Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 10 de novembro de 2013

O Gato Café Habana




A origem da raça Habana leva-nos ao seculo XIX, onde uma gata de cor castanha (quase chocolate) chamada Granny Grumo se destaca pela sua rareza e formosura.

Ao contrário do que o seu nome nos possa fazer crer, esta raça não é originária de Cuba, mas sim de Inglaterra. O seu nome não se deve ao lugar da sua origem, mas sim à bonita cor da sua pelagem, muito parecida à do tabaco habano. 

Embora em finais do seculo XIX já vejamos que esta raça se expõe em diversos concursos felinos, mas é só por volta do seculo XX quando um barão inglês realiza cruzamentos com siameses chocolate point que dariam como resultado os traços completos da raça habana atual.

Atualmente é um gato que conta com grande popularidade, não só no seu país de origem, mas também nos Estados Unidos.




Traços


Com um peso que vai desde os 2,5 kg até aos 4,5, a raça de gatos habana está considerada como uma raça de tamanho médio.

Dentro dos traços que destacam este formoso animal, está a sua cabeça alongada com forma triangular. O seu crânio é arredondado e possui um focinho ligeiramente alongado e de forma quadrada.

No seu rosto sobressaem os seus grandes olhos ovalados de cor verde, embora também se admitam todas as cores. As suas orelhas são de tamanho grande e são ligeiramente arredondadas na ponta. A sua posição é sempre alta.

Quanto aos traços do seu corpo, apresentam-se comprimentos médios. Possui uma musculatura e um esqueleto forte, embora proporcionado para o seu corpo. A sua cauda é fina e não muito larga. Possui também pernas fortes e de comprimento médio.

A pelagem caraterística desta raça é muito curta, sedosa e fina. Também se destaca o grande brilho desta e a espessura que tem.
As cores aceites na raça de gatos habana são os tons de chocolate, como castanho ou a cor avelã. As suas espumas e a região do nariz devem ser rosadas de um tom claro.






Caráter


Falar do caráter deste formoso gato é falar de um exemplar brincalhão e sobretudo de caráter muito vivaz.

O gato de raça Habana é muito sociável, embora no primeiro contato com pessoas ou animais estranhos costume ser distante. Também é um gato tranquilo que desfruta da vida em família e da companhia do seu dono.

É também um gato muito carinhoso, em especial com o seu dono, exigindo muita atenção a este.





Cuidados


A raça habana não requere de uns cuidados específicos. Pela sua pelagem curta, uma escovagem semanal será o ideal. Precisará também de espaço suficiente para brincar ou realizar atividades, e é fundamental que tenha uma alimentação saudável, vacinas em dia e muito amor.

Fonte: gatosmania.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...