Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Carinho na medida certa!!!!



Acariciar um cãozinho ativa a produção de serotonina, substância que reforça as defesas do organismo. Sem contar que faz um bem tremendo ao seu bicho!




Criar afetividade com o bichinho de estimação faz bem ao corpo e à mente do homem. Aproveite a companhia do seu amigo de patas e retribua todo o carinho com uma massagem. Veja como:

 






Escolha hora e lugar

O processo inteiro deve ser divertido e confortável, permitindo que, com o hábito, o animal relaxe e se entregue. Escolha um cantinho gostoso e silencioso. Gatos geralmente ronronam e alguns cães até emitem sons de prazer como se estivessem dizendo: “Hum, que delícia!”.

Intensifique o carinho

O toque deve virar uma massagem investigativa. Para isso, apalpe a cabeça, o corpo, a barriga, as pernas, as patas, o rabo. Sinta a pele, os pelos, os músculos e os ossos. Com jeitinho, observe ouvidos, focinho e dentes.

Fique atenta às reações

Elas vão indicar se existe alguma coisa errada com a saúde dele. Caso o animal esteja gemendo ou demonstre algum incômodo, desconforto ou qualquer tipo de dor, procure um veterinário de confiança.

Ofereça repeteco

Quanto mais massagem, mais você conhecerá o bicho fisicamente, além de descobrir os locais em que ele gosta de ser tocado e que tipo de carinho mais lhe agrada. Nos fins de semana, faça a massagem com calma. Ele é do tipo que assiste televisão junto com você? Aproveite!





5 motivos para fazer uma boa massagem


1. Ajuda a relaxar

Quando sentimos cansaço ou desconforto físico, logo pensamos em uma massagem, certo? Então lembre--se: massagear seu bicho tem efeito terapêutico redobrado, porque também desestressa o “massagista”.

2. Estreita laços

Durante a sessão, você curte seu amigo melhor e mostra a ele que seu amor resiste à correria da vida moderna.

3. Previne doenças

Tocar seu animal e investigar o corpo dele ajuda a descobrir possíveis distúrbios e evitar que eles piorem com o socorro especializado adequado.

4. Facilita as idas ao veterinário

Bicho que recebe massagem se acostuma ao toque e à manipulação e não oferece resistência ao exame clínico.

5. Remedia problemas

Na Inglaterra existe até uma clínica de massagem para cachorros que trata problemas de locomoção, a Canine Massage Therapy Centre: http://www.k9-massage.co.uk
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br

O majestoso Gato Nebelung





Descrição


Gato de médio porte, com corpo robusto e musculoso. Possui pelo longo, denso e macio. Seus traços são finos e delicados. Os olhos são grandes, verde-amarelados ou verdes. As pernas são longas e a cauda comprida. Sua pelagem geralmente é cinza-azulado, mas o padrão permite variações em branco e preto.
Expectativa de vida: 12 a 15 anos
Peso: 3 a 8 kg

 

 

  Características


Muito fiel aos seus donos. Altamente inteligente, porém reservado com estranhos e crianças. Ativo e carinhoso. É um gato que precisa de tempo para se adaptar a novos ambientes. Dócil, tranqüilo e brincalhão, apesar de tímido. Deve ser criado na companhia de pessoas ou outros animais, já que não gosta de ficar sozinho em casa.

 

 

 

Cuidados básico


Todas as raças de gato devem ser escovadas regularmente. Tal prática favorece a limpeza da pelagem, além de prevenir a ingestão de pelos quando o animal se lambe. Conhecidos por sua higiene, gatos se limpam constantemente e isso dispensa banhos frequentes.As caixas de areia devem ser limpas diariamente, evitando que o animal escolha outros lugares para fazer suas necessidades. Bigodes e unhas não devem ser cortados, pois são defesas naturais do animal. No caso deste gato, com pelos longos, é recomendada escovação diária.

