Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Importancia da Vitamina C para Cães



Deficiências de vitamina C, também denominada ácido ascórbico, podem provocar transtornos orgânicos em seres humanos, e também em animais de estimação, inclusive nos cães. Em humanos, sua deficiência foi observada em 1759 quando um médico inglês indicou a ingestão da lima, fruta cítrica rica em vitamina C, a um grupo de marinheiros que sairia de viagem, enquanto outro grupo não faria consumo da mesma. Ao retornarem, observou-se que o grupo de marinheiros que tinha consumido a lima estava totalmente saudável enquanto o outro grupo apresentava sintomas de Escorbuto, ou seja, doença caracterizada por baixo desenvolvimento muscular, sangramentos nas gengivas, dores nas articulações, dificuldade de cicatrização de feridas e outros.
Anos mais tarde descobriram que a vitamina C também tem alto potencial antioxidante sendo capaz de conservar alimentos. Para os seres humanos, sabe-se, atualmente, que  pode melhorar o sistema imunológico e a cicatrização de feridas, prevenir anemias por deficiência de ferro e muitas outras funções benéficas.



No caso dos cães, esta espécie produz vitamina C no fígado a partir da glicose que é o açúcar fornecido através da alimentação, fato este que muitos profissionais questionam a necessidade ou não de suplementação com a mesma. Porém, em situações de altos desafios (animais estressados, desnutridos, em fase de recuperação de cirurgias, atletas, etc.), o nível de glicose no organismo diminui consideravelmente, causando também uma diminuição do aporte de vitamina C, tornando importante a sua suplementação.
Atualmente, suplementos com vitamina C (Energy Pet Ouro Fino) têm sido indicados para casos de animais em recuperação e/ou que não estão se alimentando adequadamente. Importante lembrar que se deve consultar um médico veterinário em toda e qualquer alteração observada em seu cão, inclusive para o fornecimento de um suplemento na falta de apetite, Assim, você não corre riscos de fazer uma suplementação desnecessária ou deficiente podendo prejudicar a saúde de seu fiel amigo.
Por Juliana Trigo, Médica Veterinária, Supervisora Técnica Pet Ouro Fino Saúde Animal.
Bibliografia
Borges F. M. O., Salgarello R.M.,Gurian T.M., Recentes Avanços na Nutrição de Cães e Gatos. Site : www.mastiffingles.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...