Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 5 de agosto de 2012

Seu Gatinho é caçador?



 

A grande maioria dos gatos adora brincar de caçar. Essa é uma fonte importante de distração e de prazer para eles. Ainda mais quando vivem exclusivamente dentro de residências ou apartamentos e estão impedidos de caçar por não ter acesso ao ambiente externo.
As brincadeiras devem ser levadas a sério. Quanto mais simularem as caçadas de verdade, mais prazer poderão proporcionar ao felino.

Durante milhares de anos, os gatos foram naturalmente selecionados para ser grandes caçadores. Sua vontade de agarrar presas teve um facilitador genético conhecido como instinto. O gato sente uma sensação de bem-estar ao se comportar da maneira adequada diante da caça. Essa motivação o faz repetir com freqüência o comportamento e lhe garante sucesso como caçador.

Para deixar o gato mais entretido durante a brincadeira, o ideal é induzi-lo a utilizar as técnicas selecionadas naturalmente, aquelas que se manifestam quando o instinto de caçador é estimulado. Podemos criar esse estímulo simulando o comportamento de uma presa pela manipulação de um objeto, como uma bolinha de papel ou um fiozinho. Quanto mais instinto de caça o gato tiver, mais facilmente ele reagirá como um caçador.
 





Características do bom caçador

 
Concentração na presa

 -- o gato deve prestar total atenção ao movimento da presa, sem perder um só detalhe. Para proporcionar esse comportamento, a dica é movimentar um brinquedo a distância. Quando o gato o notar, ficará estudando o melhor momento para se aproximar. Se o felino for bom caçador, parecerá hipnotizado pelo brinquedo em movimento e assim permanecerá até resolver capturá-lo. 


Aproximação sorrateira 

-- após identificar a presa, o felino caçador se abaixa ligeiramente e anda devagar até ela, disfarçadamente. Se a aproximação for feita sem o devido cuidado, simule a fuga da presa fazendo o objeto sumir rapidamente.

Barreiras visuais 

-- para o gato não assustar a presa, deverá aproveitar as eventuais barreiras visuais disponíveis. Poderá se esconder dentro de um cesto ou debaixo de uma mobília, por exemplo. E, se possível, exporá apenas as patas para agarrar a caça.


Momento adequado para dar o bote

 – é aquele que permite surpreender por completo a presa, com um bote preciso e rápido, de modo a reduzir ao mínimo a resistência dela. Isso acontece quando a presa acaba de desaparecer por trás de uma barreira visual, ficando impossibilitada de ver o pulo do gato. Se o felino atacar naquele momento, a caça já estará nas garras dele quando perceber que foi atacada. Mas, se ele não agir no momento exato, as chances de sucesso diminuirão. Antecipar um pouco o bote significa dar alguns centésimos de segundos para a presa reagir. Atrasá-lo resulta em ter noção menos exata da posição da presa naquele instante. Para testar se o seu gato é bom caçador, manipule um fiozinho de modo que desapareça aos poucos por trás de um objeto e veja se ele dá o bote assim que o último pedacinho sumir de vista.





 
Objetos que costumam fazer sucesso
 
Cada gato tem gosto próprio. Para saber quais brinquedos deixam o seu felino mais motivado, recomenda-se testar objetos de diferentes tipos. Diversificar também é importante – na natureza há milhares de presas diferentes! 

Sacos de papel – o gato adora se esconder neles. Podem ser usados como barreira visual durante as caçadas. 
 
Penas de avestruz – alguns gatos ficam loucos com essas penas gigantes. Quem tem gato e se fantasia no carnaval conhece bem essa paixão.

Bolinhas de pingue-pongue – o barulho e a distância que percorrem quando são golpeadas fazem delas uma diversão absoluta. 

Bolinha ou outro brinquedo pendurado por uma cordinha – ao passar pelo brinquedo, podemos empurrá-lo e fazê-lo balançar, despertando assim o instinto de caça do gato. Cordinhas com brinquedos podem ser amarradas em maçanetas e serem balançadas cada vez que passamos pelas portas. Prender a cordinha no teto fará o brinquedo percorrer um percurso maior e mais aleatório quando empurrado, e a brincadeira poderá ser ainda mais divertida para o gato!
Fonte:caes-e-cia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...