 

 

 

 

 Alimentação


Gatos devem ter acesso constante a um comedouro e a um bebedouro bem
abastecidos. Preferem água corrente e costumam ingerir mais líquido quando tem essa possibilidade, hábito que previne muitas doenças renais. Uma sugestão é deixar uma fonte em algum canto da casa ou acostumar o animal a beber água da torneira quando for aberta. 

A quantidade de ração varia de acordo com o peso do animal, sua atividade física e pode ser encontrada nas embalagens. A qualidade da ração é fundamental para a saúde do gato. As do tipo Premium e Super Premium são as nutricionalmente balanceadas. 

Até os doze meses, o Nebelung é considerado filhote. Nesta fase, a quantidade de ração varia de 30 a 40 gramas por dia. O alimento indicado são rações específicas para filhotes.
A partir de um ano o gato é considerado adulto. Deve-se mudar a ração e a quantidade varia de 40 a 80 gramas/dia.


 

 

 

Espaço para criação


É um animal de companhia, sendo mais indicado para apartamentos. Não gosta de ficar sozinho por muito tempo. Se houver mudança de endereço, ele demorará a se adaptar ao novo ambiente.
Fonte: http://delas.ig.com.br

Os Lindinhos




Lindos filhotinhos para iluminar a nossa página!!!!!




































Tremores Musculares




TREMORES EM CÃES (e Gatos)



Por: MV Prof. Dr. Ronaldo Casimiro da Costa

Os tremores musculares são uma manifestação comum e importante de problemas neurológicos e não-neurológicos em cães. Quando abordado um paciente com tremor, é importante levar em consideração todas as etapas da investigação clínica para tentar estabelecer a origem dos tremores.

A resenha, a anamnese e os sinais clínicos sistêmicos e neurológicos podem auxiliar muito na identificação da causa dos tremores. A presença de tremores em cães jovens pode indicar uma doença congênita envolvendo o cerebelo ou causando um distúrbio da mielinização. 

Os tremores podem também ser causados por encefalites afetando o cerebelo, intoxicações, ou distúrbios metabólicos (hipoglicemia). Em cães adultos, as causas importantes são as encefalites, incluindo a síndrome do tremor em cães adultos jovens, intoxicações por diversos agentes, uso de medicações como a metoclopramida, ou problemas metabólicos como a hipocalcemia ou a hipoglicemia.





As características gerais de algumas causas importantes de tremores em cães serão descritas a seguir.

Doença cerebelar

A principal causa de tremores em cães está relacionada a doenças afetando o cerebelo.
Os sinais clínicos de doença cerebelar são: 

ataxia cerebelar, na qual há incoordenação do tronco, cabeça e membros, mas com a força muscular preservada. 

Esta incoordenação frequentemente manifesta-se por hipermetria (passo exagerado com hiperflexão das articulações), por tremores da cabeça, e por oscilação do tronco. Não há na doença cerebelar pura a presença de déficits proprioceptivos ou paresia.

As doenças cerebelares podem ser divididas em causas congênitas e adquiridas.



Dentre as causas congênitas as doenças podem ser divididas em:



-doenças neonatais, como a hipoplasia (Vídeo gato) e a hipomielinização

- doenças pós-natais como as abiotrofias 

-doenças de acúmulo lisossomal.







Dentre as causas adquiridas, destacam-se: 


-todas as formas de encefalites, tanto as infecciosas, como a cinomose

-quanto as não-infecciosas, como a meningoencefalite granulomatosa. 

Outras causas adquiridas, bem menos comuns, são as neoplasias, as intoxicações e os processos isquêmicos.

Síndrome do tremor (síndrome do tremor dos cães brancos, cerebelite idiopática)

Esta doença é provavelmente uma forma de encefalite com predileção pelo cerebelo e possivelmente núcleos basais, a qual a causa permanece desconhecida, mas onde uma etiologia viral parece provável.

Sinais e sintomas


Esta doença caracteriza-se pelo início agudo de tremores de baixa amplitude e alta frequência afetando cabeça, tronco e membros.

