Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cães de Focinho Rosa


A cor do nariz (trufa) dos cachorros é determinado por fatores genéticos. Apesar de ser normalmente preta, a pigmentação do nariz também pode ser rosa, marrom e da cor do cachorro. Então cachorro com nariz rosa é normal? Sim, mas também pode significar algum problema de saúde.

O caso mais comum de cachorros em que o nariz vai perdendo a coloração preta e se tornando rosa é o chamado “snow nose” (nariz de neve) ou “winter nose” (nariz de inverno), é quando o pet troca a coloração do nariz durante o inverno e voltando ao preto durante o verão. Isto é comum em raças como o Labrador Retriever, Golden Retriever, Boiadeiro Bernês e o Husky Siberiano.




 Em diversas raças o cachorro pode apresentar a troca na coloração do nariz de preto para marrom ou rosa durante o envelhecimento. A causa está na enzima Tirosinase, responsável pela produção do pigmento. A enzima também é sensível a temperatura e funciona melhor em temperaturas quentes, o que explica a mudança da cor no inverno.

Problemas físicos do animal também podem causar a perda na coloração do nariz. Às vezes, o nariz fica rosa devido a doença ou trauma, uma vez curado, o nariz volta a ter a cor original. O mesmo acontece se o cachorro machuca o nariz com algum arranhão ou corte.

Alguns cachorros têm alergias à materiais plásticos e a utilização de potes para alimentação e água podem irritar o nariz do seu pet, neste caso, utilize potes de aço inox.



Filhotes


Em muitas raças de cachorros os filhotes apresentam o nariz rosa no nascimento e com o tempo, que pode variar de semanas a meses, se tornam pretos.


Vitiligo


Vitiligo é uma doença no sistema imunológico que podem ser a causa de nariz rosa em cachorros. Porém, cachorros com essa doença normalmente apresentam manchas brancas pelo corpo. Algumas raças têm mais propensão de apresentar Vitiligo: Doberman, Pastor Alemão, Rottweiler e Dachshund. Um veterinário poderá diagnosticar a doença. O Vitiligo canino não é um risco a saúde do animal e há alguns tratamentos para amenizar a descoloração do cachorro.

Proteção


Se você tem um cachorro com nariz rosa, utilize protetor solar de uso veterinário na parte despigmentada do animal. Sem proteção, poderá ocorrer queimaduras e até desenvolver câncer. Há casos em que os donos escolhem tatuar o nariz do cachorro com tinta preta, desta forma o protegem do sol.

Ao identificar alguma mudança na coloração do nariz do seu pet, analise sua condição física, se o cachorro continua se alimentando, brincando e aparentemente saudável, provavelmente não há com o que se preocupar. De qualquer forma, sempre aconselhamos a levar o pet ao veterinário, só ele poderá tirar suas dúvidas e fazer uma melhor analise do animal.


Fonte:http://reidobanhoetosa.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...