Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cães e a Pancreatite







O sistema digestivo dos cães é bem semelhante ao nosso, quando comemos, a comida desce pelo esôfago até o estômago onde sofrerá a digestão através de enzimas que atuam “quebrando” a comida em proteínas pequenas o suficiente para atravessar o intestino e serem absorvidas como nutrientes.

 O intestino delgado possui três divisões: duodeno, jejuno e íleo. O duodeno inicia logo ao término do estômago e é um local onde ocorre digestão. O jejuno e o íleo possuem a função de absorção dos nutrientes. O pâncreas se encontra ao longo do duodeno e possui um ducto que comunica-se com o duodeno chamado ducto pancreático. 








O pâncreas tem uma função dupla: uma endócrina e uma exócrina (digestão). A função endócrina do pâncreas é a secreção de insulina e glucagon, hormônios que regulam o metabolismo do açúcar, isto explica porque alguns casos de pancreatite podem causar diabetes mellitus secundária.

 A função exócrina é a de secretar enzimas digestivas que auxiliam a “quebra” da comida em partículas pequenas, principalmente a quebra da gordura. Algumas raças de cães, como o Pastor Alemão, são predispostas à Insuficiência Pancreática Exócrina (IPE), e não conseguem fazer a quebra da gordura de maneira apropriada.

A Pancreatite é a inflamação do pâncreas e é relativamente comum em cães e possui diversas causas como refluxo duodenal, problemas hormonais como diabete, hipotireoidismo, certas drogas como antibióticos a base de sulfa, trauma ao pâncreas (atropelamento), e cirurgia através da manipulação do pâncreas.

 Das raças de cães, o Schnauzer Miniatura possui predisposição para pancreatite devido a deficiência do sistema digestório em realizar o metabolismo da gordura. A inflamação do pâncreas o impede que trabalhe normalmente. 





As enzimas digestivas produzidas pelo pâncreas são armazenadas em grânulos e secretadas prematuramente quando o pâncreas se encontra inflamado, causando mais inflamação e lesões no duodeno podendo acometer o fígado também através das vias biliares. 

A inflamação do pâncreas pode também comprometer a secreção de insulina, causando Diabetes Mellitus, como já citado antes, geralmente a diabete é temporária mas pode se tornar permanente. 

Os sintomas da pancreatite em cães incluem perda de apetite, vômito, diarreia, dor abdominal e febre. Existem muitas outras doenças ou condições que causam vômito, diarreia e dor abdominal, como por exemplo a obstrução intestinal por corpo estranho, doença renal e hepática. Sendo assim o diagnóstico da pancreatite é um tanto desafiador e deve ser feito através de exames de sangue e ultrasonografia abdominal. 

 Tradicionalmente, valores elevados de amilase e lípase (enzimas pancreáticas) no exame de sangue eram usadas como critério para o diagnóstico de pancreatite em cães. Hoje em dia sabemos que essas duas enzimas podem estar aumentadas em diversas outras condições como perfuração intestinal, uso de corticoides, doença renal e desidratação.






Na tentativa de diagnóstico de pancreatite em cães, temos hoje disponível um teste mais específico chamado cPLI (Canine Pancreatic Lípase ? Lípase pancreática canina). Este teste aliado à ultrasonografia abdominal tem nos auxiliado a diagnosticar pancreatite com maior eficiência e rapidez.

Uma vez diagnosticada, a pancreatite deve ser tratada agressivamente com hospitalização, hidratação com soro endovenoso, analgésicos, instituição de dieta com baixo teor de gordura e alguns cães precisam de transfusão de plasma. 

Na maioria dos casos, a dieta com baixo teor de gordura é mantida por tempo indeterminado mesmo depois da hospitalização para evitar com que a pancreatite volte a acontecer. 

A pancreatite se não tratada pode causar sérios danos e até causar risco de vida ao seu animal. Portanto qualquer episódio de vômito e diarreia em cães deve ser checado o mais cedo possível para evitar maiores complicações, eliminar condições como obstrução intestinal (igualmente perigoso para seu animal) e iniciar o tratamento no início da doença.
Fonte: http://gazetanews.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...