 Ela foi inicialmente observada em cães de pequeno porte de pelagem branca (Malteses e West Highland White Terriers), e por isso foi denominada de síndrome do tremor dos cães brancos.
 Contudo, sabe-se atualmente que qualquer raça canina, com pelagem de qualquer coloração, pode ser afetada. A maioria dos cães com a doença tem entre 6 meses e 5 anos.

Embora incomuns, podem ser observados outros sinais como:

 inclinação da cabeça e crises convulsivas
O diagnóstico baseia-se na apresentação clínica e nos resultados da análise do líquido cérebro-espinhal (LCE), que geralmente mostra pleocitose mononuclear leve. O LCE pode também estar normal. Geralmente não se observam alterações à ressonância e/ou tomografia.

 



Intoxicações

Vários agentes tóxicos, medicações  e uma alimentação inadequada, podem causar tremores em animais. Os agentes mais comuns são os organofosforados, os carbamatos, o hexaclorofeno, o metaldeído, a estricnina, o chumbo, a brometalina, e o penitrem, que é uma forma de micotoxina presente em produtos lácteos embolorados.

Algumas medicações podem também causar tremores, dentre elas destacam-se:

- metoclopramida 
-o metronidazole
-o fentanil/droperidol
-a difenidramina
-os antidepressantes triciclicos (p.ex. imipramina), e os beta-adrenérgicos (p.ex. salbutamol).


Doenças metabólicas


As doenças metabólicas são uma causa importante de tremores em animais. Deve-se sempre levar em consideração a possibilidade de um processo metabólico como a origem dos tremores.

Dentre as doenças metabólicas destacam-se:

-a hipoglicemia 
-a hipocalcemia 
A hipoglicemia pode ocorrer secundária a outras doenças sistêmicas em cães jovens, ou, em cães adultos, secundária a neoplasias pancreáticas como o insulinoma.

 



A hipocalcemia geralmente ocorre em cadelas no período pós-parto, e é por isso denominada de hipocalcemia puerperal.
O termo eclampsia é inapropriado para descrever esta condição em cães, pois trata-se de uma entidade muito diferente da doença em humanos. 
 A hipocalcemia puerperal geralmente acontece nas primeiras 4 semanas pós-parto, mas pode ocorrer mesmo após os filhotes terem sido desmamados.
,
 O diagnóstico baseia-se na confirmação do baixo nível sérico de cálcio, mas muitas vezes há necessidade de implantar-se o tratamento baseado na suspeita clínica, antes mesmo da confirmação laboratorial.

Hipomielinização e desmielinização

O termo hipomielinização indica formação deficiente, e desmielinização indica formação anormal.

Estas doenças congênitas foram relatadas em várias raças e observadas inclusive aqui no Brasil. As raças predispostas são:

 -Weimaraner,
-Chow Chow
- Bernese 
-Springer Spaniel 
-Samoieda.

Outras formas de tremores importantes são os tremores senis idiopáticos

Observados principalmente nos membros pélvicos de cães idosos, e os tremores de cabeça, observados principalmente nos Dobermanns, Boxers, Buldogues Ingleses e Buldogues Franceses.
,
 Estes tremores de cabeça podem ocorrer tanto na direção horizontal ou vertical. Anteriormente, acreditava-se que estes tremores tratavam-se de crises focais, mas estudos recentes têm sugerido que tanto o tremor senil idiopático dos membros pélvicos como os tremores de cabeça são uma forma de mioclonia postural repetitiva.

Ronaldo Casimiro da Costa, MV, MSc, PhD, Diplomado ACVIM – American College of Veterinary Internal Medicine – ACVIM – Neurology – Neurology and Neurosurgery Service, Department of Veterinary Clinical Sciences, College of Veterinary Medicine, The Ohio State University, Columbus, OH, EUA.


Obs: Em alguns casos de tremores, uma dieta balanceada, orientada por um veterinário, pode ajudar muito no controle até mesmo cura deste mal.
Fonte:

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Casinhas Fofinhas para Gatos!




