Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 19 de maio de 2013

O Cão Basset Azul de Gasconha





Origem e história da raça

Numerosas são as suposições sobre a origem desta raça, criada a partir de diferentes cruzamentos. A raça actual foi obtida através da contribuição de Griffons e Azuis da Gasconha a inicio do século passado por um agricultor Francês e a raça se especializou na caça da lebre e do veado. Posteriormente, a sua evolução foi constante tanto no aspecto da necessária melhora morfológica sobre a preservação das suas qualidades de cão de “Midi”.



 
Temperamento e carácter

É um cão teimoso que tem o seu instinto de caçador muito desenvolvido. Mas não só da caça se pode fazer notar pois também pode chegar a ser um cão de guarda mais do que aceitável. Cão com um olfacto excelente, activo, ágil é muito aplicado no seu modo de caçar.

É um cão que se excita e se descontrola facilmente. Cão inteligente, astuto e curioso, também é muito carinhoso e alegre. É um excelente companheiro que necessita de brincar regularmente.








Características físicas

Na raça Basset Azul da Gasconha podemos observar muitos detalhes da grande raça que provém: a Basset. É um cão de grande corpulência, apesar de não chegar à obesidade. 



Possui uma cabeça ligeiramente larga mas não muito ampla com um pescoço bastante longo e um pouco arqueado. Possui um queixo desenvolvido mas não em excesso.
A sua trufa é preta, ampla e com as fossas nasais bem abertas. O seu focinho é da mesma longitude que o crânio. Os seus olhos são ovais e transmitem uma expressão doce, apesar de por vezes parecer tristonho. 






As orelhas desta raça são características: finas, um pouco encaracoladas, acabadas em ponto e que ultrapassa a extremidade da trufa. A orelha é estreita de origem, que está situada debaixo da linha do olho.
A sua cauda, quando o cão está a descansar, deve quase alcançar o chão. A sua pele não é demasiado final. Escura ou cheia de manchas escuras, nunca deve ser totalmente branca. A sua pelagem é curta e bem proporcionada.  









Origem: França

 Aptidões particulares:Cão de caça, de companhia.

 Esperança de vida: -  

Tamanho do macho: 34- 38 cm. aprox.

 Peso do macho: 16 kg aprox.

 Tamanho da fêmea: 34 - 38 cm. aprox.

 Peso da fêmea: 16 kg aprox.

 Padrão FCI: Número 35 - Grupo 6

Fonte:http://www.101caes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...