Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tremores Musculares




TREMORES EM CÃES (e Gatos)



Por: MV Prof. Dr. Ronaldo Casimiro da Costa

Os tremores musculares são uma manifestação comum e importante de problemas neurológicos e não-neurológicos em cães. Quando abordado um paciente com tremor, é importante levar em consideração todas as etapas da investigação clínica para tentar estabelecer a origem dos tremores.

A resenha, a anamnese e os sinais clínicos sistêmicos e neurológicos podem auxiliar muito na identificação da causa dos tremores. A presença de tremores em cães jovens pode indicar uma doença congênita envolvendo o cerebelo ou causando um distúrbio da mielinização. 

Os tremores podem também ser causados por encefalites afetando o cerebelo, intoxicações, ou distúrbios metabólicos (hipoglicemia). Em cães adultos, as causas importantes são as encefalites, incluindo a síndrome do tremor em cães adultos jovens, intoxicações por diversos agentes, uso de medicações como a metoclopramida, ou problemas metabólicos como a hipocalcemia ou a hipoglicemia.





As características gerais de algumas causas importantes de tremores em cães serão descritas a seguir.

Doença cerebelar

A principal causa de tremores em cães está relacionada a doenças afetando o cerebelo.
Os sinais clínicos de doença cerebelar são: 

ataxia cerebelar, na qual há incoordenação do tronco, cabeça e membros, mas com a força muscular preservada. 

Esta incoordenação frequentemente manifesta-se por hipermetria (passo exagerado com hiperflexão das articulações), por tremores da cabeça, e por oscilação do tronco. Não há na doença cerebelar pura a presença de déficits proprioceptivos ou paresia.

As doenças cerebelares podem ser divididas em causas congênitas e adquiridas.



Dentre as causas congênitas as doenças podem ser divididas em:



-doenças neonatais, como a hipoplasia (Vídeo gato) e a hipomielinização

- doenças pós-natais como as abiotrofias 

-doenças de acúmulo lisossomal.







Dentre as causas adquiridas, destacam-se: 


-todas as formas de encefalites, tanto as infecciosas, como a cinomose

-quanto as não-infecciosas, como a meningoencefalite granulomatosa. 

Outras causas adquiridas, bem menos comuns, são as neoplasias, as intoxicações e os processos isquêmicos.

Síndrome do tremor (síndrome do tremor dos cães brancos, cerebelite idiopática)

Esta doença é provavelmente uma forma de encefalite com predileção pelo cerebelo e possivelmente núcleos basais, a qual a causa permanece desconhecida, mas onde uma etiologia viral parece provável.

Sinais e sintomas


Esta doença caracteriza-se pelo início agudo de tremores de baixa amplitude e alta frequência afetando cabeça, tronco e membros.

 Ela foi inicialmente observada em cães de pequeno porte de pelagem branca (Malteses e West Highland White Terriers), e por isso foi denominada de síndrome do tremor dos cães brancos.
 Contudo, sabe-se atualmente que qualquer raça canina, com pelagem de qualquer coloração, pode ser afetada. A maioria dos cães com a doença tem entre 6 meses e 5 anos.

Embora incomuns, podem ser observados outros sinais como:

 inclinação da cabeça e crises convulsivas
O diagnóstico baseia-se na apresentação clínica e nos resultados da análise do líquido cérebro-espinhal (LCE), que geralmente mostra pleocitose mononuclear leve. O LCE pode também estar normal. Geralmente não se observam alterações à ressonância e/ou tomografia.

 



Intoxicações

Vários agentes tóxicos, medicações  e uma alimentação inadequada, podem causar tremores em animais. Os agentes mais comuns são os organofosforados, os carbamatos, o hexaclorofeno, o metaldeído, a estricnina, o chumbo, a brometalina, e o penitrem, que é uma forma de micotoxina presente em produtos lácteos embolorados.

Algumas medicações podem também causar tremores, dentre elas destacam-se:

- metoclopramida 
-o metronidazole
-o fentanil/droperidol
-a difenidramina
-os antidepressantes triciclicos (p.ex. imipramina), e os beta-adrenérgicos (p.ex. salbutamol).


Doenças metabólicas


As doenças metabólicas são uma causa importante de tremores em animais. Deve-se sempre levar em consideração a possibilidade de um processo metabólico como a origem dos tremores.

Dentre as doenças metabólicas destacam-se:

-a hipoglicemia 
-a hipocalcemia 
A hipoglicemia pode ocorrer secundária a outras doenças sistêmicas em cães jovens, ou, em cães adultos, secundária a neoplasias pancreáticas como o insulinoma.

 



A hipocalcemia geralmente ocorre em cadelas no período pós-parto, e é por isso denominada de hipocalcemia puerperal.
O termo eclampsia é inapropriado para descrever esta condição em cães, pois trata-se de uma entidade muito diferente da doença em humanos. 
 A hipocalcemia puerperal geralmente acontece nas primeiras 4 semanas pós-parto, mas pode ocorrer mesmo após os filhotes terem sido desmamados.
,
 O diagnóstico baseia-se na confirmação do baixo nível sérico de cálcio, mas muitas vezes há necessidade de implantar-se o tratamento baseado na suspeita clínica, antes mesmo da confirmação laboratorial.

Hipomielinização e desmielinização

O termo hipomielinização indica formação deficiente, e desmielinização indica formação anormal.

Estas doenças congênitas foram relatadas em várias raças e observadas inclusive aqui no Brasil. As raças predispostas são:

 -Weimaraner,
-Chow Chow
- Bernese 
-Springer Spaniel 
-Samoieda.

Outras formas de tremores importantes são os tremores senis idiopáticos

Observados principalmente nos membros pélvicos de cães idosos, e os tremores de cabeça, observados principalmente nos Dobermanns, Boxers, Buldogues Ingleses e Buldogues Franceses.
,
 Estes tremores de cabeça podem ocorrer tanto na direção horizontal ou vertical. Anteriormente, acreditava-se que estes tremores tratavam-se de crises focais, mas estudos recentes têm sugerido que tanto o tremor senil idiopático dos membros pélvicos como os tremores de cabeça são uma forma de mioclonia postural repetitiva.

Ronaldo Casimiro da Costa, MV, MSc, PhD, Diplomado ACVIM – American College of Veterinary Internal Medicine – ACVIM – Neurology – Neurology and Neurosurgery Service, Department of Veterinary Clinical Sciences, College of Veterinary Medicine, The Ohio State University, Columbus, OH, EUA.


Obs: Em alguns casos de tremores, uma dieta balanceada, orientada por um veterinário, pode ajudar muito no controle até mesmo cura deste mal.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...