Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Falando de Gatos





O hábito de ter gatos em casa já vem de longe, dos tempos em que os Antigos Egípcios domesticaram o primeiro gato, há cerca de 5.000 anos atrás. Independentemente do facto de eles se terem tornado tão amigos dos confortáveis cadeirões ou dos cantos da casa mais quentinhos, os gatos são, ainda hoje, essencialmente caçadores e carnívoros. Muito embora os seus hábitos tenham mudado ao longo dos séculos, as suas necessidades nutricionais não. Por isso é importante que os gatos modernos tenham uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes necessários para responder às suas necessidades.
Este artigo presta especial atenção às necessidades nutricionais dos gatos, terminando com alguns conselhos de senso comum, sobre precauções de higiene, para assegurar uma convivência saudável entre os gatos e as pessoas.

Um carnívoro real

No estado selvagem, os gatos consumiam normalmente todo o corpo da sua presa – e não apenas a carne – mas também os ossos, os órgãos internos, o intestino e o seu conteúdo, bem como a pele e o pêlo da sua presa. Estes proporcionavam ao gato um fornecimento de vitaminas, minerais e fibras, que não existem nas dietas apenas à base de carne.
Claro que, no mundo dos gatos domésticos, são raras as oportunidades de devorar o corpo inteiro de uma presa. Os gatos domésticos, tal como os outros animais, comem primeiramente para satisfazer as suas necessidades energéticas e não as suas necessidades de fibras. Por isso, a comida que dá ao seu gato deve conter um complemento integral de proteínas, gorduras e minerais. A proporção é tão importante quanto a quantidade total.
O seu gato necessita de um nível relativamente elevado de proteínas; de facto, ele é incapaz de se adaptar a uma dieta que seja muito baixa em proteínas. A gordura animal é essencial aos gatos – não apenas por ser uma fonte de energia, mas porque são também uma fonte de ácidos gordos e vitaminas solúveis em gordura. A comida à base de plantas não contém a quantidade de nutrientes essenciais com a taurina, vitamina A pré-formada e ácido araquidónico. 






Comprar comida para o seu gato

Em termos de nutrição, o seu gato é um animal muito complexo. Por isso, a maior parte dos donos prefere comprar comida já preparada, comercializada no mercado, por ser equilibrada nutricionalmente, completa e bastante conveniente.
De uma forma geral, existem dois tipos de comida de gato já preparada, disponível no mercado, que se distinguem pela quantidade de água que contêm. Os produtos com molho são normalmente os mais populares, enquanto que a comida seca é dada como um complemento da sua dieta. No entanto, a comida seca pode consistir uma dieta completa por si só.
Assegure-se de que o seu gato tem bastante água, especialmente se a sua dieta tem por base comida seca, porque os níveis de humidade naturais ficam muito baixos. E lembre-se de limpar regularmente as suas tigelas de água e de comida.

Como lidar com gatos difíceis para comer

Os gatos são definitivamente muito esquisitos no que toca à sua comida – podendo chegar ao ponto de passarem fome, se lhes for dada alguma coisa da qual não gostam. Obviamente que este comportamento deve ser desencorajado, introduzindo uma grande variedade de sabores e texturas na sua dieta.
Os gatos não gostam de comida servida imediatamente após ter saído do frigorífico. Se guarda a comida enlatada no frigorífico, deixe-a atingir a temperatura ambiente, ou aqueça-a antes de servir – o seu gato irá preferir assim. Se aquecer a comida no microondas, misture bem antes de servir, para distribuir o calor e assegure-se sempre que não está demasiado quente (ou seja, mais do que 35°).
Os gatos gostam de variar e, no entanto, preferem muitas vezes uma dieta que lhes seja familiar. Por isso, e se o seu veterinário o aconselhar a mudar a sua dieta alimentar, o ideal é fazê-lo gradualmente, ao longo de vários dias. Ao expor repetidamente a nova comida ao seu gato, estará a encorajá-lo a vencer a sua relutância inicial para comer.

Que quantidade e com que frequência?

A quantidade de comida de que o seu gato necessita varia conforme o seu tamanho, idade, actividade e condição física. A maioria dos gatos controla bem a quantidade de comida que ingere e, se a comida contém o correcto equilíbrio, eles irão normalmente comer a quantidade adequada. A não ser que o seu gato tenha excesso de peso, não se preocupe com a quantidade que lhe dá, em qualquer refeição. No entanto, deve garantir que ele mantém o peso ideal, verificando regularmente o seu peso.
Quando lhe é permitido ter comida em excesso, permanentemente, os gatos têm a tendência para comer pouco, em muitas refeições ao longo do dia. No entanto, adaptam-se facilmente a horários de alimentação definidos: muitos gatos comem duas refeições por dia.







E se o seu gato comer demais?

