Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Cão Samoieda:a simpatia siberiana


História: O Samoieda é uma das raças mais antigas. Nas regiões nórdicas da Sibéria, era conhecido como Bjelkier, que na língua da tribo dos samoiedos, povo que viveu há cerca de 5 mil anos até o início deste século, queria dizer "cão branco que dá cães brancos". Este povo utilizava seus cães para inúmeras funções, como puxar trenós, caçar ursos, lobos e morsas e ainda proteger rebanhos de renas. Os cães participavam ativamente da vida cotidiana dos samoyedos, sendo criados por eles dentro das suas tendas.
O Samoieda, hoje, não é mais um privilégio de países europeus e de temperaturas baixas. Esta raça é um um sucesso de aceitação pelo mundo inteiro, onde numerosos exemplares são encontrados em exposições, feiras e canis idôneos, despertando o interesse e admiração de um público cada vez maior.
Esta admiração que o Samoieda desperta é tanta que ao ser "importado" do gélido clima siberiano veio "invadir" em cheio outros lugares e climas do mundo. O Samoieda chegou ao Brasil oficialmente em 1975, através do Sr. Werner Degenhardt, difusor e introdutor da raça no país.

Características Gerais: O "sorriso Samoieda" denota a habitual simpatia desta raça. Além de companheiro para as crianças, o Samoieda é obediente e fiel ao dono.


Mesmo oriundo de regiões nórdicas, onde o clima é sempre abaixo de zero, o Samoieda soube se adaptar ao clima dos trópicos, o que resulta na troca de pêlo nas mudanças de estação. A raça exige poucos cuidados em relação à sua pelagem (branca e limpa por natureza) e faz sua própria higiene, lambendo-se por inteiro. Mas necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pêlos mortos, principalmente nas épocas de muda, gestação das fêmeas e na permanência de sua cor (branca).
Nos EUA, o Samoieda tem se destacado nos treinamentos para servir de assistente a cegos, surdos, deficientes físicos e doentes neurológicos.

Tamanho: Sua altura varia entre 50 e 60 cm.

Cuidados Veterinários: Os filhotes devem ser vacinados entre 43 e 45 dias, devendo receber 3 doses de vacina Polivalente para proteção das principais viroses. Entre os quatro e os seis meses deve receber uma dose de vacina Anti Rábica e também deve-se fazer a vacinação contra a Giardiase (protozoário intestinal que pode ser transmitido para o homem), além do controle da verminose.
Deve ingerir ração específica para raça de médio porte e de qualidade Super Premium já que esse tipo de ração oferece um melhor equilíbrio entre ácidos graxos como Omega 3 e Omega 6 que favorecem o desenvolvimento de uma pelagem bonita e brilhante. Ração de Filhote até 1 ano e 4 meses, após essa idade pode-se fornecer ração de adulto.
Deve tomar banho a cada 15 dias, recebendo escovação diária no intervalo entre banhos.
Manter constante observação na dentição do animal quanto ao desenvolvimento de cálculos dentários (tártaro).


O Samoieda é uma raça muito resistente, não sendo propensa a nenhuma doença específica. No entanto, pode apresentar o seguinte problema:

Dermatites: A pelagem desta raça possui uma oleosidade impermeabilizante que impede a fixação da sujeira.
Deve-se evitar banhá-lo seguidamente, mesmo com o clima quente, pois o pêlo em constante contato com a água, perde essa oleosidade, ocasionando, fungos e problemas de pele generalizados, podendo vir até a apodrecer sua pelagem.
  Fonte:multiajuda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...