Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 27 de maio de 2012

O belo Gato Siberiano




ORIGEM

Apesar de que o gato Siberiano saiu de seu país só a partir de 1990, existiam no norte da Rússia e na zona de San Petersburgo desde há 1000 anos. Hoje são criados especialmente na Rússia, Alemanha e Estados Unidos.
É uma das raças de bosque, juntamente com o Maine Coon e o Gato dos Bosques da Noruega, apresentando uma morfologia intermédia entre estes últimos. É um gato forte, grande, muito ágil e coberto de pelagem.






CABEÇA

Grande, larga, com o focinho arredondado. Olhos ovalados, grandes, espaçados e ligeiramente enviesados. Sua cor tradicional nos adultos pode variar de verde a amarelo. As orelhas são de tamanho médio, com tufos de pêlo, de base larga e ponta arredondada.
Pescoço medianamente comprido, arredondado, grosso, bastante musculoso.

CORPO

Longo, com o dorso ligeramente arqueado, lombo arredondado, com ossos amplos e sólidos. Peito bastante arredondado. Estrutura óssea e musculatura fortes. Atinge seu completo desenvolvimento somente aos 5 anos de idade.

CAUDA

Longa, larga na base e em ponta. Com abundante pelagem.
 
PELAGEM

Pêlo semilongo, plano, espesso. Adaptada para proteger-se do frio intenso, sua pelagem apresenta sub-pêlo espesso, é oleosa e impermeável. Apresenta um colar longo e abundante.







COR

Estão admitidos todos os mantos excepto o spotted, ticking, agouti e lilac. Os mais comuns são o tabby e o bicolor com branco. 


EXTREMIDADES

Suas extremidades são de comprimento médio, sendo as posteriores ligeiramente mais compridas do que as anteriores. Seus pés são grandes, redondos e apresentam tufos de pêlos entre os dedos.

CARÁTER

De temperamento calmo e independente, contudo, como é um animal dotado de grande vitalidade, pode mostrar-de muito ativo. Sua voz é suave e, apesar de seu caráter forte, é muito sociável com seus congêneres. É meigo e fiel a seu dono. 

CUIDADOS

A manutenção é fácil porque a pelagem não tende a formar nós. De forma geral, uma escovadela semanal é suficiente. Durante a muda da Primavera, que é significativa, deve ser escovado diariamente.

Fonte:br.viarural.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...