 Uma seleção de Casinhas para os nossos queridos Bichanos!




































Gastrite em Gatos




Todo proprietário de gatos já se deparou com uma surpresa não muito agradável em alguns lugares também não muito comuns: o vômito. Esta é uma queixa bastante comum especialmente na clínica de felinos. Na maioria das vezes há raros episódios, com intervalos de tempo espaçados, que normalmente não tem muito significado clínico quando não está acompanhado de outros sintomas.

 Porém, se seu bichano vomita pelo menos uma vez por semana, é necessário levá-lo ao veterinário para um check-up e tentar descobrir qual a causa deste sintoma. Observe qual o conteúdo do vômito e se há algum outro sintoma, como a perda do apetite, emagrecimento, diarréia e prostração.

Estamos falando aqui de ocorrências únicas diárias de vômitos, alternados com grande espaço de tempo sem qualquer alteração (quadro crônico), e não quando seu gato começa a vomitar várias vezes num mesmo dia (quadro agudo), pois neste caso você deverá levá-lo imediatamente ao veterinário, para que ele não desidrate.

Alguns animais logo após se alimentarem expelem o alimento ingerido. Isto é chamado de regurgitação, pois o conteúdo não chegou ao estômago e, normalmente, é eliminado com uma forma cilíndrica (forma do esôfago) e o alimento não está digerido.

 É comum após a regurgitação o gato ingerir este conteúdo novamente (eca! não se assuste, este é um comportamento normal). No caso do vômito, o animal elimina secreção gástrica, a consistência é mais aquosa e pode haver bile, possui um odor um tanto característico e o que foi ingerido pelo gato se encontra digerido.





A recorrência do vômito em gatos pode ter várias razões, pode não ter significado clínico, ou indicar ingestão excessiva de pêlos, por falta de escovação ou por alteração comportamental (o gato arranca os pêlos compulsivamente), ou, ainda, por problemas como alergia alimentar, gastrite, ingestão muito rápida de alimentos, lipidose hepática, obstrução intestinal e outros. Vamos comentar aqui as causas mais freqüentes.



Pêlos: 

A formação de bolas de pêlo no estômago é a principal causa de vômito. Os gatos ingerem pêlos ao se lamberem e, algumas vezes, esses pêlos causam no estômago alterações na motilidade e irritação da mucosa gástrica (gastrite). 

A forma simples de se evitar ou minimizar o problema é a escovação diária, a favor e contra o sentido do pêlo. Gatos de pêlos longos apresentam mais problemas, mas os de pêlo curto padecem do mesmo mal. Além da escovação há alguns produtos que ajudam o felino a expelir as bolas de pêlo.





Alergia alimentar: 

Mudanças súbitas na dieta como a troca de ração também podem desencadear vômitos. Observe se a ocorrência do problema está ligada a estas causas e converse com o veterinário.

 Existem rações hipoalergênicas no mercado (para animais sensíveis), que diminuem ou evitam a intolerância alimentar. Às vezes uma simples mudança de ração já resolve o problema.

Corpo estranho: 

Devido à curiosidade dos gatos, existe a possibilidade de ingestão de objetos que podem obstruir o trato digestivo e ocasionar vômitos. O mais comum é a ingestão de corpos  lineares (fios, linhas ou barbantes).

 Esta é uma condição séria, que requer intervenção cirúrgica, mas que pode se iniciar com vômitos esporádicos. Para o correto diagnóstico são necessários radiografias, ultra-sonografia e um exame clínico apurado.

Existem outras causas de vômitos em gatos, como: parasitismo (vermes), pancreatite, distúrbios hepáticos, infecções, medicamentos, toxinas ou plantas. Se você se depara com vômito esporadicamente, mas o apetite, a atividade e o comportamento de seu animal são normais, não há necessidade de preocupação. 

