Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cães e Gatos:as doenças no Verão



O verão ainda está por vir, mas as altas temperaturas já são marcadas nos termômetros e os donos devem ficar atentos a saúde da pele dos animais de estimação. É que esta é a época em que pulgas, carrapatos, moscas e mosquitos se proliferam em maior número, causando alergias e transmitindo doenças a cães e gatos. Além disso, a procura por serviços de banho e tosa também aumenta e, quando o local e os instrumentos utilizados não são bem higienizados, o que era um benefício pode fazer mal aos peludos.
A alergia aos ectoparasitas (pulgas, carrapatos, moscas e mosquitos) é a doença de pele mais comum neste período do ano, junto com a escabiose (sarna) em cães e a dermatofitose (micose) em gatos. Mas as c não são exclusividade do verão. Segundo a veterinária com especialidade em dermatologia, Rosana Portugal, elas ocorrem em qualquer estação e são bastante comuns. Ela afirma que 35 a 40% dos atendimentos feitos nos consultórios veterinários correspondem a problemas de pele. “Isso significa que a cada 10 clientes, 4 procuram tratamento dermatológico”, destaca.
A especialista lembra que as lesões são sempre muito parecidas, por isso é essencial a avaliação do profissional que irá recomendar a terapia correta. “Uma doença endócrina, por exemplo, tem como um dos sintomas lesões simétricas na região dorsal próxima a cauda. Mas este tipo de lesão também pode sugerir uma alergia a picada de pulgas. Daí a importância do dermatologista fazer o diagnóstico”, conclui.
Os animais de pelos longos são os que mais sofrem não só com o calor, mas também com as doenças de pele. A umidade é um dos fatores que facilitam a ação de bactérias e fungos, portanto, o banho merece cuidado redobrado. Infecções de ouvido geralmente são provocadas pela entrada de água no conduto auditivo, portanto, este deve ser bem protegido e seco após o banho. Ainda que o calor esteja forte, a temperatura inicial da água deve ser morna e não gelada, por conta do risco de choque térmico.
A dermatologista veterinária orienta os donos a jamais utilizar sabão de côco ou detergente para fazer a higiene do animal e indica enxaguar bem para retirar totalmente o xampu ou o sabonete, que deve ser preferencialmente neutro. Outra dica é dar o último enxague com a água um pouco mais fria, o que ajuda a fechar os poros e proteger a epiderme. No máximo um banho por semana ou de quinze em quinze dias é suficiente para os cães. Nos gatos de pelagem longa é indicado o banho mensal, já os de pelo curto geralmente conseguem se higienizar sozinhos.






A tosa é a melhor opção para minimizar o calor nos cães muito peludos, mas o procedimento deve ser feito por profissionais qualificados e o dono deve ter sempre uma roupinha à mão, já que, como lembra Rosana, o clima de Petrópolis é imprevisível. Ela recomenda os tecidos de algodão e não os de lã ou soft, que podem causar alergia. Quem utiliza serviços de banho e tosa deve ficar atento, pois a falta higiene do local e dos instrumentos utilizados pode transmitir doenças como a escabiose e a dermatofitose. Elas são causadas por parasitas e estes são transmissores diretos ou indiretos de doenças graves, inclusive zoonoses (doenças que passam para os seres humanos).
Dentre os principais sintomas de dermatopatias estão a queda e as falhas de pelagem, e a coceira. Estas alterações são o que levam os proprietários a consultar o especialista. “As pessoas se queixam de bolinhas que coçam, perebas, peladeira, lepra e vários outros cognomes”, diz Rosana. Porém, além do sofrimento físico e do desconforto causado pela coceira, que leva os cães até mesmo a se ferirem e se mutilarem, alguns animais ainda sofrem com a rejeição dos donos. Não raro as pessoas deixam a situação se agravar e ao invés de cuidar, abandonam ou querem, de alguma forma, se desfazer do bicho.





 


Os problemas dermatológicos têm tratamento e este normalmente é fácil e rápido, com exceção das atopias (distúrbio orgânico de hipersensibilidade), distúrbios hormonais e comportamentais. As causas das doenças de pele são bastante variadas e precisam ser investigadas para que seja adotada a terapia adequada. Alergias, doenças bacterianas, fúngicas, hipersensibilidade alimentar, doenças endócrinas como diabetes, obesidade, hipotireoidismo, doenças auto-imunes, distúrbios psicogênicos, atopias, uso indevido de medicamentos por conta própria (corticóides, anticoncepcionais) e neoplasias são algumas delas.
Fonte:meionews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...