Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Gripe Canina



Nossos amiguinhos peludos precisam de cuidados extras nas estações frias. Veja como mantê-los saudáveis, cheios de vida e longe da gripe, que também os afeta nesta época do ano 

Por Eliane Terrataca

Mais um inverno chega e, como se não bastasse nossa preocupação em nos proteger do frio e manter a saúde, não podemos esquecer que nossos amiguinhos peludos também sofrem com os males das estações frias e, para quem não sabe, também ficam gripados. Os que mais sofrem com as doenças são os filhotes e os pets mais idosos, entretanto devemos cuidar de todos os bichinhos, de acordo com as necessidades de cada um.


As doenças de trato respiratório são as que mais afetam os pets nesta estação. Por serem virais, a maioria delas são de espécies específicas: "a rinotraqueíte afeta os bichanos, já a cinomose, ou traqueonbroquite infecciosa, mais conhecida como tosse dos canis, é voltada para o mundo canino", conta o médico veterinário Youssif Said, da clínica Cão & Tal (SP). Por isso, você pode ficar tranquila com relação à gripe suína, que afeta só humanos e dificilmente prejudicará seu amiguinho.


E como você pode identificar esses males? Não é tão difícil. Os pets ficam igual a gente: com tosse, aumento de espirros, excesso de secreção ocular e corrimento nasal. A falta de apetite e diminuição de atividade física também podem ser indícios de que seu amiguinho não está bem de saúde. Entretanto, não podemos esquecer de sempre levar nossos pets ao veterinário, para prevenir qualquer tipo de doença, principalmente pelo fato de que elas podem agir silenciosamente. "A cinomose, na maioria dos casos, é silenciosa, não dá pra identificar com facilidade e pode provocar graves sequelas se não for tratada corretamente. Por isso, deve-se sempre procurar um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento", alerta o veterinário Luis Luccas, da Merial Brasil.





O que fazer se meu pet ficar doente? É indiscutível, leve-o a um veterinário de confiança. Só um especialista poderá lhe ajudar da melhor maneira possível.

Fique atenta! A maioria dos proprietários buscam ajuda só quando a doença já está bem avançada, percebendo os problemas apenas quando a situação está perigosa. Luccas destaca também que essas doenças ainda não possuem tratamentos claros. Exatamente por esta razão que é imprescindível manter a vacinação do seu amiguinho sempre em dia (administrando a primeira dose, preferencialmente, quando ainda filhote), para não se pego de surpresa e evitar os sofrimentos que podem (e devem) ser evitados!


Youssif conta que "as doenças de inverno são mais comuns em áreas periféricas da cidade, onde o saneamento ainda é deficiente e a vacinação não ocorre de maneira correta", reafirmando a importância da prevenção através da vacina.
Fonte:itodas.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...