Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Os Cães e as Plantas


A gente pode não querer acreditar, mas a grande maioria dos problemas cotidianos de nossos cães são fruto do pouco estímulo e da falta de exercícios que vivem, dia após dia. Nossa vida pessoal é muito agitada. Não temos tempo, não temos vontade, não temos prioridade para dar aos nossos peludos o tanto de movimento, atenção, e trabalho para o qual eles foram criados em primeiro lugar.
Lembrem-se, Beagles foram feitos para perseguir um animal por horas seguidas. Labradores foram criados para caçar patos e outros animais aquáticos, os Terriers foram feitos para exterminar todo tipo de roedores que surgissem perto da casa, Huskies foram feitos para puxar trenós, e por aí vai. 
 Nenhum cachorro foi criado pensando nas horas que ele teria que passar sozinho, todos os dias. Nada para fazer? Que tal procurar uma minhoca que está cheirando debaixo da terra? Que tal mexer naquele canteiro que está com cheiro de terra novinha e cheia de fertilizante? Melhor! Vamos correr atrás de pequenos insetos e lagartos, passando por cima das petúnias, dos antúrios, dos brotinhos.... ahhhhhhhhh que delicia!
E não é só cachorro grande que gosta de procurar confusão no jardim da casa. Teoricamente todos os cães, de todas as raças, gostam de cavoucar. O que a gente observa é que as raças originalmente desenvolvidas para um trabalho específico e que demanda muita energia, tende a cavoucar muito mais do que as outras raças. Alguns exemplos são: Pastores Alemães, Rottweilers, Huskies Siberianos, Beagles, Cockers Spaniels, Dachshunds, Labradores, Goldens Retrievers, e é claro, os especialistas na arte de desencavar até o esgoto, todos os Terriers.
Para solucionar o problema dos nossos obreiros de metrô, é preciso primeiro entender PORQUE OS CACHORROS CAVAM:

- Eles cavam para fazer suas "camas".
 
Repelente Canino para Jardim

Cães que ficam o tempo todo no jardim costumam escolher um local "predileto" para deitar e, ao mesmo tempo, tomar conta da casa toda. Nada melhor do que fazer uma "caminha" neste lugar. Puxa daqui, tira matinho dali, remove umas pedrinhas de lá, quem foi o louco que colocou esta bromélia bem no meio do meu quarto?, e pronto, temos um adorável local de repouso, com vista pro mar e totalmente decorado.

- Eles cavam porque estão entediados.

Repelente Canino para Jardim

Não tem ninguém com quem brincar. Provavelmente a coisa começa com aquela plantinha sem-vergonha, que balança prá lá e prá cá, convidando pra brincar. Primeiro a gente destrói a plantinha, puxando cada folhinha com a delicadeza de um hipopótamo. Depois, quando já não tem nem um cabinho pra contar a história, a gente começa a cavar para ver da onde ela (a plantinha) veio e se tem outra escondida lá dentro. Aí a gente ouve uma voz, bem baixinho, estranha, mas com certeza chamando pra brincar num lugar novinho em folha. É o tal do gnomo. Cavando, cavando, cavando, um dia a gente chega lá. E por falar nisso, quantas coisas a gente acha no caminho, não é mesmo?

- Eles cavam para se exercitar

Repelente Canino para Jardim

É justamente por isso que as raças de trabalho tendem a cavoucar mais. A maioria dos donos não exercita o seu cachorro de forma constante e suficiente. O que fazer com toda esta energia? Bem, depois de puxar todas as roupas do varal, roer o para-choques do carro, perturbar a vida do gato, pular que nem um desvairado em cima das pessoas, só resta cavar o jardim atrás de um tesouro do pirata.

- Eles cavam para ficar fresquinho.

Repelente Canino para Jardim

Especialmente as raças calorentas. Cavando eles conseguem achar uma terra mais fresquinha e úmida, melhor só na praia. Se estiver muito frio eles também podem cavar para ficar mais quentinhos, já que enroladinhos num buraquinho é mais fácil de controlar a temperatura. Exatamente como os Huskies Siberianos, Samoiedas e Malamutes do Alaska fazem na neve.

- Eles cavam para esconder a comida rara de aparecer.

Repelente Canino para Jardim

Aquele Osso mensal, talvez, ou quando tem muita "gente" para disputar um petisco especial e a barriga ainda está cheia. Nem todos os cachorros enterram seus pertences preciosos, embora este ritual faça parte dos instintos ancestrais. Cachorros que gostam de enterrar coisas, enterram biscoitos, brinquedos, sapatos, carteiras, celulares, ou quase tudo que eles puderem ter acesso. É lindo quando eles são pequenininhos, mas um desespero quando eles ficam grandinhos.

- Eles cavam pra trabalhar

Repelente Canino para Jardim

A teoria de todo Terrier é: se não posso ser desentocador de raposas, vou ser arqueólogo e achar um dinossauro ENORRRRRRRRRRRRME, só para mim. É que nem ser aviador: tá no sangue e não há nada que vá fazê-los mudar de idéia.


- Eles cavam para escapar

Claro, um dia você leva o seu peludão para passear no "Baixo Totó". Deixa ele tomar umas biritas, mexer com umas cadelinhas, surfar nas ondas, e depois nunca mais. O cão pede a chave do carro emprestada, e você nada! Pede pra sair com uns amigos sábado à noite, e você manda ele voltar antes das 10 da noite. Ele pede pra dormir na casa da namorada, e você diz que não porque ela não é de boa família. Até eu fugia! Falando sério, machos tendem a cavar perto das cercas para fugir, mais do que as fêmeas. Provavelmente tudo começa com um espírito mais independente, e um cheirinho de cadela no cio também não ajuda nada.

- Eles cavam porque tem um bichinho no jardim


 Em alguns casos o seu jardim tem camundongos (só não vou dizer rato que é pra não assustar os mais sensíveis). Você ainda não sabe, mas o seu cachorro já sentiu o cheirinho deles. Às vezes o ratinho ainda está no terreno baldio do lado, mas o peludão quer acabar com este intruso o mais rápido possível.
Fonte:bitcao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...