Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dicas para os gatos no Verão



É fácil supor que o seu gato tem uma vida fantástica no Verão. Afinal, é uma altura em que ele se pode esticar na relva e estender-se ao sol. No entanto, existem razões pelas quais o Verão pode não ser assim tão bom para ele.
Você acorda de manhã e vê o sol raiar por entre as cortinas. O seu gato já está provavelmente, lá fora, acomodando-se numa posição confortável para se pôr ao sol. Você pode pensar que ele permanecerá feliz assim até ao final do dia mas engana-se redondamente! Ele pode parecer bem mas estes animais não são muito sensatos no que respeita ao calor. A verdade, é que ele ficará certamente, ao sol por muito mais tempo do que é seguro, podendo ser-lhe prejudicial à saúde. Os pátios, por exemplo, podem aquecer demasiado e o calor pode fazer com que uma barriga de pelo denso queime.
As estufas podem também ser um perigo para o seu gato no Verão. No caso de ficar preso numa estufa, corre o risco de sofrer de exaustão de calor ou pior. Pode igualmente, decidir que apanhar sol no topo de uma armação de vidro é uma boa ideia. Não é, vai meter-se em sarilhos se o peso adicional e o aquecimento fizerem com que o vidro estilhace.
Se o gato tiver uma cor clara, especialmente se for branco com o nariz ou a pele cor-de-rosa, terá que ter cuidados redobrados. Os veterinários assistem regularmente a gatos brancos que sofrem de queimaduras solares. 



O que podemos então fazer para evitar que os nossos gatos sejam arrasados pelo sol? Primeiro, dê uma vista de olhos ao seu jardim e tome nota dos pontos preferidos do seu gato para apanhar sol. Posto isto, pode tentar proporcionar mais sombra nestes locais. Os gatos adoram caixas de cartão e ficarão muito felizes por dormir numa. Uma caixa de cartão virada de lado transforma-se num abrigo barato que proporcionará um local quente para dormir, bem como uma protecção à luz directa do sol. Se o seu gato adora estar no cantinho mais quente do jardim, então deverá mantê-lo no interior durante as horas em que o sol está mais forte, normalmente entre as 11 da manhã e as 2 da tarde.
Se tiver uma estufa no jardim, assegure-se de que o gato não está lá dentro e de que as portas estão fechadas de modo a evitar que fique trancado.
Da mesma forma que usa protector solar para se proteger dos raios prejudiciais, pode usar um protector solar nas partes do corpo do seu gato mais propensas a queimaduras. Certifique-se de que usa um creme não tóxico visto que o gato poderá lambê-lo. Inicialmente, é provável que não fique muito feliz e poderá ter de aplicar o creme várias vezes ao longo do dia, mas esta opção é preferível a ficar com cancro na pele.
O Verão pode ser divertido para o seu gato. Apenas tem de se certificar de que ele está tão bem protegido contra o sol como você.
Fonte:wiskhas.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...