Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Gatos Obesos



Um gato esterilizado apresenta um risco 3,4 vezes maior de ser obeso que um gato nãoesterilizado,
como indica um estudo epidemiológico feito nos Estados Unidos com mais de 2000 gatos que vão a consultórios veterinários.
A obesidade em gatos não deixa de ser perigosa. Um estudo com mais de 1400 gatos mostrou que os gatos obesos teriam um risco 3,8 vezes maior de desenvolver diabetes mellitus, 2,7 vezes maior de sofrer de osseos e 1,4 vezes maior de serem acometidos por dermatoses nãoalérgicas, em comparação aos gatos em peso ótimo.
O ganho de peso após a esterilização se explica por uma diminuição da necessidade energética de manutenção de 24 a 30 %  e um aumento da quantidade de alimento ingerido de 18 a 26 % .
Se oferecermos aos gatos uma alimentação bastante palatável, rica em gorduras ( 20%) e à vontade, eles irão comer muito, ainda mais se forem castrados. Isto foi ilustrado pela evolução ponderal de 6 gatos esterilizados, os quais fizemos passar de um alimento de manutenção (ou seja, destinado a manter o peso corporal) para outro rico em gorduras, oferecido à vontade (21 % 3 de gorduras). Pode-se notar que o ganho de peso se produz rapidamente.




Os gatos aos quais foi dada uma alimentação contendo cerca de 10% de gorduras têm 50 % menos risco de serem obesos.

Como a prevenção é o melhor tratamento para a obesidade, os veterinários deveriam advertir sistematicamente os proprietários da necessidade de alimentar corretamente seus animais imediatamente após a esterilização, ou seja, aconselhar um alimento com baixo teor em gorduras (10 % de gorduras) e não alimentar o animal à vontade. No início, o peso corporal de gatos esterilizados deve ser controlado semanalmente, depois mensalmente.
Fonte:royalcanin.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...