Faz parte do nosso convívio com eles (embora não seja a parte mais agradável!), mas, se vem acontecendo com freqüência, não hesite em contatar o veterinário. Esta é a atitude mais correta a ser tomada. Seu bichano agradece!

Dra. Patrícia Nuñez Bastos de Souza, médica veterinária.
patriciaveterinaria@gmail.com

Fonte:http://www.revistapulodogato.com.br

domingo, 19 de maio de 2013

O Cão Basset Azul de Gasconha





Origem e história da raça

Numerosas são as suposições sobre a origem desta raça, criada a partir de diferentes cruzamentos. A raça actual foi obtida através da contribuição de Griffons e Azuis da Gasconha a inicio do século passado por um agricultor Francês e a raça se especializou na caça da lebre e do veado. Posteriormente, a sua evolução foi constante tanto no aspecto da necessária melhora morfológica sobre a preservação das suas qualidades de cão de “Midi”.



 
Temperamento e carácter

É um cão teimoso que tem o seu instinto de caçador muito desenvolvido. Mas não só da caça se pode fazer notar pois também pode chegar a ser um cão de guarda mais do que aceitável. Cão com um olfacto excelente, activo, ágil é muito aplicado no seu modo de caçar.

É um cão que se excita e se descontrola facilmente. Cão inteligente, astuto e curioso, também é muito carinhoso e alegre. É um excelente companheiro que necessita de brincar regularmente.








Características físicas

Na raça Basset Azul da Gasconha podemos observar muitos detalhes da grande raça que provém: a Basset. É um cão de grande corpulência, apesar de não chegar à obesidade. 



Possui uma cabeça ligeiramente larga mas não muito ampla com um pescoço bastante longo e um pouco arqueado. Possui um queixo desenvolvido mas não em excesso.
A sua trufa é preta, ampla e com as fossas nasais bem abertas. O seu focinho é da mesma longitude que o crânio. Os seus olhos são ovais e transmitem uma expressão doce, apesar de por vezes parecer tristonho. 






As orelhas desta raça são características: finas, um pouco encaracoladas, acabadas em ponto e que ultrapassa a extremidade da trufa. A orelha é estreita de origem, que está situada debaixo da linha do olho.
A sua cauda, quando o cão está a descansar, deve quase alcançar o chão. A sua pele não é demasiado final. Escura ou cheia de manchas escuras, nunca deve ser totalmente branca. A sua pelagem é curta e bem proporcionada.  









Origem: França

 Aptidões particulares:Cão de caça, de companhia.

 Esperança de vida: -  

Tamanho do macho: 34- 38 cm. aprox.

 Peso do macho: 16 kg aprox.

 Tamanho da fêmea: 34 - 38 cm. aprox.

 Peso da fêmea: 16 kg aprox.

 Padrão FCI: Número 35 - Grupo 6

Fonte:http://www.101caes.com

Pitiose em Cães

 

Infecção molde água (pitiose) em cães



Pertencente ao filo Oomycota, Pythium insidiosum é um esporo parasita que é capaz de movimento espontâneo (ou um zoospore motile) que entra no corpo através do nariz / seios, esôfago, ou através da pele. Infecção, geralmente se instala nos pulmões do cão, cérebro, seios, trato gastrointestinal, ou pele.

Os cães afetados irá apresentar subcutânea ou massas cutâneas, que se desenvolvem como lesões nas pernas, cauda, cabeça, pescoço, períneo, e / ou a parte interior da coxa.

A pitiose é tipicamente pensado como ocorre em áreas pantanosas em os EUA sudeste, e, assim, foi apelidado de "O câncer de pântano." Sinais de pitiose geralmente aparecem no outono ou inverno primeiros, e enquanto este organismo se normalmente prosperam em águas tropicais e subtropicais, tais como lagoas, pantanal, e pântanos, verificou-se a ocorrência de tão longe como o vale central da Califórnia.

A condição ou doença descrita neste artigo médico pode afectar ambos os cães e gatos. Se você gostaria de aprender sobre como pitiose afeta gatos, visite esta página na biblioteca saúde PetMD.