Enquanto que a maioria dos gatos regula bem a quantidade de comida que come,  alguns podem comer demais. Os gatos que passam muito tempo dentro de casa e não fazem muito exercício, têm tendência para comer demais. Se este é o caso do seu gato, tente dar-lhe menos comida a cada refeição e deixe de lhe dar snacks entre as refeições.
Se o seu gato tem excesso de peso, fale com o seu veterinário, para que este lhe  aconselhe uma dieta especial. Nunca comece uma dieta muito rígida sem consultar o seu veterinário, pois uma restrição de calorias muito rígida poderá causar-lhe danos e até ser fatal, para alguns gatos. 

Mãe e gatinhos

Se acha que a sua gata está grávida, aconselhe-se com o seu veterinário. Durante a gravidez, a sua gata precisará de mais comida, para fazer face às necessidades de crescimento dos gatinhos que vão nascer. Ela precisará de uma dieta especial que seja rica em energia e nutrientes.
Uma semana após um acasalamento com sucesso, a futura mãe começa a comer mais e o seu peso vai gradualmente aumentando. Desde muito cedo ela começa a armazenar no seu corpo reservas de energia extra (que poderão ser utilizadas mais tarde na sua gravidez e durante o aleitamento, quando ela poderá não conseguir comer o suficiente para dar resposta às suas necessidades). Durante as duas últimas semanas de gravidez (do período total de nove semanas), uma gata poderá comer quase o dobro da sua ração normal.
Durante todo o período de gravidez e aleitamento, deve dar à sua gata tanta comida quanto ela desejar. Durante o aleitamento, em especial, assegure-se de que ela tem comida disponível toda a noite.
Na quinta ou sexta semana de aleitamento, juntando a quantidade de comida que a mãe come com a dos gatinhos, perceberá que equivale a cerca de três vezes mais do que a quantidade normal que a gata comia, antes de acasalar. Continue a proporcionar-lhe esta quantidade de comida até que os gatinhos sejam desmamados. Depois do desmame, reduza gradualmente a quantidade adicional de comida, até que a sua gata esteja a comer a quantidade normal que comia antes. 

As necessidades de crescimento dos gatinhos

Quando têm cerca de quatro semanas de idade, os gatinhos já são bastante activos e desenvolvidos e podem começar a comer comida sólida. A esta altura os gatinhos já estão a receber pouco alimento do leite da sua mãe.
Deve alimentar os seus gatinhos com comida macia, com molho e fácil de mastigar. Procure comida especialmente concebida para gatinhos e introduza-a na sua alimentação gradualmente. Neste momento, o melhor será usar comida enlatada, bem esmagada e, se usar comida seca, deve humedecê-la bastante. Lembre-se de arranjar um prato suficientemente baixo para que os gatinhos consigam comer nele.
A partir das seis a oito semanas, os gatinhos deverão estar a comer comida sólida perfeitamente felizes e estar completamente desmamados. Depois de desmamados (com cerca de sete ou oito semanas), os gatinhos precisam de quatro ou cinco refeições por dia.






Uma vida longa e feliz

É esperado que o seu gato viva dez a quinze anos, ou até mais. Ajude a aumentar a sua longevidade dando-lhe todo o carinho e atenção de que ele precisa ao longo da sua vida.
Muito embora os gatos sejam animais asseados e independentes, em última análise, você é o responsável pela saúde e bem-estar físico do seu animal de estimação. Naturalmente que ele precisa de uma dieta equilibrada para o manter em forma e saudável. Ele precisa também de abrigo e companheirismo, bem como alguém que o mantenha limpo, bem escovado e livre de doenças.

Uma abordagem sensível da higiene

Um gato saudável e bem tratado não representa qualquer risco para a sua saúde ou da sua família. No entanto, é sempre bom ter algumas precauções de bom senso:
  • O seu gato deve ter a sua própria tigela e os seus utensílios, que devem ser mantidos limpos e lavados, à parte da loiça da família
  • Proporcione ao seu gato o seu próprio espaço para dormir e lave toda a zona regularmente
  • Treine o seu gato para usar um tabuleiro específico para fazer as suas necessidades, ou deixe-o ir à rua
  • Retire os resíduos sólidos do tabuleiro, pelo menos uma vez por dia. Substitua a areia e limpe o tabuleiro pelo menos uma vez por semana. Lembre-se que deve usar luvas e depois lavar as suas mãos cuidadosamente
  • Não deixe o seu gato andar por cima de superfícies onde se prepara ou consome comida
  • Não deixe o seu gato lambê-lo a si ou aos seus filhos, especialmente na cara
  • Coloque uma cobertura sobre as zonas de recreio com areia, onde os seus filhos brincam, quando não estão a ser usadas (outros gatos podem usá-las para fazer as suas necessidades)
  • Deite no lixo as fezes que o seu gato tenha feito no jardim, enterrando-as, em especial se tem crianças por perto
  • Escove regularmente o seu gato e verifique se ele tem pulgas ou outros parasitas
  • Desparasite o seu gato de acordo com as instruções do seu veterinário
  • Não dê ao seu gato peixe ou carne crua
  • Se notar alguns sinais de doença no seu gato, consulte o veterinário de imediato
Fonte:whiskas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...