Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Gato Norwegian Forest


Nativo do norte da Europa, o norwegian forest (ou norueguês da floresta) é um dos maiores gatos do planeta. Embora ainda sejam encontrados exemplares selvagens nas matas da Noruega, Suécia e Dinamarca, a raça se adaptou facilmente à vida doméstica, apreciando muito a companhia do dono. Começou seu convívio com a raça humana com os vikings, antigos guerreiros nórdicos, e revelou-se um bom gato de trabalho, vigiando os depósitos de alimentos de casas e barcos contra roedores e outras pragas.



Por ser proveniente de regiões muito frias, seus pelos semilongos e fartos são uma proteção térmica natural eficiente, e repelem a água, mantendo-o aquecido e seco, protegido da chuva e do vento. Recomenda-se escovação no mínimo 3 vezes por semana e cuidados como vacinação e vermifugação, além de controle de ectoparasitas (pulgas) de acordo com a orientação de seu veterinário de confiança, bem como fornecer ração do tipo super premium.
É um gato grande. Um exemplar adulto pode pesar de 6 a 10 quilos. Entretanto, não chama atenção somente pelo porte, mas também pela beleza. Em contraste com seu tamanho, o norwegian tem um miado suave. Geralmente é discreto nesse quesito, mas as fêmeas, quando no cio, esquecem completamente a discrição.





Curioso


É muito divertido. Brinca muito com brinquedos próprios para gatos e outros pequenos objetos, além de outros felinos domésticos e com os donos. Curioso como só, faz questão de “inspecionar” visitas e novos objetos que entram em casa, como bolsas, caixas e sacolas. É um grande escalador, o que faz com que suba nos móveis e eletrodomésticos mais altos. Aquela velha imagem do gatinho que sobe numa árvore e não consegue descer não se aplica a um norwegian. Ele não só as escala com facilidade, como desce com muita desenvoltura e de modo incomum: de cabeça para baixo, em caminho espiral.
Para quem quer ter mais de um norwegian, é recomendável reunir apenas machos castrados, ou somente fêmeas. Essas, de tão carinhosas, amamentam até filhotes de outras gatas, mesmo de outras raças.
Caçador por natureza, não perde a chance de pegar pequenos animais, como passarinhos e insetos. Mas, se acostumado desde filhote com a presença deles, não causará problemas com os outros bichinhos.
No Brasil há poucos exemplares, se comparado a outras raças. Os poucos gatis que comercializam o norwegian forest costumam ter longas listas de espera, algumas com mais de 40 interessados em possuir um animal incomum, independente, resistente e carinhoso.

Com a colaboração do médico veterinário  Mário Arico Jr., da Pet Shop Cândido-Motense (Osasco - SP)
Fonte:arcauniversal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...