Sintomas e Tipos

Pitiose dos pulmões, cérebro, ou seio irá se manifestar no gato como congestão, dor de cabeça, febre, tosse, e inchaço dos seios. A infecção do trato digestivo do gato leva a uma doença crônica, que faz com que o tecido do estômago e / ou intestino grosso para tornar-se severamente. Outros sintomas da gastrointestinal (GI) pitiose incluem:

Febre
Vómitos
Diarréia
Regurgitação
A longo prazo perda de peso
Massa abdominal
Dor abdominal
Linfonodos


Pitiose da pele (ou pitiose cutânea) resulta no desenvolvimento de inchaço, non-cura feridas, e massas invasivas de ulceradas pus-cheia de nódulos e folhetos de drenagem. Morte do tecido (necrose) segue, com a pele afetada, eventualmente, virar preto e desperdiçando.






Causas

Esta infecção é causada por contato direto com a água que acomoda Pythium insidiosum, um parasita água borne fúngica. É normalmente ingeridos ou inalados pelo cão, e dali faz o seu caminho para o trato intestinal do animal.

Diagnóstico

Seu veterinário irá realizar um exame físico completo sobre o seu cão, com um perfil químico sangue, um hemograma completo, um exame de urina e um painel de eletrólito. Uma amostra de sangue será enviado para testes serológicos (através de um ensaio de Enzyme-Linked Immunosorbent, chamado ELISA) para o Laboratório de Pythium na Louisiana State University.

Você vai precisar dar uma história completa da saúde do seu cão, início dos sintomas, e atividades recentes, incluindo a exposição seu animal de estimação pode ter tido a água nos últimos meses.
As radiografias abdominais em cães com GI pitiose pode mostrar uma obstrução intestinal, espessamento da parede intestinal, ou uma massa abdominal. 

Uma imagem de ultra-som de abdômen do cão tenderá a mostrar o espessamento da parede do estômago ou do intestino. Aumento dos gânglios linfáticos também podem ser evidentes, uma vez que é uma indicação de uma infecção.

Enquanto biópsia pode sugerir o diagnóstico de pitiose, uma cultura positiva serão necessários para um diagnóstico definitivo. Há também uma imuno-mancha química, que especificamente atribui ao P. insidiosum hifas em secções finas de tecido.

Outro método para o diagnóstico de pitiose definitivamente é o de testar as amostras de tecido e de isolados de cultura com Reacção em Cadeia da Polimerase aninhada, um teste de ácido desoxirribonucleico cão (DNA).






Tratamento

Quanto mais cedo você levar seu gato para o tratamento após os primeiros sinais aparecem, melhor o prognóstico.

Todos os cães precisam de ser submetidos a remoção cirúrgica do tecido afectado, tanto quanto possível. O tecido remanescente após a cirurgia, então, ser tratada com um laser (fotoablação) para matar quaisquer filamentos de fungos nos tecidos circundantes. 

Aumento dos gânglios linfáticos na cavidade abdominal deve ser biopsiada (tecido vão ser removidos cirurgicamente por exame). A terapia médica deve ser mantida por um período mínimo de seis meses.
Todos os cães precisam de ser submetidos a remoção cirúrgica do tecido afectado, tanto quanto possível. 

O tecido remanescente após a cirurgia, então, ser tratada com um laser (fotoablação) para matar quaisquer filamentos de fungos nos tecidos circundantes. Aumento dos gânglios linfáticos na cavidade abdominal deve ser biopsiada (tecido vão ser removidos cirurgicamente por exame). A terapia médica deve ser mantida por um período mínimo de seis meses.
Fonte: spodan.com

Pássaros maravilhosos!





Não ha nada mais bonito do que despertar pela manhã ouvindo o canto dos pássaros!Não o canto dos pássaros engaiolados mas o canto daqueles que estão em alguma arvore do nosso quintal.....
Belas imagens de pássaros para voces!




























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...