Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 14 de abril de 2013

Discopatias




Por MV Manuelle Audino Rodrigues de Sá

As discopatias são alterações nos discos localizados entre as vértebras que acabam por comprimir a medula espinhal ou as raízes nervosas responsáveis por déficits de locomoção dos animais é a causa mais frequente de paralisia em cães e gatos. 

Frequentemente leva a distúrbios locomotores e neurológicos, onde o sistema nervoso é o responsável pelos movimentos e sensibilidade. Portanto, alterações do sistema nervoso podem causar dificuldade ou perda de movimentos (paralisias ou fraqueza muscular), diminuição ou perda da sensibilidade, dor intensa e incontinência urinária e/ou fecal.







 



As discopatias podem ser por:

lesões agudas da medula espinhal, como as Hérnias agudas (Hansen do tipo I),  traumatismos (causando fraturas e/ou luxações das vértebras) e eventos vasculares (embolismo fibrocartilaginoso) 

ou por lesões crônicas da medula espinhal que são caracterizadas por alterações degenerativas vertebrais e dos tecidos moles associados, acometendo principalmente cães idosos, como exemplos dessa alteração, temos a espondilomielopatia cervical caudal (Síndrome de Wobbler), discopatia cervical ou toracolombar de Hansen do tipo II, malformações espinhais, entre outras.

Os sinais clínicos de lesão na coluna cervical alem da dor, o animal fica com a cabeça baixa, orelhas para trás, pescoço rígido, locomoção cautelosa e varia de leve ataxia a tetraparesia. 



 





Já os sinais clínicos de lesão na coluna toracolombar são altamente variáveis, como a presença de cifose da região toracolombar com presença de dor na palpação, redução ou ausência da propricepção (Percepção do próprio corpo, e inclui a consciência da postura, do movimento, das partes do corpo e das mudanças no equilíbrio, além de englobar as sensações de movimento e de posição articular), relutância para andar, em alguns casos apresentam alterações na função da bexiga.

As raças mais afetadas são Dachshund, Lhasa-Apso, Pequinês. Assim que os sinais surgem o animal deve ser levado rapidamente ao veterinário para que o tratamento seja prontamente instituído e as chances de recuperação sejam maiores. 


O diagnóstico é baseado na entrevista, exame clínico neurológico e radiografias (simples e contrastadas) ou, em algumas circunstâncias por tomografia computadorizada ou ressonância magnética. 









Em humanos, os métodos fisioterápicos e de acupuntura são utilizados para o tratamento conservador das discopatias e essas técnicas vêm sendo adaptadas aos animais, onde tem demonstrado eficácia no tratamento das discopatias nos cães e favorecendo a recuperação clínica dos animais tratados, sendo utilizada no alívio da dor podendo se usar a acupuntura, o laser terapêutico, o ultrassom terapêutico, a eletroterapia com a corrente TENS, termoterapia como o calor (ex: luz infravermelho) e o frio, na normalização da função motora e sensorial podendo usar a acupuntura, Estímulos Neuro Sensoriais com escova, agulha, calor/frio e cinesioterapia (Bola suíça, esteira seca, prancha de equilíbrio, entre outros.), trabalhando o fortalecimento e resistência do animal com esteira seca, eletroterapia com a corrente FESS e cinesioterapia e nos distúrbios de micção e fecal com acupuntura. 


Caso seu animal apresente um ou mais sinais clínicos descritos procure um profissional especializado de sua confiança.
Manuelle Audino Rodrigues de Sá
Médica veterinária - CRMV 25073
fisiopet@yahoo.com.br
Fonte:http://www.dicasmulher.com.br/extras/dica-profissional/problemas-de-coluna-nos-animais-discopatias/1170/.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...