Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A Origem e Domesticação do Gato


Pesquisadores examinaram o DNA de quase mil gatos selvagens e domésticos de todo o Velho Mundo para determinar que subespécies do gato selvagem, Felis silvestris, deram origem ao gato doméstico. Descobriram que o DNA se concentrou em cinco grupos, baseados na semelhança das sequências. 

Observaram que os gatos selvagens de cada grupo vieram da mesma região do mundo (mapa). No entanto, os gatos domésticos se agruparam apenas com a subespécie F. silvestris lybica, o gato selvagem africano (fotografia). O resultado mostrou que, sem dúvida, todos os gatos domésticos descendem apenas da F. s. lybica (árvore genealógica).



DOMESTICAÇÃO PRECOCE:


Tradicionalmente, os antigos egípcios levaram o crédito por domesticar o gato há aproximadamente 3.600 anos. Entretanto, em 2004, arqueólogos trabalhando na ilha mediterrânea de Chipre descobriram uma cova de 9.500 anos, contendo um humano adulto e um gato. Como os gatos não eram nativos de Chipre, devem ter sido trazidos em barcos, provavelmente da região oriental próxima. A descoberta sugere que as pessoas do Oriente Médio começaram a manter gatos como animais de estimação muito antes dos egípcios. 




[LINHA DO TEMPO] - DE SELVAGENS A DOMÉSTICOS


Pesquisadores, baseados em registros arqueológicos e históricos, acreditam que a transformação do gato selvagem africano em um animal de estimação onipresente transcorreu no decorrer de milhares de anos.

- 10.500 - 9.500 ANOS ATRÁS

 
Restos de um camundongo doméstico preservado entre os depósitos de grãos em Israel; o início da agricultura e dos povoados permanentes cria oportunidades de aproximação entre os gatos e os homens, com o fim de caçar camundongos.

- HÁ 9.500 ANOS


Enterro duplo de um ser humano e de um gato na ilha mediterrânea de Chipre; evidência mais antiga de uma relação especial entre as pessoas e os gatos.

- HÁ 3.700 ANOS 


Estatueta de marfim, esculpida em Israel, sugere que os gatos eram comumente vistos próximo de povoamentos no Crescente Fértil.

HÁ 3.600 ANOS


Artistas pintam gatos domesticados em Tebas, Egito; a evidência mais antiga e óbvia do gato totalmente domesticado.

- HÁ 2.900 ANOS 


 Gatos se tornam “divindades oficiais” do Egito, na forma da deusa Bastet; o enorme número de gatos sacrificados e mumificados na sua cidade sagrada indica que os
egípcios criavam gatos domésticos.

- HÁ 2.300 ANOS


Auge da adoração do gato no Egito; os governantes ptolomaicos mantêm restrições severas para a exportação de gatos.

- HÁ 2.000 ANOS 


 Restos preservados de gato em localidade alemã de Tofting, em Schleswig, e referências crescentes aos felinos na arte e na literatura mostram que os gatos domésticos eram comuns em toda a Europa.

- 1350-1767 


 Tamara Maew (ou os poemas do livro-gato), composto por monges budistas na Tailândia, descreve as raças naturais autóctones como o siamês, que surgiram em grande parte por meio de oscilações genéticas, em contraste com a intervenção humana.

- SÉCULO 19 


A maioria das raças modernas se desenvolveu na Ilhas Britânicas, de acordo com textos do artista inglês de história natural, Harrison Weir.

- 1871 


Exposição de gatos no Crystal Palace, em Londres, é a primeira a incluir raças desenvolvidas pelo homem.

 - 2006 

 Primeiro gato hipoalergênico criado pela Allerca 

Leia mais na Fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/a_longa_e__incompleta__domesticacao_do_gato.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...