Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 13 de maio de 2012

Gatos Estressados








Voce é o responsável por um cândido gatinho que só lhe traz alegrias, mas de repente resolveu se revoltar e ficar muito agressivo?
O gato é um pequeno caçador por natureza. Ele está equipado para semovimentar rapidamente contra tudo o ue se move, de forma “suspeita” para ele, isto é , que o lembre que possa ser uma presa.

Normalmente ele irá querer caçar um pássaro, um inseto, um pequeno roedor. Mas estando longe da natureza, e se houver algum estímulo, como uma brincadeira mais bruta ou se ele está sob estresse,enfrentando a presença de um novo gato na casa, por exemplo, isto pode acionar a agressividade dele contra os seus donos humanos.



Ele poderá tomar atitudes de caçador, tornando-se agressivo para crianças e outros animais. Quando criado e sociabilizado dentro da mesma família desde pequeno, isto não terá chance de ocorrer, masse é um gato que mudos de donos, ouse foi apanhado já depois de certa idade, será mais difícil ele se livrar da compulsão de atacar se sentir frustado, cansado, irritado ou ameaçado ( o que pode se apenas uma ilusão para ele, não uma ameaça real).
O gato, por natureza, também é muito territorialista.


 Ele pode começar a fazer tocaias, para arranhar ou morder as pernas de quem passa, por exemplo. Então, nesse caso é bom colocar um sininho no pescoço dele, pois assim se saberá que ele está por perto e providenciar que ele não pule sobre a pessoa.
O gato entende quando falamos com eles. Alguns acham que é perda de tempo fazer carinho e conversar com os gatos. Mas eles sentem falma de afeto, e entendem perfeitamente a entonação de voz, correspondendo à amizade e respeito qe recebem. Em contrapartida, um animal que fica sozinho o tempo todo, e que ninguem lhe dá atenção, dificilmente será sociável.














Algumas estratégias podem funcionar diminuindo a agressividade dos bichanos. E for introduzido outro gato na casa, deixe-os em locais separados alguns dias, providencie comedouros separados, caixinhas de areia individuais, e aos poucos, vá “apresentando” o novo membro da família, devidamente protegido dentro da caixa de transporte, nos primeiros dias, e aos poucos, de acordo com a atitude do gato maisantigo na casa, vá soltando os dois e observando, atéque um se acostume com o outro. Isto leva tempo, tem que haver disponibilidade e paciência. Mas lembre-se foi voce quem quistrazer mais um, então, assuma a responsabilidade pela sociabilização correta e pacífica entre eles.


Em relação a uma gatinha que acabou de ter seus filhotes tambem. Ela pode ficar muito nervosa se muitas pessoas começarem a falar e outros gatos a rondar sua ninhada. Providencie um local muito traqnuilo, onde somente pessoas que ela conheça e goste passem por ali, e nãoi permita que outros animaisse aproximem da ninhada até os gatinhos estarem mais independentes.


Existe no mercado um feromônio que se coloca no ambiente destampado, e ele vai exalando aos poucos, de modo a acalmar os gatos. Seu nome é Feliway. O Feliway é um análogo sintético com a mesma ação do feromônio facial felino; cientificamente comprovado e indicado para dar segurança e tranquilidade aos gatos, principalmente sob situações adversas do dia a dia do animal. O resultado do uso contínuo do Feliway é a redução dos distúrbios de comportamento, adquiridos pelo stress da vida moderna como: arranhaduras, marcação urinária, ficar escondido e não interagir. 


Os feromônios são espécie-específicos, ou seja, apenas os felinos conseguem detectar e não há nenhum efeito em humanos ou em outros animais.A agressividade nos gatos pode ainda ser sintoma de dores não localizadas, mal estar, infecção, fome, uma série de motivos que devem ser cuidadosamente avaliados. O médico veterinário holístico, poderá prescrever florais, medicamentos homeopaticos e/ou fitoterápicos, cromoterapia, massagens.
Por Leonora Veras,
Fonte:bichosonline.vet.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...