Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Timidez em Cães


O excesso de timidez ou o medo podem ser um verdadeiro problema para cão e dono. Muitas vezes o dono tem de adaptar a sua vida aos constrangimentos do cão e há sempre o perigo de o cão reagir agressivamente.
Existem vários factores que podem contribuir para que um cão se torne demasiado tímido ou medroso:


  • genética
  • fraca socialização
  • incentivo inconsciente por parte do dono
  • doença
  • maus tratos

Genética


O comportamento dos cães resulta da combinação entre aquilo que é herdado e aquilo que é aprendido. Os criadores não devem produzir ninhadas de cães e sobretudo cadelas medrosas ou tímidas. Isto porque os traços de personalidade dos progenitores são herdades, em diferentes medidas, pelos cachorros. E também porque o comportamento da mãe é imitados pelos cachorros nos primeiros meses de vida. Logo, as crias de progenitores medrosos ou tímidos têm uma maior probabilidade de herdarem ou imitarem esses traços dos pais.

 

 Fraca socialização


Os primeiros meses de vida do cão são cruciais para que o animal se habitue a conviver com outros cães, pessoas e outros animais. O cão precisa de ter boas experiências nessa altura, já que as más experiências podem marcá-lo para o resto da vida. A gestão entre o isolamento necessário até à imunização total do cachorro e a socialização necessária para que cresça equilibrado pode ser difícil de fazer. Muitos donos são até mal aconselhados por veterinários que recomendam o confinamento em casa do cão até muito tarde. O ideal é apresentar o cão a muitas pessoas e cães devidamente vacinados.

 

Incentivo inconsciente por parte do dono


Os cachorros passam por dois períodos de medo enquanto crescem, embora estes sejam mais acentuados em alguns cães do que noutros. Nestas alturas, os cães tendem a reagir com alguma desconfiança ou mesmo medo perante situações, pessoas e animais estranhos. Ao ver o cão com medo, muitos donos tentam reconfortar o animal, fazendo-lhe festas. Com isto, o dono acaba por recompensar o cão por estar a mostrar medo e o cão começa a mostrar-se cada vez mais receoso não só naquela situação, mas também noutras.

Quando os cães reagem com medo, os donos devem encorajá-los a agir correctamente. Os cães são extremamente moldáveis e enquanto forem novos é possível fazê-los ultrapassar com alguma facilidade os medos injustificados que evidenciam.





Doença


Muitas vezes relacionado com o medo pode estar uma causa física. Um cão com dor pode ter medo que lhe toquem, ou um cão que vê mal, pode ter medo de estar em locais que não conhece. As causas podem ser muitas e só um veterinário pode determinar se o medo que o animal sente está ou não relacionado com algum mal-estar físico.

Maus tratos


Os animais que foram mal tratados não são geralmente animais equilibrados. São por norma animais receosos ou de pessoas, ou de determinados objetos com que eram castigados. As pessoas que acolhem cães que sofreram nas mãos de donos anteriores devem estar conscientes do trabalho de reabilitação que devem realizar com o cão. Com paciência e as recompensas certas é possível transformar cães muito medrosos em animais extrovertidos.


Fonte: arcadenoe.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...