boa acomodação e com uma quantidade boa de areia ou terra, para que o gato possa enterrar suas necessidades. Essa caixa deverá ser limpa com desinfetante inodoro, sendo colocada sempre no mesmo local. No início, para uma mais rápida assimilação da sua utilidade, podemos sujar essa areia ou terra com urina.
Quando o gato se lambe, libera os pêlos mortos e acaba ingerindo-os, o que pode causar problemas digestivos no futuro. É muito louvável que as pessoas
 que têm felinos adicionem 2 a 3 vezes por semana um pouco de azeite de boa qualidade na sua alimentação, pois essa medida vai impedir a formação de fecalomas (fezes retidas) por bola de pêlos no sistema digestivo.

Olfato

O uso indiscriminado de desinfetantes e detergentes na casa pode causar alergia nos felinos que respiram muito próximos do solo. Os desinfetantes, detergentes, cigarros e charutos podem levar a processos alérgicos nos felinos domésticos, pois, além de respirarem muito próximos ao chão, têm um número muito grande de células de olfato.

Educação

Nunca use violência com os gatos, pois um ato violento pode afastar o bichano de você para o resto da vida. Use energia ao falar para que ele sinta que está sendo ensinado e educado por alguém. O gato perceberá que está sendo punido após ser mal educado se você demonstrar qual a causa do seu desagrado.




Bigodes

Os bigodes dos gatos não são apenas decorativos, são órgãos de muita sensibilidade, funcionando como verdadeiros radares e permitindo-lhes se locomover na escuridão sem acidentes. Nunca devemos retirá-los, pois fazem parte do sistema sensitivo, que é diretamente ligado ao sistema nervoso.
Linguagem e comunicação 

Os gatos são capazes de se comunicar com os da mesma espécie e também com os seres humanos. A vida social que goza está apoiada e reforçada pela capacidade de comunicação, na qual se expressa por meio da vocalização, do olfato, como também de gestos e atitudes.
A rica linguagem vocal, faz do gato um dos animais mais falantes. Estudiosos identificam dezesseis vocalizações, em três categorias de sons. Entre os primeiros, estão o ronronear e os suaves sons empregados para saudar, chamar atenção e expressar reconhecimento e aprovação.As distintas variações do miau são usadas para pedir,exigir, expressar perplexidade e queixa. A maioria dos gatos tem vocabulário pequeno, porém muito funcional, que cobre conceitos como: fora, para dentro, obrigado, vem cá, socorro, não; os sons de maior intensidade são reservados geralmente para a comunicação entre os próprios gatos. Logo que nascido, possui a capacidade de expressar-se, já que ronroneia com satisfação quando mama. Conversas mais longas entre os gatos adultos, acontecem na época do cio. Tanto o macho como a fêmea emite fortes alaridos antes de copular.
A linguagem do corpo se manifesta, na maioria das vezes, através das relhas e da cauda. Esta balança violentamente de lado a lado quando sente medo, a cauda erguida demonstra que é um gato feliz. Já as orelhas baixas são um claro índice de perigo eminente. Gestos como os de se esfregarem uns nos outros o nos seus donos servirão para futuras identificações ou reconhecimento.
 
Adaptação do texto original
“O Mundo Fascinante dos Gatos”, Dr. Eduardo Ribeiro Filetti, Editora Nexus


“O gato é um italiano criado na Inglaterra.
Sente como um italiano, mas se comporta como um lorde inglês”.Arthur da Távola
Fonte:gatoverde.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...