Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gatos Dorminhocos


Dormir 16 horas por dia. Parece exagero? Para os gatos, isso é perfeitamente normal. Animais dorminhocos, os bichanos podem passar até 18 horas do dia “apagados”. A quantidade de tempo que um gato dorme depende do ambiente e das companhias que vivem com ele.
 Gatos que passam boa parte do dia sozinhos tendem a dormir por períodos mais longos, porque têm menos estímulos para se manter acordados. Os que moram em território restrito, como casas ou apartamentos, também tendem a ser mais sossegados.
“Já os gatos de rua, além de terem que caçar para sobreviver, têm um território amplo, sujeito a mudanças que exigem dele uma maior atenção”, explica a veterinária Ana Cristina Feikes D’Andréa, de Jacareí. “Outro ponto importante é a reprodução. Gatos não castrados em épocas de acasalamento costumam ficar mais tempo acordados na tentativa de conseguir acasalar.”
Não há uma explicação definitiva para o porquê de os bichanos dormirem tanto. Algumas teorias apontam para o fato de os gatos descenderem de felinos caçadores, que necessitam poupar energias para o grande gasto de uma caçada.
“Por isso a importância de descansar bastante entre as caçadas, para terem forças para caçar a próxima refeição. Esse comportamento é observado nos gatos domésticos e até nos grandes felinos, como o tigre, o leão, a onça, entre outros”, afirma Ana Cristina.
Fonte:galerapet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...