Seja Bem Vindo!

welcomes

Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2011

Os Perigos Domésticos



Acidentes acontecem!  Isto é um fato! Cães adultos e filhotes estão sujeitos a acidentes, principalmente dentro de casa, e sem ninguém por perto. É claro que quando falamos em filhotes o perigo dobra, pois a ingenuidade de muitos deles, assim como sua curiosidade, pode expô-los a vários acidentes e situações desagradáveis, inclusive que podem levá-los à morte.
Por isso sempre temos que tomar o máximo de cuidado e jamais contar que o cão perceba o tamanho do perigo que ele corre.  Mesmo quando este filhote está com um cão mais velho e experiente, nem sempre este cão adulto percebe o perigo, e na maioria das vezes ele não sabe o que fazer.  Portanto todo o cuidado é pouco.


Piscinas

Apesar dos cães saberem nadar, o problema ocorre porque os cães não conseguem sair da piscina.  A piscina pode até ter degraus que possibilitem que o cão saia sem problemas, mas o cão cai na piscina ele se assusta, fica nervoso e não consegue ver tais degraus.  Então ele tenta desesperadamente subir na borda da piscina e, não conseguindo, nada sem parar por horas, até que fica exausto e acaba se afogando.
Aqui podem ser tomadas algumas atitudes práticas:
  • Cubra a piscina com uma rede, ou lona, ou cerque-a com uma cerca de altura considerável, para que o cão não tenha acesso à piscina em momentos em que não houver ninguém por perto para olhá-lo;
  • Na impossibilidade de se cercar ou cobrir a piscina, coloque o cão num canil, ou outra área limitada em que esteja seguro;
  • Se a piscina tiver degraus que possibilitem que o cão saia sozinho, você deve treiná-lo a sair pelo degrau. Porém, não se esqueça de que se ele prender a entrar e sair, você o verá na piscina constantemente, ainda mais se seu cão for um labrador, ou um golden retriever. Isto fará muito bem a ele, pois terá distração e atividade física constantemente. Porém estes cães costumam perder muito pelo, e isso pode acarretar em problemas no filtro da piscina;
  • Normalmente quando um filhote que cai numa piscina sem degrau, ele costuma ficar traumatizado com a queda.  Isso acontece porque raramente a queda é intencional, além disso, o cão não espera que a água esteja fria.  Então ele sai da água assustado, e passa a andar mais longe da borda.  Por conta disso, pode ser uma boa idéia que você deixe que ele caia na piscina, com você por perto para acudi-lo, para que ele aprenda os perigos dela.  Logicamente isto só deve ser feito depois que ele estiver devidamente imunizado, pois a água fria pode lhe causar gripe, anulando o efeito das vacinas.

Ingestão de produtos tóxicos

Produtos de limpeza:
 

Aqui vale para cães adultos e filhotes.  Não é incomum que os cães peguem os frascos de produtos de limpeza para morder, e acabam ingerindo o produto.  Neste caso, procure o veterinário de sua confiança imediatamente para saber se o produto ingerido é perigoso, e o que fazer.  Isso não quer dizer que você não poderá mais usar produtos de limpeza na sua casa!  Só significa que você deverá guardá-los em locais inacessíveis ao seu cão;

Dedetizações:

Perigo absoluto!!!  Muitas empresas dizem que o veneno que será aplicado na sua casa é inofensivo aos cães, já que são feitos para trair ratos, ou baratas, e não cães.  NUNCA ACREDITE NISSO!!!! Cães são curiosos, e não têm capacidade de perceber quando um alimento é nocivo a ele. Se você for fazer algum tipo de dedetização em casa certifique-se de que seu cão não estará por perto na hora da aplicação o veneno, e que o veneno esteja em locais inacessíveis ao cão;


Repelentes para cães

SE você quer evitar que seu cão roa, ou coma algum objeto seu use repelentes para cães próprios para este fim, ou pincele própolis.  Jamais use repelentes para insetos, ou qualquer outro produto de limpeza.  Isto pode envenená-lo lentamente, e os sintomas podem demorar muito a aparecer. E então já pode ser tarde para tomar qualquer atitude.





Fios Elétricos Mordidos

É quase irresistível!  Poucos são os filhotes que resistem a mordê-los, principalmente na época de troca dos dentes, em que sua gengiva coça muito, e eles precisam roer tudo o que vêem pela frente.  O problema é que quando falamos de fios elétricos, falamos também em choques elétricos.  Portanto, para evitar problemas pincele os fios com própolis puro, pois assim que o cão encostar a língua ele sentirá uma enorme queimação na língua, e os fios deixarão de serem atrativos.
Objetos engolidos

Este é um ponto que merece bastante atenção!  Muitos cães engolem objetos esquisitos.  A lista é longa e bem variada: brinquedos de crianças, celulares, meias, fio dental, objetos plásticos em geral, e até preservativos!   Os efeitos desta brincadeira podem ser simples, e que a própria natureza resolve, ou bastante graves. Se você tem um cão que costuma ingerir objetos, precisa estar bastante atento para saber que atitude tomar.
A primeira dica aqui não poderia ser outra: na menor dúvida contate o veterinário de sua confiança, ou procure alguma clínica 24 horas.
Algumas vezes o cão ingere o objeto e este acaba saindo em suas fezes.  Aqui é muito comum que você só se dê conta do que aconteceu quando vê o objeto no cocô.  Muitas vezes também você pode se deparar com um cocô envolto numa meia.  Isto pode acontecer quando o cão come um pé de meia aberto.



Existem duas situações nas quais você deve tomar atitudes rapidamente:

  • O objeto fica preso no meio da garganta, e o cão nem consegue engoli-lo, nem expeli-lo.  Nestes casos normalmente você verá seu cão com ânsia de vômito, ou mesmo tossindo, ou arranhando a garganta.  Ele faz isso para tentar expulsar o objeto.  Aqui a primeira atitude é dar pão para o cão, pois o pão vai empurrar o objeto para o estômago dele.  Então contate o veterinário, ou leve-o a um pronto-socorro veterinário, pois é provável que seu cão precise passar por um exame de ultra-som para avaliar que tipo de objeto ele engoliu, e se será necessário algum procedimento cirúrgico para remover o objeto de dentro dele.
  • Outra situação muito perigosa é quando o objeto obstrui o estômago, ou o intestino do cão.  Neste caso é comum que o cão recuse comida e até mesmo água, ou ainda ele pode comer e vomitar em seguida.  Neste caso você deve levar seu cão ao pronto-socorro veterinário imediatamente, pois a possibilidade dele precisar de uma cirurgia é enorme.




Outras Dicas:

  • Siga a orientação de um único veterinário, de preferência o que atendeu o cão na emergência. Evite consultar muitos profissionais, pois isto só te deixará mais confuso, e sem saber em quem confiar.  Se você costuma levar o seu cão a um veterinário no qual você confia muito, mas que não pôde ser contatado na hora da emergência, ligue para ele assim que possível, e conte para ele qual foi a indicação de o tratamento que o plantonista indicou.  SE o plantonista indicar a necessidade do cão passar por uma cirurgia, não perca tempo, e aceite a sugestão dele! Esperar muitas horas para conversar com o veterinário de confiança pode ser fatal para seu cão.
  • Evite consultar pessoas que não são da área, pois por mais bem intencionadas que elas sejam, elas não têm conhecimento clínico para dar palpites a este respeito.
  • Fonte:dogtimes.com.br
 Maíce Costa Carvalho, adestradora
maice@dogtimes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...