Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A Glandula Adanal


Todos os cães e gatos têm dois saquinhos ou duas glândulas sob a pele próximo ao ânus. Eles são redondos aproximadamente do tamanho de uma ervilha em animais de pequeno porte e de uma uva itália nos animais de grande porte. 

Elas liberam um líquido de cor acastanhada muito fétida que é eliminado automaticamente sempre que defecam. Esse material com esse odor fétido tem a função de marcar território e pelo seu cheiro passa uma série de informações aos outros cães.

Por isso eles sempre cheiram a região perinal uns dos outros quando se encontram. Essa glândula assim como outras dispersas pelo corpo dos cães e gatos liberam ferormônios de comunicação.


Em situações normais essas glândulas não são visíveis. Se você consegue identificar ou se o seu animal está muito incomodado, se lambendo ou coçando na região é por que tem algum problema e deve ser avaliado.






Causas da Inflamação da Glândula Adanal:

- Animais de estimação comendo dietas pobres em fibras. Muitas rações hoje em dia para diminuir o volume de fezes tem baixa proporção de fibras na sua composição. Nesses casos as fezes não comprimem as glândulas quando defecam não esvaziando-as.


- Animais com alergias alimentares e prurido na região anal.


- Animais de estimação cujas glândulas são esvaziados com freqüência, mas não completamente.
 

- Animais de estimação que não estão fazendo exercícios suficientes para estimular os movimentos intestinais. 

- Animais desidratados, tais como animais mais velhos ou com doença renal. 




Inflamação e Abcesso:

Nessa situação a região fica avermelhada, dolorida e incomoda muito o animal. Com os dutos inflamados o material não consegue ser eliminado, ficando mais seco e duro. Se essa secreção não é eliminada naturalmente, normalmente vira um abcesso e drena pela pele formando uma ferida com muito sangramento, dor e desconfroto para o animal.


Nesse momento o tratamento deve ser feito com limpeza local, curativos, antibiótico e antiinflamatório. Nao devemos nos esquecer do colar protetor para que não lambam a região.


Se você consegue identificar o problema antes de abcedar (virar ferida) o seu Médico Veterinário pode “apertar” a glândula e fazer a limpeza dela evitando que venha a virar uma ferida e levar a um tratamento mais rápido.


Nos animais com episódios recidivantes de inflamação e/ou abcesso de glândula recomendamos a remoção cirúrgica das glândulas sob anestesia geral inalatória.


Se o seu animal está desconfortável, lambendo muito a região perineal ou arrastando o “bumbum” no chão, procure o seu Médico Veterinário para avaliar a possibilidade de inflamação das glândula adanal.


Fonte: http://lambeijos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...