Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Projeto Cão Terapeuta


O Projeto Cão Terapeuta ocupa um espaço muito especial em nossa história. Criado no mesmo ano em que a Cão Cidadão foi fundada, em 1998, com o objetivo de contribuir para a melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais, o Cão Terapeuta já levou alegria a muita gente. Hoje, embora não seja mais a atividade principal da Cão Cidadão, o Projeto realiza visitas esporádicas, quinzenais ou semanais a instituições que cuidam de crianças, adultos e idosos enfermos ou portadores de alguma deficiência física ou mental.
O Cão Terapeuta trabalha com os conceitos da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA), desenvolvida a partir de estudos que mostram que o simples contato com um animal já é suficiente para promover bem-estar. Alguns benefícios da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA) já foram comprovados, como a diminuição da pressão sanguínea e cardíaca, e melhora do sistema imunológico, da capacidade motora e da auto-estima. Também estimula a interação social e tem uma ação calmante e antidepressiva, o que resulta, em alguns casos, na redução da quantidade de medicamentos.

 Para fazer parte do Projeto, o cão deve preencher os seguintes pré-requisitos:
  • Ser dócil e confiante
  • Gostar de receber e dar carinho;
  • Estar vacinado e vermifugado
  • Ter mais de 2 anos de idade
É importante ressaltar que estes são apenas os pré-requisitos. Além disso, para garantir o bem-estar dos visitados e do próprio cão, ele recebe um treinamento especial, realizado pela equipe de profissionais da Cão Cidadão, durante o qual o animal aprende a se comportar de maneira sutil e terna, e a fazer alguns truques para divertir as pessoas que recebem nossa visita.
Neste treinamento também são realizados vários testes de comportamento, que determinarão se o cachorro está apto ou não para ser um Cão Terapeuta.
Se o cão já participa de Projetos de Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA), o caso será avaliado separadamente e ele poderá acompanhar algumas de nossas visitas.
Caso tenha interesse em cadastrar um animal ou uma instituição para participar do projeto, por favor, envie um e-mail para caoterapeuta@caocidadao.com.br.
Para mais informações, por favor entre em contato através do telefone 11 3571.8138 ou pelo e-mail faleconosco@caocidadao.com.br.
Além das visitas, o Projeto Cão Terapeuta também complementa o trabalho de psicólogos que utilizam o conceito e a prática da Atividade e Terapia Assistida por Animais (A/TAA) para auxiliar no tratamento de seus pacientes.
Fonte:caocidadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...