Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Os Gatos e a Toxoplasmose



A Toxoplasmose é uma doença infecciosa provocada pelo protozoário Toxoplasma gondi, este infecta, principalmente células musculares e nervosas de animais endodérmicos como por exemplo cabras, bois, suínos, cães, gatos, ratos e aves.
O papel do gato na doença, é que ele é o hospedeiro definitivo da doença, mesmo não apresentando sinais. Somente eles podem liberar oocistos na fezes, estes oocistos para se tornar contaminantes precisam esporular no ambiente, isso ocorre entre 1 a 5 dias, dependendo da umidade e temperatura do ambiente. Vale lembrar que essa liberação de oocistos ocorre durante 15 dias e apenas uma vez na vida do animal, isso porque após serem infectados pela primeira vez, os gatos desenvolvem imunidade, e numa nova contaminação não vão eliminar mais oocistos.

E como o homem pode ser infectado?

Esta pode ocorrer através da ingestão de carne crua e mal passada, pois na musculatura dos animais, que são os hospedeiros intermediários, encontramos os cistos infectantes, assim como no leite in natura, aquele que não é pausterizado.
A outra forma é pela ingestão de vegetais, legumes e frutas contaminadas pelos oocistos liberados nas fezes dos gatos ou água em locais sem saneamento básico.
E por último a contaminação transplacentária, onde a mãe transmite pela placenta a toxoplasmose, podendo ocorrer aborto ou má formação fetal.

E como podemos evitar a contaminação? Existe prevenção?

Sim, existe. A melhor prevenção é evitar a ingestão de alimentos crus ou mal passados.
Sempre antes de ingerir, frutas, legumes e vegetais, fazer a higinene dos alimentos.
Para jardinagem ou para limpeza da caixa de areia dos gatos, usar luvas, pás e sempre lavar muito bem a mão após a manipulação.


Para concluir, percebemos que a possibilidade de transmissão de toxoplasmose do gato pro homem através de caricias, mordeduras ou arranhões é nula. E não há necessidade de se desfazer do seu animal no caso de gravidez, pois simples hábitos de higiene são suficientes para prevenir a infecção.
Fonte:dicasveterinarias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...