Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

domingo, 17 de abril de 2011

Ração ou Comida Caseira?



Qual a diferença entre a alimentação caseira e ração?
As rações industrializadas possuem um balanceamento adequado às necessidades dos cães que são bastante diferentes das nossas (espécie humana).
Em sua composição estão incluídos todos os elementos necessários ao melhor funcionamento metabólico do organismo, como vitaminas, sais minerais, proteínas de origem animal, que são de grande importância no processo de digestão, uma vez que os canídeos por sua natureza não possuem enzimas específicas para a digestão de fibras vegetais; ainda fazem parte do balanceamento as gorduras, os carboidratos entre outros.
Além da praticidade desse tipo de alimento, devemos levar em consideração os custos, uma vez que se formos promover um balanceamento “caseiro”, incluindo todos os elementos necessários a uma adequada formulação, com carnes, legumes e vegetais, ovos, complexos vitamínicos e minerais de boa qualidade e na medida certa para um bom equilíbrio nutricional, veremos que os custos serão bem maiores e o custo benefício não compensará.


 Existem no mercado rações com níveis nutricionais bastante diferentes, o que vem a justificar as diferenças de custos. O que vai variar são os ingredientes utilizados nas formulações. As rações “populares” ou de “combate” são formuladas com subprodutos de baixo valor nutricional, que não são bem aproveitados no processo de digestão e não irão agregar grandes valores à nutrição do organismo animal, deixando a desejar o que se pretende para uma boa saúde, podendo predispor a doenças carenciais, como hipovitaminoses, hipoproteinemias, anemias, descalcificações entre outras. Já as rações consideradas “premium” e “super premium” possuem em suas composições produtos de qualidade superior, daí serem de custo mais elevado. 


 As proteínas utilizadas são altamente digestíveis (ex. carne de carneiro, peru, frango) o que é bem diferente de outros subprodutos utilizados em rações mais baratas, como a farinha de carne, farinha de ossos, farelo de milho, de soja ou algodão, que são bem mais fracos e de pouco valor nutricional. Além das proteínas de altamente digestíveis, as rações “superiores” também utilizam como fontes de gordura, óleos vegetais nobres como óleo de linhaça, óleo de peixe (que são ricos em ômegas 3 e 6), muito importantes para a proteção da pele e pelagem. Outros elementos que podem fazer parte da composição dessas rações para ajudarem a aumentar a capacidade de digestão são as fibras de baixa fermentação, como a polpa de beterraba branca, que em muito irão auxiliar na absorção dos nutrientes, auxiliando a flora bacteriana intestinal (bactérias benéficas ao processo digestivo) e favorecendo uma melhor fermentação do bolo alimentar.

Royal Canin ,uma das linhas mais completas!

 Ao comprar uma ração deve-se levar em consideração primeiramente a idade do animal, se é jovem (até 12 a 15 meses de idade) a ração indicada será para a fase de crescimento; se é adulto ou se é senil o balanceamento deverá ser de acordo com a idade e porte; para as raças de pequeno porte será considerado senil a partir de 9 a 10 anos (ex. maltês, yorkshire terrier, shih tsu, poodle toy ou miniatura, lhasa apso, etc.) e para as de grande porte a partir de 7 anos (ex. pastor alemão, labrador, boxer, fila brasileiro, mastim napolitano, etc.), uma vez que as raças de porte grande têm uma longevidade menor via de regra.
Já existem no mercado rações consideradas “terapêuticas”, que têm o balanceamento apropriado para auxiliar o tratamento de diversas enfermidades, como obesidade, insuficiências urinárias e renais, insuficiência hepática, cardiopatias, doenças intestinais, convalescenças entre outras, tanto na forma seca quanto úmida, na forma de patês.

Linha Tutano,muito boa,minhas labradoras consomem

A ocorrência de doenças em animais alimentados com produtos de boa qualidade é muito menor.
A oferta de petiscos diversos é bastante prejudicial à saúde dos animais, podendo levar a intoxicações alimentares e distúrbios digestivos causando enterites, fermentações, diarréias, vômitos, sobrecargas hepáticas, além de alergias que desencadearão lesões em pele de graus variados.
É de vital importância a escolha alimentar do seu animal; procure a orientação profissional do médico veterinário de sua confiança; os preços são variáveis porque a qualidade dos produtos também é variável. Procure não se apegar apenas ao preço mais baixo e sim ao melhor custo benefício.
Escrito por Dr. Mussi A. de Lacerda/ Médico Veterinário - CRMVSP 3065
Arca de Noé Centro Médico Veterinário
www.arcadenoehv.com.br

Linha Whiskas,um das mais completas para gatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...