Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 5 de agosto de 2012

O Banho&Tosa causa Stress nos Cães?




Saiba como proceder para evitar o estresse em seu animal de estimação antes de levá-lo para procedimentos como banho e tosa ! 

Departamento de beleza nada mais é do que uma comparação comum que as pessoas fazem em relação ao banho e tosa. Sabe-se que para o salão de beleza a pessoa vai por agrado e para embelezar-se. O mesmo não ocorre com o cão, que é levado a um local muitas vezes desconhecido e que será manuseado por pessoas estranhas ao seu convívio.Imagine o seu animal de estimação saindo de seu cotidiano e indo para um local estranho, onde passará por situações que, para ele, são consideradas de estresse. 

Em situações como estas, o cão pode sentir-se ameaçado, tornando-se agressivo e violento, dificultando o trabalho do tosador.Como podemos diminuir esse estresse? Seguem alguns cuidados que você deve tomar antes de levar o seu animal ao pet shop:





O LOCAL 

Ao levar seu animal de estimação para banho e tosa, procure estabelecimentos (pet shops e clínicas veterinárias) que sejam credenciados no Conselho Regional de Medicina Veterinária, pois deve haver sempre um veterinário para eventuais acidentes durante a tosa.O cão, quando está sendo tosado ou passando pelo banho, é submetido ao estresse, podendo ficar agitado, pular da mesa e se machucar. O mesmo acontece no momento da tosa, em que o cachorro pode virar o corpo e ocasionar um acidente com a tesoura. 

Já foram verificados casos em que o animal sofreu ataque cardíaco ou convulsões quando submetido a situações de estresse.É importante também verificar se o local onde a tosa é realizada possui espaço amplo e está apto a receber animais de todos os portes de uma forma segura e adequada, sem esquecer de verificar o quesito higiene, que é extremamente importante para que o animal não volte para casa com algum problema. A escolha de um local em que é possível visualizar o trabalho que está sendo realizado no cão é essencial. 





SOCIABILIZAÇÃO 

É importante que o animal seja levado sempre ao mesmo local e com uma certa freqüência. Desta forma, você estará contribuindo para uma melhor sociabilização de seu cão com o tosador. O animal reconhece o local e as pessoas através do olfato, portanto, quanto mais vezes ele for colocado em ambientes familiares, mais adequado será o seu comportamento social. 

O TOSADOR 

Este é o profissional responsável pelos cuidados e saúde de nossos bichinhos de estimação, portanto, ele deve ser de confiança e ter experiência profissional. Ninguém melhor do que um tosador para detectar possíveis problemas com o animal. Desta forma, ele vai orientar o proprietário a consultar um veterinário, principalmente nos casos de otites (inflamação no ouvido) e problemas de pele, que podem ficar camuflados por baixo dos pêlos.

Vale lembrar que não é só por cuidados profissionais que o cão deve passar. O mais importante é que o proprietário esteja ciente da freqüência com que o cão deve passar por cuidados de higiene, para não levá-lo ao pet shop ou clínica veterinária com o pêlo enrolado, com nós, dificultando o trabalho do tosador e, principalmente, acarretando alergias e incômodos ao animal.

Fonte da Notícia: http://viralataamigo.blogspot.com/2009/07/estresse-na-hora-do-banho.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...