Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Shiba Inu,o doce rebelde




A origem do Shiba é bastante controversa, mas sabe-se com certeza, se tratar de uma raça bastante antiga. Estudos arqueológicos demonstraram que o Shiba Inu foi introduzido no arquipélago japonês pelo menos 1000 AC, mas existem teorias que sustentam que essa introdução tenha sido feita muito antes.
 
Acredita-se que seja originado do sul da China, onde existiam cães selvagens bastante semelhantes ao Shiba e que tenha chegado ao Japão através da Coréia, nos mesmos passos das migrações humanas. De qualquer forma, trata-se de uma das mais antigas das raças japonesas.

Originalmente haviam 3 variedades principais de cães, de acordo com a região em que viviam. Embora semelhantes, os cães de cada região contribuíram para a diferença de cada tipo de raça vista hoje. Teve muitos nomes dependendo da região em que se concentrava, mas o nome mais comum e utilizado oficialmente é mesmo Shiba Inu, que significa apenas "cão pequeno".



 

A raça é a menor entre as raças nativas do Japão e foi desenvolvida originariamente para atuar na caça, tanto de aves (especialmente pequenos faisões nativos), como também na de lebres, raposas e texugos. Apesar do tamanho diminuto, foi empregado na caça de javalis, veado e até de ursos.

Apesar da antiguidade da raça, o primeiro padrão oficial foi redigido em 1934 e, em 1936, foi definido como patrimônio cultural do Japão. Após a Segunda Guerra Mundial, a raça esteve praticamente extinta e foi graças ao trabalho árduo de criadores em diversas partes do país, conseguiram recuperar a criação oficial, baseando-se especialmente, em cães encontrados nos pequenos vilarejos. O padrão atual da raça data de 1992 e diferencia-se do anterior por reduzir de sete para cinco as colorações aceitas para o Shiba.

Foram abolidas a branca por diluir a cor vermelha nos descendentes, a mais comum da raça, e a tigrada que geralmente produz exemplares pequenos demais e é característica de outro cão japonês, o Kai.
No Brasil o Shiba ainda é pouco conhecido e normalmente tipo como um ´mini-akita´ dadas as semelhanças físicas e de temperamento entre as duas raças.






Personalidade:

O Shiba é um cão tipicamente oriental: reservado com estranhos, extremamente fiel ao seu dono e muito valente. Como a maioria das raças japonesas, costuma ser um cão bastante independente e não costuma ficar atrás de seu dono para agradá-lo o tempo todo, mas justamente estas características, aliadas ao seu tamanho diminuto (no máximo 40 centímetros de altura), fazem dele um enorme sucesso em seu país de origem, sendo considerado a raça número 1 entre os cães de companhia no Japão.

 Muito resistente, é capaz de acompanhar seu dono em qualquer atividade. O tamanho e a agilidade da raça, fazem com que se dêem muito bem com atividades como agility e flyball.

Sua estatura pequena ainda faz com que seja um cão ideal para pequenos ambientes e o fato de ser um cão extremamente limpo e silencioso o credencia como uma boa opção para quem mora em apartamentos.

Muitos exemplares da raça fazem sons especiais para indicar o que não lhes agrada. Normalmente, o Shiba não se adapta muito bem à convivência com outros cães.




O Filhote:

Os filhotes possuem uma aparência encantadora, que mais parece ser a de um perfeito pelúcia. Seus olhos escuros e triangulares, a pelagem cheia e macia que ao redor da cabeça fazem-na parecer arredondada, orelhas constantemente eretas, são algumas características físicas que marcam o Shiba à primeira vista. 

No entanto, esse jeitinho "meigo"  não deve iludir: mesmo sendo brincalhões e bastante ativos, os filhotes devem ser educados, de preferência pelo seu proprietário, desde cedo, estabelecendo assim uma relação intensa de confiança entre as partes. É fundamental que o proprietário saiba se fazer obedecer, impor-se com carinho e mão firme, acostumando-o desde cedo, e passar pelos "testes" de liderança. 

A educação precoce e a socialização, são fundamentais que ele não desenvolva comportamentos agressivos e que respeite o proprietário como líder da matilha, evitando problemas na fase adulta.
Um dos cuidados importantes na aquisição de um filhote é certificar-se de que suas orelhas estejam firmemente eretas e um pouco inclinadas para frente, e se a sua cauda é longa e bem enrolada.




Pelagem e Cores

O Shiba possui a pelagem dupla, de comprimento médio, macia e densa. É necessária a escovação diária para estar sempre brilhante e saudável.  

As cores aceitas são: vermelho, preto e marrom (black and tan), sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo. Todas as cores acima mencionadas devem ter "URAJIRO", que são os pêlos esbranquiçados nas laterais do focinho e nas bochechas, abaixo da mandíbula e do queixo, no peito e estômago, na parte inferior da cauda e na parte interna das pernas.

Saúde:

O Shiba apresenta alguma tendência para desenvolver alguns problemas de saúde.

Um comentário:

  1. Hola amig@: He estado visitando tu blog y me ha parecido "genial", con buenos e interesantes datos.

    Quisiera compartir contigo y tus lectores más información relevante sobre la raza de perro Shiba Inu.

    Espero que te guste mi espacio de "Perros y Gatos" y déjame un comentario si te apetece.

    Saludos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...